Ciesp promove curso gratuito de ‘inclusão’ voltado a contratantes





Nesta quarta e quinta-feira, dias 12 e 13, o Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo) Sorocaba promove o curso “Inclusão de Pessoas com Deficiência e Aprendizes no Mercado de Trabalho – Diretrizes Legais, Melhores Práticas e Cases de Inclusão”. A capacitação é voltada a empresários e profissionais da indústria nas áreas de recursos humanos e saúde e segurança do trabalho.

A Ciesp realizará a atividade na unidade de Tatuí da Escola do Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) juntamente com o Depar (Departamento de Ação Regional) da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo). O curso acontece das 8h30 às 17h30 e oferecerá aos participantes “todas as ferramentas necessárias para estruturar e implantar um programa de promoção da inclusão e a gestão de ambientes inclusivos na empresa”.

Conforme o programa do curso, os participantes receberão formação que englobará desde o conhecimento de normas regulatórias até melhores práticas e “cases” de mercado.

A capacitação é promovida em parceria com a Prefeitura e visa reduzir dados como os do Censo 2010, promovido pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). O Ciesp destacou que o censo apontou que o Brasil possui 45 milhões de pessoas com deficiências, o que representa 24% da população.

Também divulgou que dados da Rais (Relação Anual de Informações Sociais), de 2012, mostraram que apenas 330 mil pessoas com deficiências estão no mercado de trabalho. O número representa 0,70% do total.

Em nota à imprensa, Cristiane Gouveia, do Depar, da Fiesp, citou que o curso tem o intuito de orientar e buscar facilitadores nas indústrias a fim de cumprir a lei de cotas para pessoas com deficiência e aprendizes.

“Buscamos discutir temas relacionados à inclusão, qualificação profissional, segurança e saúde, além de apresentar formas práticas de implantar esses temas dentro das indústrias”.

Para a gerente regional do Ciesp Sorocaba, Eva Marius, a capacitação profissional e o acesso à informação são necessários para aumentar o número de pessoas com deficiência trabalhando nas empresas e indústrias de Sorocaba e região.

“Há muitas oportunidades em vários setores do mercado. Isso possibilita ganhos, tanto para o profissional, quanto para o empresário”, destacou a representante.

O diretor do Departamento de Bem Estar-Social e Cidadania, Márcio Fernandes Oliveira, destacou por meio de nota que a capacitação profissional e o acesso à informação são necessários para aumentar o número de pessoas com deficiência trabalhando nas empresas e indústrias de Tatuí.

“É uma vitória para o município já que 20% da nossa população tem algum tipo de deficiência. A partir do momento em que mais pessoas forem empregadas todo mundo sai ganhando, tanto o profissional, quanto o empresário”, iniciou.

“É mais um braço importante do Senai, trazido à cidade depois de anos de espera, graças ao empenho do prefeito Manu e do secretário da Indústria, Ronaldo Mota”, comentou ele, por meio de material enviado pela assessoria da Prefeitura.

O curso a ser promovido em Tatuí é gratuito e acontece na Escola do Senai. Ele inclui material didático e certificado para os participantes. A unidade fica na rua Maneco Pereira, 619, no centro. As inscrições foram encerradas no dia 7.