Atletas locais sagram-se campeão e vice

 

Dentre 450 judocas, dois de Tatuí conseguiram posição de destaque em competição de nível estadual. Marcelo Onofre Ap. da Cruz e Priscila Isabela Oliveira do Prado obtiveram resultados mais que positivos durante participação no “Campeonato Paulista por Faixas”. O evento aconteceu no dia 24 de setembro.

A edição 2016 teve realização no Ginásio da Associação Brasileira “A Hebraica”, de São Paulo. Ele contou com presença de competidores de diversos municípios do Estado, com predominância dos judocas na faixa marrom. O motivo é que os atletas buscam, na competição, a promoção para a faixa preta.

Os que representaram Tatuí disputaram em outra faixa, a verde. Priscila sagrou-se vice-campeã na categoria leve (-57 quilos). Já Cruz conquistou o ouro na categoria ligeiro (-60 quilos). Os dois fazem treinamentos específicos na Academia de Judô “Adriana Bento”, mantida pela sensei de mesmo nome.

“Priscila foi minha aluna no projeto Mais Educação e na Escola de Educação Especial ‘Wanderley Bocchi’. Cruz foi meu aluno no projeto do Cosc (Centro de Orientação e Serviços à Comunidade)”, recordou-se a sensei.

Para o evento de setembro, os atletas contaram com apoio da Prefeitura no transporte. A disputa é considerada uma oportunidade para os judocas paulistas se avaliarem. Também para buscarem um título estadual. No caso dos que têm faixa marrom, uma chance de ascender para a preta. Isso porque, quem conquista o título estadual, automaticamente faz a troca de graduação.

De acordo com a FPJ (Federação Paulista de Judô), a “promoção automática” obedece a uma série de quesitos. Os atletas, por exemplo, precisam cumprir todos os requisitos do curso e obter as assinaturas dos responsáveis (senseis, técnicos e demais profissionais) para o exame de graduação.

Além de judocas, o evento em São Paulo contou com presença do presidente da FPJ, Alessandro Puglia; do diretor de judô da Associação Brasileira “A Hebraica”, Eduardo Blucher; e do coordenador técnico da Federação, Joji Kimura.