Mais
    Início Cultura Conservatório de Tatuí promove agenda

    Conservatório de Tatuí promove agenda

    Mês de maio, entre diversas atrações, tem estreia do Coro do Conservatório de Tatuí

    Coro do Conservatório de Tatuí (Foto: Josué Mota/Arquivo do Conservatório de Tatuí)
    Da redação

    O Conservatório de Tatuí, para maio, anunciou uma programação “diversificada”. A estreia do Coro do Conservatório de Tatuí está entre os destaques. O concerto é realizado neste dia 7, às 20h, e tem a regência de Mara Campos.

    A agenda traz, ainda, as sessões de cinema do projeto “Cine Bibi”, master classes, recitais estudantis, entre outros eventos.

    Na terça-feira, 12, às 19h, o cineclube do Conservatório de Tatuí exibe “Amor nos Bastidores”. O documentário de 2020, dirigido por Patric Chiha, retrata o cotidiano de 15 jovens durante a turnê do espetáculo “Crowd”, peça de Gisèle Vienne que explora a cena “rave” dos anos 90.

    Ao longo das apresentações, o enredo se transforma em “relações estranhas e íntimas”. O longa tem classificação indicativa de 12 anos, a sessão tem entrada gratuita e será realizada no Teatro “Procópio Ferreira”.

    Dia 15, sexta-feira, às 18h, o Salão “Villa-Lobos” recebe o show de lançamento do álbum “Dobras”, do grupo Banduo. Formado pelos bandolinistas Maik Oliveira e Rafael Esteves, o duo apresenta dez faixas inéditas, entre composições próprias e obras de outros compositores.

    Com classificação indicativa livre e entrada gratuita, o espetáculo foi contemplado pelo edital de fomento CultSP PNAB e terá acessibilidade em libras e audiodescrição.

    Às 20h do sábado, 16, o Teatro “Procópio Ferreira” será palco do concerto Duo Viola & Cravo, formado por Ricardo Matsuda e Patrícia Gatti. Fundada em 2008, a dupla propõe o encontro da tradição nacional e o barroco europeu representados pela viola brasileira e o cravo.

    Com o álbum de estreia “Contos Instrumentais”, de 2009, o duo destacou a fusão entre os estilos musicais e foi premiado pela crítica especializada.

    Já em 2016, lançou ‘O Cravo e a Rosa’, com arranjos de obras clássicas da música brasileira e canções adaptadas de Bach à tradição popular. O evento tem entrada gratuita e classificação livre.

    Na segunda-feira, 18, às 20h, “um evento mais que especial” ocupa o palco do “Procópio Ferreira”: as professoras convidadas da School of Music at West Texas A&M University, Rossitza Jekova-Goza e Choong-ha Nam, apresentam um recital que promoverá o “encontro” de violino e piano.

    Ambas as musicistas são reconhecidas internacionalmente por suas trajetórias dedicadas à música de câmara. O encontro terá, ainda, a participação da professora e violoncelista Elen Pires, que executará uma das obras. Com entrada gratuita, o espetáculo tem classificação indicativa livre.

    O Encontro de Piano é uma ação pedagógica do Conservatório de Tatuí que reúne estudantes e docentes em um encontro dedicado à prática, reflexão e performance ao piano.

    Assim como em outros anos, o evento combina palestras, master classes e recital de encerramento, com o objetivo de “promover um intercâmbio de experiências e aprimoramento artístico das pessoas participantes”.

    Sob a coordenação da Fanny de Souza Lima, o evento terá a participação de Luciana Sayure, abordando fundamentos técnicos aliados a práticas musicais; e Janne Gonçalves apresenta a palestra “Além do prêmio: a importância dos concursos na formação do pianista”.

    Esta edição do Encontro de Piano será realizada no dia 21, das 9h às 18h, no Salão “Villa-Lobos”, e terá transmissão ao vivo pelo YouTube da instituição. A entrada é gratuita e a classificação indicativa, livre.

    No dia 22, sexta-feira, às 20h, o grupo As Donas do Forró lá do Muquém apresenta o concerto “Os Pé de Foice Já Sabe Xaxá”. Sob o comando de Bianca de Melo, o conjunto promove um encontro que “aposta em arranjos instrumentais sensíveis e robustos, com um repertório que transita entre o tradicional e o contemporâneo”.

    Já no domingo, dia 24, às 20h, o Duo de Bolso sobe ao palco para o recital “Notas ao vento – Brasilidades para flauta e piano”. Formado por Mateus Santin Mendes e Lucas Herrera, a dupla “propõe um espetáculo que valorize, sobretudo, o repertório nacional e explore novas sonoridades e possibilidades de expressão musical”.

