Divulgados espetáculos selecionados ao 26º Festival Estudantil de Teatro

332





Divulgação

‘Descobreu’ é uma das concorrentes selecionadas para participar do festival estudantil na categoria ‘teatro na escola’

 

O Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos” divulgou na quinta-feira, 11, os oito espetáculos selecionados para participar do XXVI Fetesp (Festival Estudantil de Teatro do Estado de São Paulo). As apresentações da Mostra Principal, no teatro “Procópio Ferreira”, serão de 13 a 18 de outubro.

Os espetáculos selecionados serão apresentados em duas categorias. Para a categoria “escola de teatro” foram selecionados os espetáculos “Édipo Rei”, montagem do Centro de Artes Cênicas Walmor Chagas – Grupo LAMINICAC (da cidade de São José dos Campos); “Cogitação Feita de Farinha, Leite e Ovos”, da Escola Livre de Teatro de Santo André – Cia. Aleatória (Santo André); “Ocupação”, montagem da Indac Escola de Atores (São Paulo) e “Asterios Polyp”, da Faculdade de Administração e Artes de Limeira – Sarcástica Cia. (Limeira).

Pela categoria “teatro na escola” serão apresentados os seguintes espetáculos: “Raízes”, da EMEF (Escola Municipal de Ensino Fundamental) “Barão de Piratininga” – Grupo Casca Grossa (São Roque); “Auto de Antonio Santinho”, da Escola Estadual “Professora Maria Angela Batista Dias” – Grupo Trupe do Trupé (Paraguaçu Paulista); “Descobreu”, da Escola Estadual “Dr. Afonso Vergueiro” – Cia. de Teatro “UTA” (Salto de Pirapora); e “Por Enquanto Antônio”, do Colégio Singular (Santo André).

Nesta segunda-feira, 15, a partir das 15h, acontece o sorteio que definirá as datas das apresentações de cada espetáculo. Ele será feito no Setor de Artes Cênicas do Conservatório de Tatuí, à rua Coronel Aureliano de Camargo, 550, 1o andar, no centro.

A 26a edição do mais longevo festival de teatro estudantil do Estado de São Paulo será realizada a partir do dia 9 de outubro. No período de 9 a 17 de outubro apresentações diárias ocorrem dentro da Mostra Paralela, no setor de artes cênicas.

A abertura oficial da Mostra Principal será no dia 13, com apresentação do espetáculo “Antígona”, de Sófocles, pela Cia. de Teatro do Conservatório de Tatuí. O espetáculo, que foi o primeiro a ser apresentado por um grupo de teatro da instituição, foi remontado neste ano para celebrar os 60 anos do Conservatório de Tatuí.

Já no dia 18, data da cerimônia de encerramento do evento, será apresentado o espetáculo “As Estrelas são para Sempre?”, pelo grupo Katharsis, de Sorocaba, com direção de Roberto Gill.

Na Mostra Paralela, todas as apresentações têm entrada franca. Para a Mostra Principal, que será de 13 a 18 de outubro às 14h e 20h30, os ingressos são trocados por um quilo de alimento não perecível (exceto sal), destinados ao Fundo Social de Solidariedade do município.

A seleção dos espetáculos foi realizada por uma comissão designada pela diretoria do Conservatório de Tatuí, entre os professores da área de artes cênicas da mesma instituição. Ao todo, são oito espetáculos infantis, juvenis e/ou adultos.

A categoria “Escola de Teatro”, recebe espetáculos vinculados a instituições de ensino específico de teatro, sejam elas livres, de nível técnico profissionalizante ou de ensino superior. Já a categoria “Teatro na Escola”, recebe espetáculos vinculados a instituições de ensino fundamental, médio, técnico ou superior, exceto os ligados a cursos de habilitação na área de artes cênicas.

A categoria Teatro na Escola é competitiva. Um corpo de jurados, designado pela direção do Conservatório de Tatuí, promoverá debate após cada apresentação, avaliará as peças e outorgará, em forma de troféus, os prêmios: melhor espetáculo, melhor diretor, melhor ator, melhor atriz, melhor ator coadjuvante, melhor atriz coadjuvante, cenografia, figurino, maquiagem, sonoplastia e iluminação.

Os jurados podem outorgar prêmios especiais, se julgarem necessário. Cada grupo selecionado recebe a importância de R$ 2.000 a título de prêmio pela participação no festival.

A categoria Escola de Teatro não é competitiva. O corpo de jurados promoverá debate após cada apresentação e apresentará um relatório a ser encaminhado ao grupo.

O 26o Fetesp é um evento cultural realizado pelo governo do Estado de São Paulo e Secretaria de Estado da Cultura, por meio do Conservatório de Tatuí. O evento teve oficialização por meio do decreto 18.434, de 15 de fevereiro de 1982.

Entre seus objetivos estão os de estimular o interesse e o entusiasmo pelas artes cênicas entre os estudantes do Estado de São Paulo; promover o intercâmbio cultural entre as cidades e incentivar o movimento teatral através da formação de núcleos teatrais nas escolas. Ele também visa a incentivar o estudo do teatro, de sua história, dramaturgia e sua teoria, promovendo uma sadia formação cultural e profissional; e divulgar as artes cênicas.

Segundo Carlos Ribeiro, coordenador do festival e do setor de artes cênicas do Conservatório de Tatuí, além da apresentação dos espetáculos selecionados, serão apresentados espetáculos convidados.

“Teremos aulas técnicas e oficinas ministradas em parceria com a SP Escola de Teatro, além de um espetáculo especial convidado, no encerramento”, destacou, por meio de assessoria. “Outra atração é a Mostra Paralela, que será realizada na Sala Preta do setor de artes cênicas”, completou.