‘Circuito PS’ apresenta peça infantojuvenil no teatro ‘Procópio Ferreira’

Espetáculo infantojuvenil é apresentado pela Cia. Elevador de Teatro Panorâmico (AC Prefeitura)
Da redação

Nesta sexta-feira, 5, às 14h, o Teatro “Procópio Ferreira” receberá o espetáculo infantojuvenil “Caro Kafka”, da Cia. Elevador de Teatro Panorâmico, estrelada pelos atores Pedro Haddad, Chiara Lazzaratto e Julia Alves.

A apresentação integra o “Circuito SP”, programa de difusão da arte e cultura, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, do governo do Estado de São Paulo, gerido pela Organização Social de Cultura “Amigos da Arte”.

Parte da “80ª Semana Paulo Setúbal”, da prefeitura de Tatuí, a peça retrata a caminhada solitária do escritor Franz Kafka em um parque.

No texto, ele nota uma menina que chora, sentada em um banco, se aproxima dela e pergunta o motivo de sua tristeza. A menina, Pina, responde-lhe que sua boneca, Felícia, havia sumido.

Comovido, ele inventa que a boneca não desapareceu, mas fez uma viagem, e se apresenta como “o carteiro das bonecas”. A partir desse dia, ele passa a trazer, semanalmente, cartas da boneca viajante para a criança, contando suas aventuras pelo mundo, até que um dia o próprio Kafka recebe uma curiosa carta.

Neste trabalho, trechos de alguns de seus livros mais importantes, como “A Metamorfose”, “O Processo” e “O Castelo”, “entrarão transversalmente na trama do texto, a ser criada a partir de um episódio singular da vida do escritor”, conforme a produção.

O espetáculo “Caro Kafka” tem dramaturgia de Carla Kinzo e Marcos Gomes, direção e iluminação de Marcelo Lazzaratto, cenário de Julio Dojcsar, figurino de Silvana Marcondes, música original de Dan Maia, técnica de som de Anderson Moura e Gabriel Bessa, técnica de luz de Lui Seixas, fotografia de Andreia Machado e João Caldas, vídeo de Roberto Setton, cenotécnia de Fernando Lemos (Zito), assessoria de imprensa da Pombo Correio, contrarregra de Edmo Rocha, costura do Atelier Judite de Lima, projeto gráfico de Alexandre Caetano – “Oré Design Studio”, administração de projeto de Carolina Fabri, produção executiva de Marcelo Leão e produção de Anayan Moretto.

O Teatro “Procópio Ferreira”, local do evento, está situado na rua São Bento, 415, centro. Mais informações estão disponíveis pelo e-mail cultura@tatui.sp.gov.br.

A Companhia

A Cia. Elevador de Teatro Panorâmico é um núcleo permanente de investigação em linguagem teatral fundado no ano 2000, na capital paulista.

“Apropriando-se dos mais diversos temas, dialoga diretamente com o homem contemporâneo, estabelecendo um trabalho de pesquisa e criação, propondo a junção da verticalidade dessa pesquisa com a horizontalidade de sua abrangência ao público”, segundo divulga.

Ao longo de 22 anos de trajetória, a companhia desenvolveu um repertório de 16 espetáculos, que cumpriram temporada e se apresentaram em diversas cidades brasileiras e participaram de inúmeros festivais, além de organizar oficinas, cursos, encontros, seminários, workshops e mostras.

Desde 2006, mantém uma sede, o Espaço Elevador, teatro que se propõe como centro gerador e propagador de cultura, ampliando o diálogo entre artistas da cena e a cidade.

Atualmente, a “Cia.” – por onde já passaram mais de 50 artistas -, é constituída pelo diretor artístico Marcelo Lazzaratto e por Carol Fabri, Pedro Haddad, Rodrigo Spina, Tathiana Botth e Thais Rossi.

Circuito SP

O Circuito SP é um programa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, do governo do estado de São Paulo, gerido pela Organização Social de Cultura “Amigos da Arte”.

Ele promove a difusão artístico-cultural descentralizada no estado, por meio da circulação de apresentações e ações formativas de artistas e grupos com comprovada relevância em municípios de todas as macrorregiões, com portes populacionais e econômicos diversificados, em parceria com prefeituras municipais.

Os 120 municípios parceiros de 2022, selecionados por meio do programa “Juntos pela Cultura”, recebem quatro espetáculos neste segundo semestre, “de forma a diversificar a oferta cultural nas regiões e compor uma programação artística de qualidade, valorizando teatros, centros culturais e espaços alternativos locais”.

O Circuito SP fortalece, ainda, as ações formativas, nas quais os artistas escalados podem trocar experiências e conteúdos com alunos de escolas públicas, ONGs, outros espaços de formação e aprendizado e o público em geral depois dos espetáculos.

Foram viabilizadas 480 atividades culturais no Circuito SP, que acontecerão diversas cidades, incluindo Tatuí.

DEIXE UMA RESPOSTA

entre com sua mensagem
entre com seu nome