    Com classificação indicativa livre e entrada gratuita, ambos os eventos são projetos contemplados pelo Edital de Ocupação Artística do Conservatório de Tatuí e serão realizados no Teatro “Procópio Ferreira”.

    Como já é tradição, na última terça-feira do mês o Conservatório de Tatuí promove a Roda de Choro, na cantina Clave de Sol. Em maio, dia 26, a partir das 17h, a violonista Helô Ferreira é a convidada e se apresenta “ao lado de amantes do gênero em um encontro informal e cheio de brasilidade”.

    A artista tem a trajetória musical marcada pela dedicação ao samba, choro e à música brasileira, valorizando ritmos da música popular. A entrada é gratuita e a classificação indicativa, livre.

    Ainda no dia 26, às 19h, no Teatro “Procópio Ferreira”, o Departamento de Artes Cênicas promove um encontro com as artistas Georgette Fadel e Juçara Marçal.

    O evento propõe “uma imersão nas linguagens do teatro e da música, analisando seus pontos de convergência”. Georgette e Juçara também discorrerão sobre suas perspectivas como intérpretes em montagens adaptadas do espetáculo “Gota D’Água”, de Chico Buarque e Paulo Pontes. O encontro tem classificação indicativa livre, entrada gratuita e terá transmissão pelo YouTube da instituição.

    O recital “Violão em Pauta” será realizado no CEU das Artes, dia 27, às 15h. Sob a coordenação de Rosana Massuela, o evento é uma das ações pedagógicas complementares à formação cultural de estudantes do Conservatório de Tatuí, visando o aprimoramento da experiência com o público.

    A agenda de maio traz, ainda, uma série de recitais, todos com entrada gratuita e classificação indicativa livre. Estudantes de diferentes instrumentos da área de música se apresentam e mostram ao público um pouco do repertório em desenvolvimento durante seu percurso escolar.

    Master classes

    O mês de maio tem master classes com artistas de renome que compartilham um pouco do seu conhecimento com o público do Conservatório de Tatuí.

    No dia 12, às 13h30, o Salão “Villa-Lobos” recebe o norte-americano Ryan Keberle para uma master class sobre o trombone para estudantes e entusiastas.

    O artista se destaca como um dos grandes nomes do instrumento e foi eleito pela Jazz Times como o trombonista “nº 1” do estilo. Na quarta-feira, 13, às 10h, o convidado Dimas Soares ministra a aula ‘Toques, cantigas, tradições e saberes matutos’, na sala 8 do Setor de Pianos. O docente compartilhará assuntos ligados à cultura popular brasileira.

    O Conservatório de Tatuí promove “uma master class imperdível” – conforme anunciada – ministrada pelo holandês Jacques Ogg sobre performance histórica, no auditório da Unidade Chiquinha Gonzaga, dia 14, às 14h.

    Grande expoente do gênero, o cravista, pianista e regente discorrerá sobre práticas interpretativas dos períodos barroco e clássico “em uma grande imersão sobre o estilo”.

    No sábado, 16, a partir das 9h30, o percussionista André Hosoi dará uma aula sobre percussão corporal. O musicista é coordenador do grupo Barbatuques, referência mundial nessa modalidade percussiva, e trará para a turma participante aprendizados práticos a partir de ritmos brasileiros e universais, estimulando o desenvolvimento da coordenação motora e independência rítmica. O evento será realizado na Unidade 3.

    No dia 19, o Conservatório de Tatuí trará quatro “nomes de peso” que ministrarão master classes voltadas para estudantes e “amantes da música”

    Às 9h, na sala multimídia da Unidade Chiquinha Gonzaga, a violinista búlgara Rossitza Jekova-Goza falará sobre prática e expressividade na música de câmara.

    No mesmo horário, na sala 9 do Setor de Pianos da instituição, a pianista Choong-ha Nam conduz uma aula sobre interpretação e prática pianística, dando ênfase à escuta, musicalidade e construção de repertórios.

    Já às 16h, no Salão “Villa-Lobos”, o saxofonista e educador norte-americano Damani C. Phillips prepara uma apresentação sobre conjuntos populares.

    O docente é referência internacional no jazz contemporâneo e compartilhará um pouco de seu conhecimento com o público. E, fechando a programação de maio, às 18h, na sala 8 do Setor de Pianos, Gilberto Monteiro promove um encontro sobre acordeão.

    O profissional apresentará a força poética da ‘acordeona de botão’, instrumento que é marca registrada de sua trajetória profissional.

