Corpo de Bombeiros recebe viatura nova para atendimento í  população





Amanda Mageste

Nova viatura poderá auxiliar na rapidez de atendimento do Corpo de Bombeiros

 

Na manhã de quinta-feira, 7, o 2º Subgrupamento do Corpo de Bombeiros recebeu mais uma viatura. A entrega oficial do veículo aconteceu na sede da corporação, com a presença do prefeito José Manoel Correa Coelho, Manu.

O carro foi uma doação do governo do Estado. A Prefeitura ficou responsável por equipar a viatura. De acordo com Manu, foi feita licitação, e a empresa Rontan venceu, com valor aproximado de R$ 100 mil.

Manu contou que a Prefeitura conseguiu a viatura no final de 2013. Porém, disse que a negociação do processo licitatório terminou este ano, o que culminou na demora do encaminhamento do veículo à empresa.

“Agora, terminou o serviço, e eles estão entregando a viatura, que veio comemorando os 16 anos do Corpo de Bombeiros em Tatuí e, também, os 188 anos de aniversário da nossa cidade. Esse presente é para o município e para o Corpo de Bombeiros”, destacou o prefeito.

Manu lembrou que, na sexta-feira, 8, o Corpo de Bombeiros celebrou 16 anos de funcionamento no município. Além de a sede ser em Tatuí, faz parte do subgrupamento dois postos, em Itu e Salto, e três bases, em Boituva, Porto Feliz e Tietê.

O capitão Cláudio Augusto Antunes da Silva, comandante do subgrupamento, disse que a entrega da viatura, um dia antes do aniversário do Corpo de Bombeiros, foi uma coincidência.

Segundo o comandante do subgrupamento, a viatura está em processo de documentação. Portanto, os bombeiros ainda não podem utilizá-la para atendimento. Ele acredita que, no decorrer desta semana, já será possível operar com o veículo.

De acordo com Antunes da Silva, depois de ser montada com todos os equipamentos, a viatura torna-se um carro de resgate, não mais um furgão. Ou seja, é necessário modificar o documento, para que ela realmente seja de resgate e possa ser operada pelos homens do CB.

O capitão argumentou que o recebimento da nova viatura é muito importante, pois poderá melhorar o atendimento que o Corpo de Bombeiros oferece à população.

“A gente sempre fala que tem que ter efetivo, treinamento e equipamento. Então, o ideal de mais uma viatura é para não acontecer de precisar de equipamento, precisar de viatura, e não ter como atender”, explicou Antunes da Silva.

Conforme ele, o subgrupamento usará uma viatura para operar nos atendimentos e a outra ficará como reserva, em caso de necessidade de ajuda de mais homens e equipamentos no mesmo acidente, ou caso a corporação seja chamada para outra ocorrência.

Antunes da Silva afirmou que a nova viatura deverá auxiliar na melhora do atendimento, para evitar que os bombeiros tenham que trabalhar com “tempo de espera”.

“Por exemplo, se ligar para o bombeiro agora, para uma ocorrência, eu não posso falar: olha, a nossa viatura está empenhada, então, não dá para atender agora, vai demorar ‘tanto’ tempo”, salientou o capitão.

Segundo ele, como o serviço do Corpo de Bombeiros é de emergência, qualquer minuto a mais pode prejudicar a vítima. Por isso, a ideia é que o atendimento seja feito o mais rápido possível.

Para Antunes da Silva, pelo tamanho da cidade, o ideal é que qualquer ocorrência seja atendida em menos de dez minutos. Mas, para vítima de trauma, ou casos clínicos mais graves, como uma parada cardíaca, o atendimento deve ser feito mais rápido ainda, em cinco minutos.

A nova viatura, segundo o comandante, não se difere muito da outra utilizada pelo 2º subgrupamento. Somente possui alguns detalhes que oferecem mais proteção aos atendidos.

“Tem poucas diferenças. Assim, tem um suporte melhor para equipamento de proteção respiratória, e, em alguns suportes, foram feitas melhorias. Tem os mesmos equipamentos, só que em uma adequação melhor, e o mesmo espaço”, afirmou Antunes da Silva.

Segundo ele, a corporação realmente estava precisando de mais um veículo. O pedido é feito por meio de estudo dentro do Corpo de Bombeiros, para se obter a renovação da frota.

Manu afirmou que está “sempre olhando com um carinho especial a corporação de Tatuí, por ser um patrimônio da cidade”.

“E, hoje, com toda essa corporação que está aqui, o capitão, o tenente que está à frente, tenha certeza que vai ter sempre o apoio da Prefeitura no que precisar. A gente sabe da importância e qualidade do serviço”, destacou Manu.

O prefeito afirmou que, já na gestão dele, o Corpo de Bombeiros ganhou um caminhão no valor de R$ 300 mil. O veículo utilizado em ocorrências de incêndio chegou ao município em 22 de outubro do ano passado.

O caminhão foi obtido como parte de investimentos feitos pelo governo do Estado. “Inclusive, o caminhão não só serve Tatuí, serve outras companhias. Hoje, inclusive, está em Itu, mas vai voltar. Até vai desfilar aqui com a gente no dia 11”, destacou o prefeito.

Os bombeiros vão desfilar com a nova viatura em comemoração aos 188 anos de Tatuí, na segunda-feira, 11, a partir da 9h, na rua 11 de Agosto.