Defesa Civil anuncia começo de operação na estação de chuva





A Defesa Civil, preparada para o período de chuvas, principalmente no mês de janeiro, tomou algumas medidas preventivas para amenizar os prejuízos em caso de grande volume de precipitações.

Para isso, foi criado um novo kit de equipamentos usados na luta contra as enchentes, disponibilizado pela Defesa Civil do Estado. Entre os itens, estão: 15 bonés, 15 botas de PVC, 15 capas de chuva, 25 coletes, 2 rolos de fitas de isolamento, 2 lonas plásticas, 1 pluviômetro e 10 luvas raspa de couro.

Segundo o coordenador da Defesa Civil em Tatuí, João Batista Floriano, os equipamentos serão de grande utilidade já que, durante a estação, as chuvas geram inundações, desmoronamentos e causam prejuízos ao mobiliário público e a toda a comunidade.

“Mais do que prover e garantir os materiais necessários para as ações emergenciais, Tatuí se preparou de maneira preventiva com a criação do Condec (Conselho Comunitário de Defesa Civil), com ação em um dos pontos mais críticos da cidade, que é o distrito da Americana, onde foi instalada uma sirene que alerta os moradores em caso de risco de alagamento”, explicou Floriano.

Outro ponto considerado crítico no município é a ponte sobre o rio Tatuí, que chega a ficar encoberta nas ocasiões de chuva intensa.

A chamada Operação Verão acontece oficialmente entre os dias 1o de dezembro a 31 de março, época do ano onde os cuidados são redobrados.

Apesar da baixa incidência registrada no mês de dezembro, os boletins metereológicos apontam tendência de grande preciptação em janeiro e fevereiro.

Em caso de situação de emergência, envolvendo alagamento ou deslizamento, a população poderá entrar em contato com a Defesa Civil pelo telefone 199. A ligação é gratuita.