‘Cartografias’ segue com visitação aberta no Museu P. Setúbal





A exposição “Douglas Norris: Cartografias Humanas” que está em cartaz no MHPS (Museu Histórico “Paulo Setúbal”) segue aberta à visitação até o fim deste mês. O público pode conferir trabalhos em gravura até o próximo dia 23.

A entrada é gratuita. O museu fica na praça Manoel Guedes, 98, no centro, e funciona das 8h30 às 18h, de terça a sexta-feira, e das 9h às 17h, aos sábados, domingos e feriados. A curadoria da exposição é de Hélio Schonmann.

Os trabalhos estão expostos em Tatuí desde o dia 24 de setembro. Eles compõem a primeira exposição póstuma dedicada ao pintor, que foi desenhista e gravador. Norris nasceu em São Paulo em 1923 e faleceu em 2010.

Na exposição, Schonmann reúne recortes significativos das obras (mais de 50) de Norris. “O fascínio do artista pela diversidade resultou num rico mosaico de tipos humanos, imagens que exaltam a pluralidade cultural e étnica que marca nossa sociedade”, cita-se em nota de divulgação enviada à imprensa pelo museu.

Além de ser considerado um “notável retratista”, Norris ganhou o rótulo de “excelente paisagista”. Ele desenvolveu uma visão pessoal sobre o litoral paulista e seus habitantes. Norris deteve-se, também, no processo de transformação da capital em megalópole, focalizando preferencialmente bairros operários e periferias.