Cidade registra média de 135 novos casos positivos de dengue em 4 dias

162
Desde o início de 2021, o órgão municipal já recebeu 7.626 notificações de pessoas com suspeita da doença
Publicidade
Da redação

O novo boletim da Vigilância Epidemiológica, órgão da Secretaria Municipal de Saúde, divulgado na manhã desta terça-feira, 16, apresentou um aumento de 10,91% no número de casos de dengue no começo desta semana em Tatuí, com 540 novos casos confirmados em quatro dias.

O município havia notificado, até sexta-feira da semana passada, 12, 4.950 casos da doença. Nesta terça-feira, a VE informou já ter totalizado 5.490munícipes contaminados – média diária de 135 confirmações, equivalente a5,62 casos de dengue por hora.

Desde o início de 2021, o órgão municipal já recebeu 7.626 notificações de pessoas com suspeita da doença. Deste total, 2.048 casos foram descartados por meio de exames laboratoriais, 5.490, confirmados e 88 aguardavam resultados.

O número de casos permanece subindo diariamente. Somente na segunda-feira, 15, 375 casos foram confirmados na cidade. Esse número representava uma média de 15,62 moradores contaminados a cada hora.

O índice soma todos os pacientes que receberam atendimento na UPA (unidade de pronto atendimento), no hospital da Unimed e na Unidade de Atendimento à Dengue, da Santa Casa de Misericórdia.

Publicidade

A titular da pasta, Tirza Luiza de Melo Meira Martins, informou que a maioria dos casos é autóctone (contraídos no município). Contudo, a região do Jardim Santa Rita de Cássia deixou de ser a localidade que concentra o maior número de casos, havendo registros de confirmações em volume semelhante em todos os bairros da cidade.

Este é o ano com maior número de casos autóctones da doença, conforme apontam as fichas epidemiológicas da Vigilância Epidemiológica, abordando o período de 1992 a 2021.

O índice de casos deste ano já é 1.648,41% maior que a totalidade de 2020, quando se somaram 314 infectados entre janeiro e dezembro – 61 contaminações a menos que as ocorridas nesta segunda-feira, 15.

Desde 2015, o número de notificações e casos confirmados da doença não era tão expressivo no município. Naquele ano, houve o pior índice da séria histórica, com 590 confirmados (151 importados e 439 autóctones) – somente 50 confirmações a mais que nos últimos quatro dias.

Nebulização em Tatuí

Na tarde de terça-feira, 16,a prefeitura informou que o setor de combate à dengue, da pasta da Saúde, faz a nebulização “pesada” para o combate à dengue nos Jardins Santa Emília, Lucila e 11 de Agosto nesta quarta-feira, 17, a partir das 18h.

Em nota à imprensa, a assessoria informa que, durante o “fumacê”, os moradores dos bairros devem abrir as janelas e portas das casas, visto que o mosquito se aloja dentro das moradias.

Além disso, orienta que devem ser cobertas gaiolas de pássaros e alimentos e, caso haja alguém alérgico na casa, que permaneça em um cômodo separado e fechado até 30 minutos após a passagem do fumacê.

Publicidade