Dois ciclistas de Tatuí­ despontam em competição amadora de MTB





Emerson Gomes e Daniel Rezende despontaram entre mais de 90 atletas da região em janeiro. No penúltimo domingo do mês passado, dia 22, os atletas representaram o município na 2ª Etapa Copa Cidade de Mountain Bike Amador, realizado pela Bike Aventura. A disputa aconteceu em Piedade, tendo percurso de 31 quilômetros em meio à mata, estrada de chão batido e trilhas.

Os competidores estiveram divididos em 16 categorias, com provas em: dupla masculina; dupla mista; feminina sub-25, sub-30 e sub-40; iniciante; junior; juvenil; over 100; over 50; sub-23; sub-30; sub-35; sub-40; sub-45; e sub-50.

Em nota, os ciclistas classificaram a disputa como “muito dura, devido à alta elevação do terreno e por conta do barro”. Os atletas pedalaram o trecho de mata fechada com 1.012 metros de elevação. Gomes representou a equipe Ciclismo Itatinga, Vital Farma, Chaveiro Santa Cruz, Ortobom Colchões Tatuí, Makyninha Garage Bike. Já Rezende a equipe Biketoor Boituva.

Gomes terminou a disputa em 2o lugar na categoria sub-35 e na 13a posição na geral. O ciclista registrou problemas mecânicos durante a corrida, no câmbio traseiro que o impediu de reduzir as marchas. Ainda assim, ele coupa a liderança da categoria na competição que tem novas etapas agendadas.

Rezende concluiu a prova da categoria júnior em 3º lugar, finalizando participação em 12º na geral. Ele completou o percurso no tempo de 1h36min46s. O 1º lugar ficou com Felipe Augusto de Paula Bueno, da equipe Videiras, e a 2ª colocação foi ocupada pelo ciclista Gabriel Maciel Neto, da Super Bikes.

A organização forneceu água gelada para os competidores, em pontos e apoio por meio de carros. Os ciclistas tiveram como ponto de concentração o início do asfalto da SP-79. De lá, os atletas pedalaram por 450 metros até a entrada do percurso de estrada de terra que marcou o início das provas da competição. Um “batedor” (motociclista) guiou todos os atletas até o início do trecho.

Na chegada, a organização optou por um “single track”, no acostamento, na contramão da rodovia para que não houvesse necessidade de cruzá-la. Para isso, fechou o local com estacas e fitas demarcando o trajeto pelo qual os ciclistas passaram. Depois de passar pelo trecho, eles seguiram por uma estrada de terra.

O percurso é considerado “difícil” mesmo em condições normais, devido às subidas. Conforme a organização, há poucos trechos de retas, o que exige mais dos atletas. Os cinco primeiros colocados de cada categoria receberam troféus.