Da reportagem
O CMDM (Conselho Municipal dos Direitos da Mulher) promove na próxima segunda-feira, 9, a partir das 9h, o encontro “Uma Trajetória de Conquistas e Lutas”, para celebrar o Dia Internacional da Mulher – comemorado em 8 de março.
O evento, que tem parceria da prefeitura e da Apeoesp (Sindicatos dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo), é aberto ao público em geral e acontecerá na Câmara Municipal, à avenida Cônego João Clímaco de Camargo, 226, centro, até às 13h.
A abertura será realizada pela contadora de história Elaine Pires, com contos africanos, e segue com duas palestras sobre saúde e direitos da mulher. Entre os intervalos, haverá apresentação do coral “Espaço Feliz”, do Lar Donato Flores.
A primeira palestra será ministrada pela advogada Paula de Cássia Bernardes, que é pós-graduada em ciências penais e em direito da família e sucessões. Ela também é presidente da Comissão da Mulher Advogada e vai falar sobre o tema “Efetivação dos Direitos Humanos da Mulher”.
Para falar sobre “a importância da saúde pública para a saúde da mulher”, a segunda palestra será conduzida pela biomédica e técnica em radioterapia Madalena Santos. Ela trabalha no hospital das clínicas da Unicamp e é ativista em defesa do SUS (Sistema Único de Saúde) e da causa da saúde da mulher.