Federação ‘aposta’ na cidade para desenvolver basquete no interior

Evento promoveu partida em homenagem ao astro da NBA Kobe Bryant

487
Membros da FPB, autoridades e equipe tatuiana durante apresentação da Copa São Paulo Adulta Masculina (foto: Eduardo Domingues)
Da reportagem

A FPB (Federação Paulista de Basketball) “aposta” em Tatuí para ser um dos polos desenvolvedores da modalidade no interior do estado. A afirmação é do presidente da entidade, Enyo Dauros Lepos Correia, dada a O Progresso após a cerimônia de apresentação da Copa São Paulo Adulta Masculina.

O evento comemorativo aconteceu na tarde de sábado, 29 de fevereiro, na Associação Atlética XI de Agosto. Além de Correia, a cerimônia teve a presença da prefeita Maria José Vieira de Camargo e do diretor municipal do Esporte, Douglas Dalmatti Alves Lima, o Buko, representando o secretário municipal do Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, Cassiano Sinisgalli.

Também estiveram na solenidade: a vice-presidente da FPB, Natália Burian; o presidente da AABT (Associação dos Amigos do Basquete de Tatuí) e secretário municipal da Educação, Miguel Lopes Cardoso Júnior; o presidente da Associação Atlética XI de Agosto, Evandro Mantegazza Moreira; e o presidente da Liga Desportiva Paulista, Anderson Zara.

Ainda marcaram presença o ex-prefeito e assessor parlamentar do deputado federal Samuel Moreira, Luiz Gonzaga Vieira de Camargo, o chefe de gabinete do Executivo, Christian Pereira de Camargo, e o secretário municipal do Governo, Miguel Ângelo de Campos, além de dirigentes, atletas e técnicos das equipes da Copa São Paulo.

Durante a cerimônia, Correia destacou a importância da competição, criada pela FPB, em conjunto com os clubes participantes, “para oportunizar a extensão da vida útil do atleta, dando a chance de eles permanecerem jogando durante os dois semestres”.

Além da oportunidade aos jogadores, o presidente da entidade afirmou que a Copa São Paulo irá gerar uma “reação em cadeia”. Segundo ele, o torneio auxiliará os processos formativos de jovens atletas de cada município que “possui o time profissional como espelho, para que eles almejem alcançar chegar no alto rendimento na modalidade”.

A O Progresso, Correia explicou o motivo de a cidade ter sido escolhida como sede da abertura da Copa São Paulo: “A FPB está apostando em equipes e municípios com comprometimento e profissionalismo, situações benéficas ao desenvolvimento do esporte, como é o caso de Tatuí”.

“Para nós, é muito importante abraçar Tatuí nesse primeiro momento. Desejamos que a cidade tenha mais força e solidez e, assim, possa contribuir com desenvolvimento do esporte”, declarou o presidente da FPB.

A prefeita Maria José disse ser uma honra receber a abertura da Copa São Paulo e assegurou que a prefeitura sempre será parceira em projetos do basquete. “Nosso sonho segue adiante com novos objetivos e ações”, apontou.

Já Cardoso relembrou as dificuldades que enfrentara para promover a modalidade no município desde a década de 1990. Amante do basquete, ele revelou que viajava com os filhos para ver os jogos dos atletas que competirão no município. “Hoje, o basquete de Tatuí já é muito maior do que nós imaginávamos”, defendeu Cardoso.

Durante a cerimônia, o ginásio de esportes recebeu amistoso entre os times de base do XI de Agosto/AABT/Tatuí e da LSB/Flex/PMS, de Sorocaba. Posteriormente, houve duas apresentações de dança antes do início e no intervalo do “jogo das estrelas”.

A primeira edição da Copa São Paulo contará com a participação de seis equipes: XI de Agosto/AABT/Tatuí; Memorial/Fupes/Santos; LSB/Flex/PMS, de Sorocaba; Basquete/Garça; Conti Cola/Assis Basket; e Basquete/Unifae/São João da Boa Vista.

