Dema produz adubo com restos de comida de cozinha municipal

Iniciativa é desenvolvida em parceria entre o Dema e a cozinha municipal (foto: AI Prefeitura)

O Dema (Departamento Municipal de Meio Ambiente) está desenvolvendo projeto de compostagem de resíduos orgânicos no viveiro municipal de mudas florestais.

A iniciativa, ainda em fase piloto, está sendo desenvolvida em parceria com a cozinha municipal. Os resíduos orgânicos utilizados nesta fase são provenientes de restos vegetais produzidos pelo próprio viveiro e do preparo de alimentos.

Segundo Maria Cecília Peixoto de Camargo Antônio, responsável pela cozinha municipal, são gerados entre 10 quilos e 70 quilos por dia de restos e cascas de frutas, legumes e hortaliças. O adubo orgânico é utilizado na produção de mudas do viveiro e, posteriormente, será aplicado na horta a ser instalada no local.

O incentivo à compostagem é uma das metas presentes no Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos de Tatuí. O objetivo agora, de acordo com o engenheiro agrônomo do Dema, José Vicente Alamino de Moura, será a ampliação do sistema em uma área maior, onde os resíduos vegetais provenientes de podas e feiras livres sejam utilizados.