    Todas as master classes têm entrada gratuita, classificação indicativa livre e alguns eventos terão, inclusive, transmissão ao vivo pelo canal no YouTube do Conservatório de Tatuí. Confira nossa agenda e fique de olho.

    Grupos Artísticos Musicais do Conservatório

    Sob a regência de Emmanuele Baldini, a Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí se apresenta neste dia 6, às 20h. O repertório tem “Descobrindo uma Sinfonia” e, com ele, o conjunto prepara “uma experiência interativa” no palco ao explorar a Sinfonia nº 5 de Pyotr Ilych Tchaikovsky.

    Na quinta-feira, às 20h, o Coro do Conservatório de Tatuí realiza seu concerto de estreia na temporada. O grupo fundado em 1988 reúne cerca de 20 vozes – entre estudantes bolsistas, professores e convidados, e em 2026 está sob a regência e coordenação de Mara Campos, contando também com a preparadora vocal Marília Vargas. Os espetáculos têm entrada gratuita, classificação indicativa livre e serão realizados no Teatro Procópio “Ferreira”.

    Dia 13, às 20h, a Banda Sinfônica sobe ao palco acompanhada de Cristiane Bloes (piano) e Robson Moraes (xilofone) para um concerto antecipado como “emocionante”.

    Sob a batuta de Marco Almeida Jr., o conjunto se destaca pela difusão e valorização da música brasileira e repertórios como os de Heitor Villa-Lobos, resgatados em parceria com a UFRJ.

    Na quinta-feira, 14, às 20h, o espetáculo fica por conta da Jazz Combo do Conservatório de Tatuí, dessa vez ao lado de Ryan Keberle. O trombonista norte-americano é um dos grandes expoentes do instrumento e considerada uma das vozes mais inovadoras do jazz contemporâneo.

    Já o Grupo de Percussão, comandado por Luis Marcos Caldana, apresenta-se na sexta-feira, 15, às 20h. Com mais de 50 anos de existência, o grupo é reconhecido pela execução de obras percussivas com alto nível técnico entre a música erudita e a popular. Todos os eventos serão realizados no Teatro “Procópio Ferreira”, com entrada gratuita e classificação livre.

    O Grupo de Música Raiz do Conservatório de Tatuí fará uma dobradinha de apresentações nos dias 20 e 24. Na quarta-feira, o conjunto sobe ao palco do “Procópio Ferreira” ao lado do acordeonista Gilberto Monteiro e do pianista Gustavo Kraemer.

    Já no domingo, 24, o conjunto desembarca no Sesc Campo Limpo, em São Paulo, para apresentar seu repertório que explora a chamada música raiz brasileira.

    Nesse concerto, o grupo coordenado por Thadeu Romano também terá as participações de Gilberto Monteiro e Gustavo Kraemer. Os eventos têm classificação indicativa livre e a entrada é gratuita.

    Dia 27, às 20h, a Big Band do Conservatório de Tatuí sobe ao palco sob a coordenação de Christianne Neves e explora o programa intitulado “SALSA!”.

    A apresentação celebra a pluralidade dos ritmos latinos, como mambo, bolero, danzon e cha-cha-chá, com a execução de obras de Consuelo Velásques, João Donato, Dizzy Gillespie e outros nomes.

    No dia 28, às 20h, a Camerata de Violões realiza mais um concerto “que reforça a riqueza e versatilidade do repertório violonístico”. O grupo coordenado por Diego Salvetti é reconhecido pela valorização de peças musicais de compositores brasileiros e latino-americanos.

    E, para encerrar a agenda dos grupos artísticos musicais em maio, o Grupo de Choro se apresenta no dia 29, às 20h. Reconhecido pela extensa pesquisa e difusão de um dos gêneros mais importantes da música brasileira, o grupo fundado em 1993 é formado por estudantes bolsistas em nível avançado de conhecimento e está sob a coordenação de Alexandre Bauab Jr.

    Os espetáculos serão realizados no Teatro “Procópio Ferreira”, todos com entrada gratuita e classificação indicativa livre.

    Para eventos no Teatro “Procópio Ferreira”, os ingressos podem ser adquiridos online e de maneira antecipada pela plataforma INTI ou presencialmente na bilheteria, aberta de terça-feira a sexta-feira, das 13h às 16h e das 17h às 20h. Já para apresentações em outros espaços culturais do Conservatório de Tatuí, não é necessária a retirada de ingressos.

    Acesse a Agenda Cultural, disponível no site da instituição, para saber todos os detalhes e a programação completa do Conservatório de Tatuí.

    Agenda Cultural do Conservatório de Tatuí:
    https://www.conservatoriodetatui.org.br/agenda-cultural/. Mais informações: (15) 3205-8434