Conservatório de Tatuí reabre Teatro “Procópio Ferreira” neste sábado

Espaço reformado terá concerto do Quarteto de Cordas da Cidade de SP

Reformado, teatro do CDMCC reabre neste fim de semana (foto: Divulgação)
Da redação

Após dois anos fechado pela pandemia de Covid-19 e reforma que durou seis meses, o Conservatório de Tatuí reabre o Teatro “Procópio Ferreira” com um concerto do Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo, grupo artístico do Theatro Municipal de São Paulo, no próximo sábado, 11, às 19h.A entrada é gratuita e os ingressos já podem ser retirados na bilheteria do Teatro, à rua São Bento, 415, de segunda a sábado, das 13h às 16h e das 17h às 20h.

O Conservatório é uma instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, do estado de São Paulo, gerido pela Sustenidos Organização Social de Cultura e considerado “a maior escola de música e artes cênicas da América Latina”.

“É uma alegria imensa poder reabrir o Teatro ‘Procópio Ferreira’ após um longo período de reforma e restrições por contata da pandemia de Covid-19. Agora, de forma mais segura e confortável, poderemos receber a população de Tatuí e região, proporcionando momentos de alegria e distração diante de tempos tão difíceis”, comenta Gildemar Oliveira, gerente-geral do Conservatório de Tatuí.

“Para isso, contaremos com a presença de músicos excepcionais e um programa lindíssimo. Importante reforçar que todos os protocolos sanitários serão seguidos para que tenhamos uma excelente noite”, acrescenta ele, por meio da assessoria de comunicação da instituição.

O Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo apresentará as peças “Quarteto de Cordas em sol menor Op. 10” (Claude Debussy) e “Quarteto de cordas nº 1” (Charles Ives), com os violinistas Betina Stegmann e Nelson Rios, o violista Marcelo Jaffé e o violoncelista Rafael Cesario, músicos de prestígio nacional e internacional.

O grupo, fundado em 1935 com a ideia de difundir a música de câmara e estimular compositores brasileiros, é fixo do Theatro Municipal de São Paulo e já foi laureado com os prêmios Carlos Gomes de Melhor Conjunto de Câmara e APCA de Melhor Conjunto Camerístico.

Construído junto à sede do Conservatório de Tatuí e inaugurado em 1979, o Teatro “Procópio Ferreira” é considerado por músicos e críticos musicais como uma das melhores salas de espetáculos do Brasil, especialmente por sua acústica projetada para concertos, além de ser um dos poucos palcos com fosso elevável para orquestras.

O equipamento cultural passou por reforma no sistema de climatização. “Foi instalado um novo aparelho de ar-condicionado, após a constatação de que o equipamento anterior não funcionava mais e não permitia novas manutenções”, informa assessoria.

“A reforma também incluiu substituição de todas as camadas de isolamento acústico por materiais mais modernos e com maior proteção antichamas, o que garantirá maior conforto térmico e segurança ao público”, segue a assessoria.

O Teatro comporta 429 pessoas, além de quatro espaços reservados para pessoas com necessidades especiais. O palco tem 18,77 metros de largura, 13,54 metros de profundidade e moderno sistema de som e iluminação, além de um anexo com seis camarins.

Conta, ainda, com amplo hall, o Foyer “Mário Covas”, uma extensão projetada especialmente para a recepção dos espectadores e abrigar exposições e pequenas apresentações.

Betina stegmann

Nascida em Buenos Aires, Betina Stegmann aprendeu e estudou violino em São Paulo com Lola Benda, continuando os estudos com Erich Lehninger. Diplomou-se pela Escola Superior de Música de Colônia, onde cursou violino com Igor Ozim.

Logo depois, seguiu para Israel, onde se aperfeiçoou com Chaim Taub em Tel Aviv. Mais tarde, frequentou cursos ministrados por Pinchas Zukerman e Max Rostal. É ex-integrante do Quinteto D’Elas, com o qual ganhou, em 1998, o Prêmio Carlos Gomes na categoria música de câmara.

É spalla da Orquestra de Câmara Villa-Lobos e professora de violino na Faculdade Cantareira. Como recitalista e solista, apresentou-se em várias cidades do Brasil, Argentina, Itália, Alemanha, Estados Unidos e Bélgica. Realizou gravações nas rádios WDR (Alemanha) e na RAI – Trieste (Itália), estreando obras de compositores contemporâneos.

Nelson Rios

Sob orientação de Maria Lúcia Zagatto e posteriormente de Elisa Fukuda, estudou na Escola de Música de Piracicaba. Participou dos principais festivais de música no Brasil (Campos do Jordão, Brasília, Londrina e Curitiba) e em Mendoza, na Argentina.

É bacharel em música pela Faculdade Mozarteum. Como bolsista da Fundação Vitae, frequentou a Carnegie Mellon University em Pittsburgh, EUA, em 1996. Integrou a Orquestra Sinfônica da Paraíba, de Câmara de Blumenau, e a Jazz Sinfônica do Estado de São Paulo, entre outras.

Como professor, lecionou na Escola Municipal de Música e em importantes festivais no Brasil e no exterior. Atualmente, é membro das orquestras de Câmara Villa-Lobos e da Sinfônica da USP.

Marcelo Jaffé

Aos seis anos de idade, orientado pelo pai, Alberto Jaffé, aprendeu violino. Em 1977, aos 14 anos, passou a tocar viola, ganhando, no mesmo ano, o 1º Prêmio no Concurso Nacional da Universidade de Brasília.

Após aperfeiçoamento na Universidade de Illinois e no Centro de Música de Tanglewood, nos Estados Unidos, apresentou-se em vários países, participando de destacados conjuntos camerísticos e orquestrais.

Atuou como maestro da Kamerata Philarmonia e foi diretor artístico da Orquestra Jazz Sinfônica do Estado de São Paulo. Atualmente, é professor de viola da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo e apresentador da Rádio e TV Cultura.

Rafael Cesario

Mestre pela Universidade de São Paulo, obteve o diploma de Perfectionnement no Conservatoire Départemental du Val de Biévre (França), na classe de Romain Garioud. Teve aulas com Eduardo Bello, Antonio Meneses, Alisa Weiterstein, Peter Szabo, Dennis Parker, Pieter Wispelwey e Sol Gabetta, entre outros.

Como solista, tocou com a Orquestra do Theatro São Pedro, Orquestra Sinfônica de São José dos Campos e a Camareta Fukuda. Como camerista, atuou ao lado de músicos como Lorenz Nasturica, Mathieu Dufour e Andreas Wittmann, da Filarmônica de Berlim.

Foi professor no Festival Internacional Violin Festspiele Brazil, onde solou com a Orquestra Sinfônica do Paraná, sob a regência de Henrik Schaefer. É professor no Instituto Baccarelli e se apresenta regularmente com Cristian Budu, Yuri Pingo, Sonia Rubinsky, Leandro Roverso e Marcos Aragone


PROGRAMA

CLAUDE DEBUSSY

Quarteto de Cordas em sol menor Op. 10 (25’)

I – Animé et très décidé

II – Assez vif et bien rythmé

III – Andantino, doucement expressif

IV — Très modéré – En animant peu à peu – Très mouvementé et avec passion

CHARLES IVES

Quarteto de cordas nº 1 (22’)

I – Chorale:  Andante con moto

II – Prelude: Allegro 

III – Offertory: Adagio cantabile

IV – Postlude: Allegro marziale