Conservatório de Tatuí celebra 70 com a Orquestra Sinfônica de SP

Sob regência de Minczuk, noite terá a obra “A Sagração da Primavera”

Por Roberto Minczuk, grupo executa “A Sagração da Primavera” (Foto: AI Prefeitura)
Da redação

Neste sábado, 8, às 18h, o Conservatório de Tatuí – instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, gerida pela Sustenidos Organização Social de Cultura -, recebe concerto da Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo. A apresentação, que celebra os 70 anos do CDMC, acontece no Teatro “Procópio Ferreira”.

A Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo integra o corpo artístico do Theatro Municipal de São Paulo, também gerido pela Sustenidos.

“A história do grupo se mistura com a da música orquestral da capital paulista, com participações memoráveis em eventos, como a primeira Temporada Lírica Autônoma de São Paulo, a inauguração do estádio do Pacaembu, em 1940, a reabertura do Theatro Municipal, em 1955, e a apresentação nos Jogos Pan-Americanos de 1963, em São Paulo”, ressalta a assessoria de comunicação da instituição.

Ao longo dos anos, estiveram à frente da orquestra os maestros Arturo de Angelis, Zacharias Autuori, Edoardo Guarnieri, Lion Kaniefsky, Souza Lima, Eleazar de Carvalho, Isaac Karabtchevsky, José Maria Florêncio, Ira Levin, Armando Belardi e John Neschling. Atualmente, o grupo é regido pelo maestro Roberto Minczuk.

No concerto em Tatuí, o grupo vai executar a obra “A Sagração da Primavera”, que é considerado um dos trabalhos mais revolucionários do século 20 do compositor e pianista russo Igor Stravinsky (1882-1971).

Originalmente composta como um balé em duas partes e coreografado por Vaslav Nijinsky, a peça foi descrita pelo próprio autor como “uma obra musical coreografada, representando a Rússia pagã que é unificada por uma ideia única: o mistério e a grandeza do surgimento do poder criativo da Primavera”.

A Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo também trará, para a apresentação na Capital da Música, a “grandiosa” “Sinfonia n° 7”, de Ludwig Van Beethoven.

Para o evento – que acontece por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e por verba direta, com patrocínio de Visa, Rede Itaú, Sicoob e Cipatex -, os ingressos gratuitos devem ser retirados na plataforma https://bit.ly/3USXdva.

O Teatro “Procópio Ferreira” está situado na rua São Bento, 415, centro. Mais informações estão disponíveis pelo telefone (15) 3205-8434.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui