Divulgação
Skatistas receberam prêmios cedidos por patrocinadores em eventos realizados ao longo do mês passado
Skatistas de Tatuí divulgaram, nesta semana, “balanço” de eventos da modalidade esportiva realizadas em agosto. O município sediou dois deles, sendo uma exibição e uma disputa. As demais atividades incluíram competições nas cidades de Sorocaba e Piracicaba.
Dentre os eventos locais, estiveram: o primeiro “União Downhill”, dia 11 de agosto, aniversário da cidade, e o primeiro “Torneio Street Escola de Skate”, dia 18.
Ambos, tiveram apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude.
O “União Downhill” contou, ainda, com apoio de outras seis empresas, além de “amigos do skate”.
Na ocasião, os atletas Natan Alemão (“downhill slide amador”), Fabrício Rodrigues (“downhill slide master”) e Guilherme Messias (“longboard freeride”) fizeram apresentação que, conforme os atletas locais, “deixou muito impressionadas” as 800 pessoas que acompanharam as performances.
Também houve “uma pequena competição” entre os atletas, tendo Genilson Alves, de São Paulo, como vencedor da melhor manobra no “downhill slide” e Ricardo Leite, de Sorocaba, o vencedor da manobra mais extensa no “longboard”.
O evento teve organização de Jef Bart, que agradeceu do Executivo. Conforme ele, a Prefeitura “ajudou bastante na promoção, com anúncios durante o desfile, mídias virtuais, cem cartazes e perto de 1.500 adesivos”.
Ainda de acordo com o organizador, a Prefeitura disponibilizou sonorização e microfones, efetivo da GCM (Guarda Civil Municipal) para interdição da rua 11 de Agosto e uma ambulância do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência).
Tatuí também abrigou, dia 18 de agosto, o torneio de street skate. A disputa aconteceu na Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) “Marli Aparecida de Campos”, no Jardim Lírio.
O torneio da modalidade também recebeu apoio de empresas.
Atuaram na organização do campeonato: Guilherme Rodrigues e Bruno (Zé). Para os idealizadores, a disputa teve “alto nível” e participação de atletas das cidades de Tatuí e vizinhas, nas categorias mirim, iniciante e amador.
A mirim teve como campeão Fabrício, de Sorocaba; na iniciante, João Pedro, de Tatuí, ficou com o primeiro lugar; e na amador, o tatuiano Luis (Arroz) concluiu em primeiro.
Nessa mesma categoria, o vice-campeonato ficou com Bruno (Zé) e o terceiro lugar, com Cleiton Silva – os três de Tatuí.
Outras duas competições de skate com participação de atletas locais aconteceram nos dias 24 e 25 de agosto. No último sábado de agosto, competidores da região participaram do “Resgate Skate”, sediado em Sorocaba.
Realizada na pista de skate da Pitico, a competição teve o tatuiano João Pedro no lugar mais alto do pódio. Ele obteve o primeiro lugar na categoria iniciante.
João Pedro está conquistando “um campeonato atrás do outro” e fez, na disputa em Sorocaba, “um belíssimo show de manobra”, citam os atletas em nota.
Já no último domingo do mês, os tatuianos participaram de “um campeonato diferente”. Trata-se do “Parking Block Contest”, disputa que “relembrou competições das décadas de 80 e 90”, na cidade de Piracicaba.
O desafio consistia em manobras em um bloco de cimento de 30 centímetros. “Os atletas tiveram que usar criatividade e técnica”, cita o texto encaminhado à redação do bissemanário.
A competição aconteceu no estacionamento do Mercado Municipal de Piracicaba, contando com atletas de “todas as partes do Estado de São Paulo”. Os tatuianos Luis (Arroz) e Cleiton Silva, atletas amadores, conquistaram prêmios de acordo com “o grau de complexidade das manobras”.