Mascote da equipe (foto: Eduardo Domingues)

Cada equipe da competição foi representada pelos respectivos atletas no jogo principal do evento, homenageando o astro da NBA (National Basketball Association, a liga norte-americana de basquete) Kobe Bryant e a filha dele, Gianna Bryant, mortos em acidente de helicóptero no dia 26 de janeiro, na Califórnia (EUA).

As seleções levaram os nomes de Kobe Bryant e Mamba. “Black Mamba” era o apelido do jogador, remetendo à mamba negra, uma das cobras mais venenosas do continente africano e conhecida por ter ataque rápido e letal.

Pela equipe Kobe Bryant, jogaram: Thiago e Cauê, da equipe de Santos; Taddei e Drudi, de Tatuí; Eugênio e Nonato, de Garça; Jow e Loroh, ambos de Assis; e Eric, de Sorocaba. Eles foram comandados pelos técnicos Julio Malfi, de Tatuí, Sidnei Oliveira, de Santos, e Lucas Maciel, de Sorocaba.

Já o time Mamba contou com os treinadores Marco Antônio Moraes, de Garça, Márcio Augusto Dias Kanthack, de Assis, e Paulo Renor Rosa Júnior, de São João da Boa Vista, sendo representado por: Ranieri e César, de Assis; Vitor e Samuel, de Garça; Chupeta e Radamés, de Tatuí; Castelon e Felipe, de Sorocaba; e Rafael e Alexandre, de Santos.

O Mamba levou a melhor no primeiro e no segundo quatros, por 23 a 20 e 27 a 22, respectivamente. Contudo, o time Kobe Bryant conseguiu reverter a desvantagem, ganhando o terceiro quatro por 19 a 16 e o último, por 33 a 19, conquistando a vitória no jogo das estrelas por 94 a 85.

As disputas da Copa São Paulo começam oficialmente neste sábado, 7. A estreia do XI de Agosto/AABT/Tatuí na competição acontecerá “em casa”, no XI de Agosto, dia 19, uma quinta-feira.

O primeiro adversário da equipe local será o Santos, às 19h30. Na sequência, o time tatuiano jogará sete dias depois, às 19h30, em Sorocaba, contra a LSB/Flex/PMS.

Quatro confrontos estão previstos em abril: dia 4, um sábado, às 17h, em São João da Boa Vista, contra a equipe local; dia 16, quinta-feira, às 19h30, em Tatuí, contra a Conti Cola/Assis Basket; dia 24, sábado, às 17h, em Garça, contra a equipe da casa; e dia 30, quinta-feira, às 19h30, em Tatuí, contra a LSB/Flex/PMS.

O confronto seguinte será no dia 7 de maio, uma quinta-feira, às 20h30, contra o Memorial/Fupes/Santos, em Santos. Duas semanas depois, dia 21, às 19h30, o time tatuiano voltará a jogar fora de casa, diante de Assis.

Após dois jogos fora, o XI de Agosto/AABT/Tatuí conclui a fase inicial com duas partidas no ginásio do XI de Agosto: contra o Basquete/Unifae/São João da Boa Vista, dia 28 de maio, quinta-feira, às 19h30; e diante de Garça, dia 6 de junho, sábado, às 17h.

As equipes jogarão entre si, em turno e returno, sendo que as quatro com os melhores aproveitamentos serão classificadas à fase “final four”. A agremiação campeã conquistará uma vaga ao Paulista da Divisão Especial Série A-1.

A Copa São Paulo dá início à segunda temporada da equipe profissional do XI de Agosto/AABT/Tatuí e será utilizada como preparação para a disputa do Paulista da Divisão Especial Série A-1. O time local já está garantido na elite do basquete paulista, por conta da conquista do título invicto do Campeonato de Acesso – 2019.