Da redação
O município não receberá mais a disputa do 62º Campeonato de Voo a Vela do Sudeste em 2020. A FBVP (Federação Brasileira de Voo em Planadores) e o Aeroclube de Tatuí não conseguiram agendar uma nova data para que a competição seja realizada ainda neste ano.
Inicialmente, o evento seria sediado durante o Carnaval, entre os dias 21 e 26 de fevereiro. No entanto, quatro dias antes do início, os organizadores optaram pelo adiamento da competição.
De acordo com nota divulgada pela FBVP, o cancelamento ocorreu devido às condições meteorológicas previstas, à baixa adesão nas inscrições e ao alto risco de o campeonato não ser validado.
A decisão também teve objetivo de poupar recursos dos pilotos para futuras competições, com “melhores possibilidades de aproveitamento”.
Conforme adiantado pelo presidente do Aeroclube, Alexandre Simões de Almeida, no final de janeiro, os organizadores haviam optado pela realização da competição em cinco dias, uma vez que ao menos três provas teriam de ser aprovadas pelo júri técnico para que a FBVP validasse a disputa.
“O número de provas válidas depende da meteorologia. Fevereiro é um mês chuvoso, mas, ao mesmo tempo, de muita estabilidade e térmica”, avaliou, na oportunidade.
“São dias que se iniciam quentes e a chuva cai ao final das tardes. Ao mesmo tempo que é muito bom, pode fazer com que os competidores não completem as provas por conta da instabilidade meteorológica”, completou o presidente.
A meteorologia previa chuva no município durante os dias de Carnaval. Além disso, os ventos poderiam dificultar os sobrevoos e, caso a organização entendesse que poderiam resultar em riscos para os pilotos, a etapa seria suspensa. Sem os três dias, o evento não seria validado e nem contaria como realizado.
Desde o adiamento, FBVP e o Aeroclube de Tatuí buscavam uma nova data para a realização do evento, que é uma das etapas do Campeonato Brasileiro de Voo a Vela. Contudo, Simões informou a O Progresso que a disputa acabou cancelada pela falta de uma nova data até o final do ano.
Ele explicou que outras competições que já estavam pré-agendadas para serem realizadas a partir de julho não puderam ser canceladas para atender aos eventos adiados do primeiro semestre. “O resultado é que o coronavírus realmente nos obrigou a cancelar o evento”, frisou.
A intenção era remarcar a competição para este mês, aproveitando o feriado do dia 21, uma terça-feira, Dia de Tiradentes. “Só que assim que nós decidimos as datas, vieram os decretos municipais e estaduais, nos prejudicando bastante”, declarou Simões.
“Não sou contra o decreto, visto que o Aeroclube está apoiando integralmente o isolamento social. Porém, ficamos sem condições de encaixar o campeonato no calendário aerodesportivo da FBVP”, justificou.
O Aeroclube se colocou à disposição para auxiliar a prefeitura no combate ao coronavírus, oferecendo o aeródromo, aeronaves e pilotos para o transporte de insumos, como medicamentos, exames e equipamentos hospitalares.
A cidade sediaria a competição de planadores pelo segundo ano consecutivo. Após receber uma etapa nacional em 1990, no ano passado, o município voltou a ter competições aéreas. Em 2019, por meio do aeroclube local, Tatuí foi palco do 61º Campeonato de Voo a Vela do Sudeste e do 7º Campeonato Nacional de Acrobacia Aérea.
A respeito do 8º Campeonato Nacional de Acrobacia Aérea, promovido pelo CBA (Comitê Brasileiro de Acrobacia e Competições Aéreas), Simões informou que a data, até o momento, está mantida para os dias 16 e 18 de julho, de quinta-feira a sábado.
“Estamos acompanhando todos os dias a situação da pandemia, juntamente com os apoiadores e a CBA, estudando um eventual adiamento. Hoje, a data é julho, mas ele pode, sim, ser adiado mais para o final do ano”, reconheceu.
Pela segunda vez, o evento acontecerá fora da AFA (Academia da Força Aérea), em Pirassununga – onde o público é restrito aos familiares dos pilotos – para ser realizado no aeroclube local.
No ano passado, o município foi palco do 7º Campeonato Nacional de Acrobacia Aérea, entre os dias 18 e 21 de julho. Na ocasião, o piloto e vice-presidente do Aeroclube de Tatuí, Kaio Puertas, conquistou o título da categoria “planador”.