Casos de pipas na rede elétrica têm crescimento de 50% no 1º semestre

Ocorrências fazem Elektro desligar energia e têm grande risco de choque

Da redação

O número de acidentes com pipas na rede elétrica em Tatuí aumentou 50% no primeiro semestre deste ano se comparado ao mesmo período do ano passado. Os dados são apontados em levantamento divulgado nesta segunda-feira, 5, pela Elektro.

De acordo com a empresa, foram registrados, entre os meses de janeiro a junho de 2021, pelo menos 12 ocorrências de acidentes com pipas, contra oito casos nos mesmos seis meses do ano passado.

Pelo levantamento da empresa, os bairros com maior número de registro de ocorrências na cidade são: Jardim Planalto, Jardim Wanderley e vila Nova Esperança.

O levantamento aponta o isolamento social – determinado para a prevenção à Covid-19 – como um dos motivos para o aumento no número de acidentes com pipas, “já que muitas crianças e jovens passaram a ficar mais em casa”.

A empresa ainda salienta que, ao longo do mês de julho, período que coincide com as férias escolares, o número de ocorrências pode aumentar devido à brincadeira e reforça ser necessário tomar alguns cuidados para evitar acidentes.

“Realizar a brincadeira em áreas inadequadas pode causar sérios riscos de choques, inclusive levando à morte por meio de descarga elétrica”, destaca a empresa, acrescentando que a atividade deve acontecer em lugares abertos e sem rede elétrica por perto.

“Parques, praias, campos de futebol e áreas afastadas dos centros urbanos são os lugares ideais para a brincadeira. Mas, não solte pipas em dias de chuva ou vento muito forte e, em caso de relâmpagos, recolha a pipa imediatamente”, orienta a empresa.

Segundo a Elektro, o perigo de empinar pipa em lugares indevidos se dá quando a linha enrosca em postes, transformadores e nos cabos elétricos, podendo provocar curtos-circuitos e causar a interrupção do fornecimento de energia.

“Jamais tente retirar uma pipa presa em equipamentos ou na rede elétrica. Outro perigo são as linhas com cerol, que podem danificar os fios, além de oferecer riscos à população, principalmente aos motociclistas”, completa a empresa.

Outra orientação em caso de acidentes envolvendo energia elétrica dentro de casa é desligar o disjuntor elétrico ou a chave geral e providenciar socorro ligando para o Corpo de Bombeiros (193) ou para o Samu (192).

Ocorrências com a rede de distribuição de energia devem ser comunicadas à Elektro pelo telefone 0800 701 01 02.