A Coop – por meio da plataforma de responsabilidade social “Coop Faz Bem” – é uma das apoiadoras da campanha “Ação Urgente Contra a Fome”, idealizada pelo Sesc/Mesa Brasil, Sincofarma (Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos no Estado de São Paulo) e CRF (Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo).
A iniciativa visa arrecadar alimentos e produtos de higiene e limpeza para famílias em estado de vulnerabilidade, pois, em função da crise sanitária e social e para continuar atendendo às demandas urgentes, o programa Mesa Brasil sofreu algumas flexibilizações em sua forma de atuação.
A partir de agora, as instituições sociais cadastradas estão autorizadas a entregar a doação para as famílias, haja vista que anteriormente elas preparavam e serviam as refeições no local. O programa passou a coletar e entregar também produtos de higiene pessoal e de limpeza, além de itens descartáveis, como máscaras e luvas.
Na Coop, o lançamento acontece neste sábado, 2 de outubro, na loja localizada na rua Carijós, 1.843 – na vila Linda, em Santo André, que contará com um caminhão do Mesa Brasil e uma tenda especial para arrecadação de alimentos.
Participam também da ação, neste dia, várias unidades do supermercado Coop no ABC e interior (Piracicaba, São José dos Campos e Tatuí), além de algumas drogarias externas da Coop instaladas em Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano, São Paulo, Cotia, Jacareí, Guarulhos, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, São José dos Campos e Sorocaba. A campanha se estenderá até o dia 4 de dezembro.
“O cooperativismo tem forte relação com as comunidades onde atua e desempenha um importante papel na geração do desenvolvimento e renda. E, neste momento em que muitas famílias estão em situação de vulnerabilidade social, a Coop está presente também em todas as ações que contribuam para levar alimentos e itens de higiene e limpeza a quem mais precisa”, reforça Marcio Valle, presidente executivo da Coop.
Desde 2011, a Coop é parceira do Programa Mesa Brasil e agora já proporcionou a doação de cerca de 2,2 milhões de quilos de alimentos.