Conselho Consultivo Regional da Fiesp faz reunião em Sorocaba





No dia 18 de março, diretores e conselheiros do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) e da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) reuniram-se no auditório do Ciesp Sorocaba para discutir temas ligados ao Senai e ao Sesi da região.

Segundo o supervisor do Departamento de Ação Regional (Depar) da Fiesp, Marcelo Mesquita, as reuniões do conselho consultivo são periódicas e visam à integração entre os conselhos da Fiesp e do Ciesp.

Mesquita explicou que o Depar vai organizar um fórum regional de desenvolvimento. “Neste trabalho de atuação regional que desenvolvemos, ao invés de apenas o Ciesp levantar e organizar as demandas das indústrias, a Fiesp também quer contribuir, organizando e criando um documento que será levado para as autoridades públicas, para melhorar as atividades regionais”, destacou.

Para o primeiro vice-diretor do Ciesp Sorocaba, Erly Domingues de Syllos, a integração da Fiesp com a regional facilita o planejamento de ações coordenadas, não somente em Sorocaba, mas também nas outras cinco cidades que fazem parte da sub-região: Tatuí, Piedade, Itapetininga, Itapeva e Apiaí.

“Já tivemos uma reunião aqui na sede, com a prefeita de Piedade, e, com esse trabalho do Depar, ficará mais fácil encaminharmos as necessidades dessas cidades no que diz respeito aos serviços do Senai e do Sesi”, lembrou Syllos.

O diretor do Senai Sorocaba, Jocilei Oliveira, apresentou as novas regras do Ministério do Trabalho para a lei de aprendizagem.

“Desde o dia 1o de março, todos os contratos de aprendizagem não podem exceder quatro horas. Por isso, vamos realizar um evento no dia 2 de abril para sensibilizar as indústrias sobre este tema”, explicou.

Já o diretor do Sesi tatuiano, Sidnei Saes Perez, apresentou os serviços da instituição em Tatuí, Sorocaba, Itu, Votorantim e Itapetininga. “Os serviços do Sesi estão voltados para educação, cultura, esporte e qualidade de vida, e nossa missão é oferecer educação de qualidade”.

Ele também ressaltou que o Sesi mantém uma rede de 175 escolas que oferecem educação básica, educação de jovens e adultos, educação continuada e acompanhamento pedagógico para trabalhadores da indústria e seus dependentes.

“A entidade oferece educação de qualidade para quase 180 mil alunos em todo o Estado”, explicou Perez;

Ele acrescentou que a qualidade do ensino oferecido pelo Sesi é garantida pelo Sistema Sesi-SP de Ensino (SSE), metodologia disponível desde 2009 para instituições parceiras, como escolas das redes municipais.

Esse sistema, segundo o diretor do Sesi de Tatuí, é reconhecido como superior à média nacional e à do Estado de São Paulo, segundo dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Perez reforçou que, na área cultural, a instituição mantém bibliotecas, teatros e espaços culturais, oferecendo cursos e atividades que promovem o acesso ao conhecimento e à cultura.

Ele também destacou a abrangência do programa “Atleta do Futuro”, que contempla 78 mil participantes com idade entre 6 e 17 anos.

“O programa está presente em mais de 180 municípios e visa à formação esportiva com metodologia própria do Sesi-SP. Após um tempo de preparação, os atletas podem representar a instituição em competições estaduais e nacionais”, completou.

Além disso, o diretor do Sesi local ressaltou que a instituição ajuda a criar ambientes de trabalho “seguros e saudáveis, por meio de cursos com foco na qualidade de vida do trabalhador”.

“Oferecemos curso de prevenção de acidentes, orientação para alimentação saudável, cursos de autoavaliação da gestão da empresa, programa de preparação para aposentadoria, palestras sobre educação financeira, meio ambiente, moradia segura, saúde preventiva, entre outras. São mais de 45 itens de serviços”.

Na opinião de Perez, o esporte é uma forma de incentivar a qualidade de vida nas indústrias. Com esse objetivo, os jogos do Sesi são realizados anualmente, contando com cinco fases: municipal, estadual, regional, nacional e internacional.

Além disso, tanto na abertura quanto no encerramento, são realizadas grandes festas, seminários de esporte e lazer, dia de lazer para as famílias, desfile de empresas, cerimoniais tradicionais, espetáculos, caminhadas, festivais esportivos e maratona de atividades.