Casos de dengue caem mais de 65% em sete dias, mostra relatório da VE

Órgão da Secretaria de Saúde registra 4 infecções pela doença no período

10
Publicidade
Da redação

O número de moradores infectados pela dengue em Tatuí apresentou nova queda durante a semana recente. Conforme relatórios da Vigilância Epidemiológica, pertencente à Secretaria Municipal de Saúde, entre os dias 5 e 11 de julho, a pasta confirmou quatro casos da doença.

O número representa redução de 66,66% no número de casos confirmados, se comparado ao levantamento anterior, configurado entre os dias 28 de junho e 4 de julho, quando o órgão municipal notificou 12 casos.

Esta é a terceira semana consecutiva com redução. Entre os dias 21 e 27 de junho, a VE notificara 14 casos da doença e no período anterior, entre 14 e 20 de junho, 29 exames positivos.

Até o balanço divulgado no dia 5 de julho, a cidade contabilizava 20.410 contaminações. Com os novos exames positivos nos sete dias recentes, o município havia acumulado 20.414 casos de dengue em 2021.

Nos sete dias recentes analisados, a média diária foi de um caso confirmado a cada dois dias. No período anterior (de 28 de junho a 5 de julho), a média atingira quase duas confirmações por dia (1,7).

Publicidade

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, no inverno, é comum a queda no número de infecções. Contudo, mesmo com a baixa temperatura, há possibilidade de contaminação pela doença.

“O mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, ainda está presente no nosso município. Portanto, as medidas de prevenção, como manter quintais limpos e livres da água acumulada em vasos e plantas, devem ser mantidas”, destaca a secretaria.

Conforme o órgão, a maioria dos casos é autóctone (contraída no município). Até fevereiro, os contágios ocorriam de maneira concentrada na região do Jardim Santa Rita de Cássia. Contudo, a VE informa que os casos positivos não estão mais concentrados no bairro, com registros em toda a cidade.

Este é o ano com maior número de casos autóctones da doença, conforme apontam as fichas epidemiológicas da Vigilância Epidemiológica, abordando o período de 1992 a 2021.

O índice de casos deste ano já representa número 65 vezes maior que a totalidade de 2020, quando se somaram 314 infectados entre janeiro e dezembro.

A prefeitura reforça o pedido de colaboração de todos os cidadãos quanto à limpeza e manutenção de terrenos e residências. Salienta, ainda, que as denúncias podem ser feitas pelos telefones (15) 3259-8428 ou 3259-8463, ou na ouvidoria virtual pelo endereço: http://tatui.sp.gov.br/ouvidoria.

A prefeitura informa manter dois ecopontos para o descarte correto de entulhos e demais materiais. Eles funcionam todos os dias da semana, das 7h às 18h, sendo que, aos sábados e domingos, permanecem fechados das 12h30 às 13h30 para almoço.

Um ecoponto está situado na rua Flávia de Oliveira, próximo ao 107, no bairro Jardins de Tatuí, e recebe madeiras, entulhos e materiais recicláveis.

O segundo ecoponto está localizado na rua Victória dos Santos Gomes, sem número, Jardim Rosa Garcia II, no antigo frigorífico, e recebe sofás, colchões, madeiras, entulhos, eletrônicos (desde que não estejam abertos), pneus e recicláveis.

Publicidade