Com infecções e mortes em baixa, Santa Casa desativa o ‘gripário’

Unidade é fechada neste domingo; ‘Postão’ será centro de testagem

1
Testagem funcionará das 7h às 19h na UBS Central “Dr. Aniz Boneder” (CS-1) (foto: AI Prefeitura)
Publicidade
Da reportagem

Com a queda no número de casos positivos de Covid-19, a Santa Casa de Tatuí anunciou nesta sexta-feira, 17, que desativará o “gripário” municipal – unidade destinada ao atendimento exclusivo de pacientes com sintomas da doença.

De acordo com a Secretaria de Saúde, a unidade atenderá somente até às 6h da manhã da próxima segunda-feira, 20, mesma data em que o órgão disponibilizará um novo centro de testagem.

A partir de segunda-feira, todas as pessoas que apresentarem algum sintoma de Covid-19 podem realizar testes rápidos de sangue e antígeno rápido na UBS Central “Dr. Aniz Boneder” (CS1/Postão), das 7h às 19h, todos os dias.

A Secretaria de Saúde salienta que o atendimento médico para a população em geral, incluindo suspeita de Covid-19, continuará sendo feito 24 horas, todos os dias, na UPA (unidade de pronto atendimento) “Augusto Moisés de Menezes Lanza”.

Já o Pronto-Socorro Municipal “Erasmo Peixoto”, ao lado da Santa Casa de Misericórdia, continuará a atender os casos de urgências e emergências, via Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e ambulâncias.

Publicidade

Conforme a Secretaria de Saúde, o órgão decidiu desativar o “gripário” devido à significativa diminuição no número de casos positivos de Covid-19 e a eficácia da vacinação, “já que mais de 60 mil tatuianos já estão vacinados com a segunda dose ou dose única do imunizante”.

O serviço do “gripário” estava em funcionamento na Santa Casa desde o mês de julho de 2020, e, depois, no Pronto-Socorro Municipal, desde agosto do ano passado, com atendimento reservado a pessoas com sintomas de Covid-19.

Segundo a Secretaria de Saúde anunciou à época, a intenção foi centralizar o serviço necessário para detecção e tratamento da doença de forma precoce. A unidade foi inaugurada no período de ascensão, por indicação do Comitê Municipal de Prevenção e Enfrentamento à Covid-19.

Essa é a segunda área da Santa Casa desativada nos últimos meses. Com a queda no número de internações em decorrência da Covid-19, a entidade fechou, no dia 20 de agosto, a segunda ala clínica destinada ao tratamento da doença, aberta de forma emergencial em março deste ano.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3305-8855.

Publicidade