‘Clube do Livro’ discute obra de Milton Hatoum na Brig. Jordão

548

A Biblioteca Municipal “Brigadeiro Jordão” realizou no sábado, 3, o terceiro encontro do Clube do Livro, com a coordenação do professor universitário na graduação e pós-graduação em letras da Universidade Presbiteriana Mackenzie, João Cesário Leonel Ferreira.

Neste encontro, o livro destaque foi “Relato de um Certo Oriente”, livro de estreia de Milton Hatoum e que recebeu o Prêmio Jabuti 1990, de melhor romance.

Ambientado entre o Oriente e o Amazonas, o relato é a busca de um mundo perdido, que se reconstrói nas falas alternadas das personagens, ecos longínquos da tradição oral dos narradores orientais.

Segundo a Prefeitura, o próximo encontro acontecerá em 8 de julho, às 16h. A obra já está definida e é um clássico de Gabriel García Marques, “Memórias de Minhas Putas Tristes”.

O livro mostra as aventuras sexuais de um senhor, narrador dessas memórias, que vive cerca de cem anos de solidão embotado e embrutecido, escrevendo crônicas e resenhas maçantes para um jornal provinciano.

O senhor dava aulas de gramática para alunos tão sem horizontes quanto ele, e, acima de tudo, perambulava de bordel em bordel, dormindo com mulheres descartáveis, até chegar, enfim, a esta inesperada e surpreendente história de amor.