Cia. de Maria apresenta serenata cênica no centro histórico de Tatuí

Espetáculo “TEM AR... TE!” será nos arredores da fábrica São Martinho

Serenata cênica “Tem Ar... te!” realizada pela Companhia de Maria (foto: AI Prefeitura)
Da redação

O Centro Histórico de Tatuí, nos arredores da antiga Fábrica São Martinho, receberá, nesta terça-feira, 21, a serenata cênica “Tem Ar… te!”, realizada pela Companhia de Maria. O espetáculo de música e teatro, que compõe o “1º Festival de Arte e Cultura de Tatuí”, terá início às 19h, em frente a quatro residências.

O nome “Tem Ar… te!” está associado à falta de ar, que é um dos sintomas da Covid-19, com o objetivo principal de ofertar um “respirar” de arte em meio à pandemia. “A música executada será leve e o texto citado será de estímulo à vida; o mesmo padrão será seguido com os demais elementos cênicos, como maquiagem e figurino”, informa a companhia.

Nas residências, serão feitos um chamado e um convite para os moradores das casas escolhidas, e, quem atender receberá um singelo presente. Respeitando os protocolos sanitários, as pessoas serão orientadas a convidarem os demais moradores das casas para irem até a janela ou o portão, e apreciarem o espetáculo.

Além disso, durante o ato, será interpretado um poema em meio às canções, para então, a ação ser finalizada com pétalas de flores sendo jogadas ao público.

Segundo a proponente do projeto, a atriz e diretora Renata Ramos, “a proposta justifica-se na razão da necessidade humana de consumir e produzir arte, considerando-a como um elemento fundamental no desenvolvimento humano e na construção da qualidade de vida dos moradores, logo, do munícipio”.

O projeto “Tem Ar… te!” é um dos habilitados no edital de cultura 01/2021, do “1º Festival de Arte e Cultura de Tatuí”, realizado pela Prefeitura.

A Companhia de Maria É um grupo artístico tatuiano, que tem como integrantes Renata Ramos, Maria Sbrissa e o músico violonista e compositor, Jimmy Andrey.

A iniciativa do projeto é de Renata Ramos, que é formada em Teatro pelo Conservatório de Tatuí e em artes visuais pela Uninter. Ela iniciou a produção teatral na escola em que estudava, aos nove anos de idade, e, aos 11 anos, para dar continuidade nos estudos entrou para o Conservatório de Tatuí, onde se formou em 2017, participando de mais de 15 espetáculos teatrais.

Em São Paulo, ela atua no grupo “As Alziras”, apresentando-se no show “Conversas e Memórias” e no espetáculo “Páginas Soltas”, que tem a orientação do renomado diretor teatral João das Neves – um dos fundadores do memorável “Grupo Opinião”.

Já em 2019, Renata entrou para a “Companhia de Opinião”, que executou o espetáculo “Opinião Conta Dandaras”, em 2020, contemplada pelo Proac. Atualmente, ela se dedica a conciliar a maternidade, a conclusão da licenciatura de pedagogia, a pós-graduação em metodologia do ensino da arte e a elaboração de projetos culturais.