Com equipamentos de última geração, Laboratório Cruzeiro prima pela excelência

403

Há 18 anos em atividade, o Laboratório Cruzeiro é uma das empresas mais completas e estruturadas da área no interior do estado. Realizando toda a gama de exames laboratoriais com equipamentos de última geração, o laboratório possui rígido controle de qualidade, o qual prima pela excelência.

O farmacêutico-bioquímico Dr. André Augusto Manna e o biomédico Dr. Marcelo Francisco Fogaça instalaram duas unidades na área central de Tatuí, sendo a matriz na rua do Cruzeiro e a outra no Centro Empresarial Lucemi, do Grupo Moreno, na avenida Coronel Firmo Vieira de Camargo.

O laboratório ainda atua em mais de uma dezena de municípios da região: Araçoiaba da Serra, Boituva, Capela do Alto, Cesário Lange, Ibiúna, Iperó, Porangaba, Piedade, Pilar do Sul e Porto Feliz.

A matriz do Laboratório Cruzeiro possui estrutura de 200 metros quadrados construídos, abrigando os setores de coleta, administração, recepção, salas de bioquímica, hematologia, urinálise, parasitologia, microbiologia, triagem de amostras e almoxarifado. Os trabalhos são realizados por colaboradores diretos, além de grade eventual de plantonistas e parceiros terceirizados.

A missão do Laboratório Cruzeiro é oferecer o máximo de qualidade e confiabilidade, amparadas nas mais modernas tecnologias em diagnóstico, primando pelo acesso aos serviços a todas as classes sociais.

São oferecidos todos os tipos de exames de análises clínicas: fluidos corporais, sanguíneos, alergias, urinálises, citologias, gravidez, bioquímica, hematologia, parasitologia, microbiologia, Papanicolau, espermograma, biologia molecular, dosagem hormonal, testes de paternidade, imunologia e anátomos-patológicos.

Em conjunto com laboratórios de apoio, os quais prestam serviços terceirizados, é realizada uma média de 80 a 100 mil exames por mês, atendendo por volta de 600 pacientes por dia. Com a grande demanda, o Laboratório Cruzeiro atingiu, no mês de outubro, a marca de um milhão de pacientes atendidos.

Conforme Dr. Manna, com a pandemia neste ano, até o início de novembro, o laboratório já havia realizado mais de 3.000 exames para detecção do novo coronavírus, entre eles, o RT-PCR, sorológico e teste rápido.

Para realizar os exames de Covid-19, os interessados realizam o agendamento e, posteriormente, comparecem a uma das unidades do Laboratório Cruzeiro. “Fizemos agendamentos com o intuito de separar as pessoas que têm suspeita da doença das que não têm”, informa Dr. Fogaça.

Para atender à grande demanda de pacientes e exames solicitados com resultados precisos, o Laboratório Cruzeiro investiu em equipamentos de última geração, como o Pentra 120, o Labmax 240 e 560 e a gasometria portátil.

Os equipamentos utilizados nos laboratórios são das marcas mais conceituadas do mercado, como a Roche, Coulter, Labtest e Horiba, justamente com o objetivo de garantir processos totalmente automatizados, ágeis e com segurança nas análises.

“Possuímos um equipamento que faz até 500 exames por hora. Alimentamos o equipamento e os exames são feitos de forma automatizada, poucos trabalhos ainda são manuais. Em Tatuí, temos três equipamentos para hemogramas, que, se ligados ao mesmo tempo, fazem 240 exames simultaneamente”, destaca Dr. Fogaça.

Para realizar trabalhos automatizados, o Laboratório Cruzeiro conta com um moderno e sofisticado sistema de identificação em código de barras. Todos os pacientes são cadastrados em um sistema online, que emite protocolo em formato de código de barras, gerando etiquetas personalizadas.

De acordo com Dr. Manna, todos os exames são realizados na matriz, em máquinas do laboratório instaladas na Santa Casa de Misericórdia e no Centro Médico Porto Feliz, na cidade vizinha. Com o processo computadorizado e o uso de código de barras, os equipamentos exibem os resultados no sistema.

“Todas as nossas unidades são interligadas. Se cair um raio e der um apagão em Tatuí, o exame será feito em Porto Feliz e receberemos o resultado aqui”, exemplifica Dr. Fogaça.

O controle de qualidade está presente em todas as etapas do exame, desde a coleta à expedição do laudo, passando pela identificação do paciente e suas amostras.

O Laboratório Cruzeiro realiza testes periódicos, internos e externos, também relativos ao trabalho dos parceiros e prestadores de serviço, para garantir a mais alta precisão.

Os serviços ainda contam com aval e respaldo técnico da Control Lab, empresa responsável pelo controle de qualidade dos principais laboratórios do Brasil e da América Latina, e da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica.

“Realizamos controles de qualidade internos e externos, sendo fiscalizados por um órgão reconhecido”, acentua Dr. Fogaça.

Ele explica que, no controle interno, o Laboratório Cruzeiro utiliza uma tabela de conferência, sabendo o resultado do exame que o equipamento deve apresentar.

Segundo Dr. Fogaça, há uma margem de erro de apenas dois pontos para cima e para baixo. Passando disso, a máquina deve ser calibrada com a presença de diversos profissionais como testemunhas.

Já para o controle externo, o laboratório recebe uma amostra para realização do exame, sem saber o resultado que deve ser apresentado. “O interno, temos total controle, e, no externo, recebemos uma amostra que temos de testar”, detalha Fogaça.

“Ao todo, são três empresas fazendo o controle de uma única amostra.

Entre os inúmeros detalhes na rotina diária para manter o exímio controle de qualidade, o Laboratório Cruzeiro é uma das únicas empresas da região a contar com frota própria para transporte de amostras, garantindo total segurança e precisão.

A frota possui três veículos, dos quais um é adaptado exclusivamente para o transporte de materiais biológicos. O carro, modelo furgão, possui uma cabine isolada e controle de temperatura, atingindo até menos 10 graus Celsius.

O veículo ainda conta com alvará da Vigilância Sanitária, e os motoristas possuem habilitação especial para transporte de produtos sensíveis e perigosos, além de serem submetidos a curso específico para exercício de transporte de amostras biológicas.

De acordo com Dr. Manna e Dr. Fogaça, os cuidados são necessários para garantir que a amostra coletada chegue inalterada, preservando a integridade do material e a precisão dos resultados, primando pela excelência no atendimento dos pacientes do Laboratório Cruzeiro.


Rua do Cruzeiro, 493 – Tatuí – SP – Fone (15) 3251-6023
Av. Firmo Vieira de Camargo, 145 – Tatuí – SP – Fone (15) 3251-3487