Candidatos à prefeitura detalham planos em entrevistas a O Progresso de Tatuí

Nesta e na próxima semana, propostas para “áreas vitais” são apresentadas em grupo

Da redação

Neste final de semana, com sequência no próximo, dias 22 e 29, as principais áreas de interesse do munícipio passam a ser foco de entrevistas realizadas junto aos candidatos à prefeitura de Tatuí.

No início desta semana, receberam convite para a participação na sabatina os quatro candidatos: Alessandra Vieira de Camargo Teles (Alessandra Gonzaga), do Partido Progressistas (PP); Eduardo Dade Sallum (Eduardo Sallum), do Partido dos Trabalhadores (PT); Miguel Lopes Cardoso Júnior (Professor Miguel), do Partido Social Democrático (PSD); e Rogério Milagre, do Partido da Mobilização Nacional (PMN).

Alessandra Gonzaga concorre junto à coligação “Amor e Trabalho por Tatuí”, integrada pelo Partido Progressistas, Partido Liberal (PL), União Brasil, Avante e Partido Socialista Brasileiro (PSB).

Eduardo Sallum está à frente da coligação “Muda Tatuí com Sallum”, composta por PT, PSDB, PDT, Rede, Cidadania, PCdoB, PV e Psol.

Professor Miguel concorre pela coligação “Para Seguir Reconstruindo uma Tatuí de Todos”, a qual soma os partidos PSD, Republicanos, Podemos, MDB, Solidariedade e PRD.

Rogério Milagre segue no pleito sem coligação, sustentado apenas pelo Partido da Mobilização Nacional.

O objetivo das entrevistas é proporcionar aos eleitores mais conhecimento sobre os candidatos ao cargo de prefeito. Conforme efetivado neste ano, junto aos convites, os candidatos receberam uma pauta de questões a serem respondidas por escrito até a tarde desta quinta-feira, 19.

Da pauta, destacam-se as áreas entendidas como de maior interesse público neste momento, pela ordem: saúde, educação, segurança, emprego, infraestrutura, cultura, turismo e esporte.

Os candidatos tiveram a indicação de, a partir de seus respectivos planos de governo, dissertarem sobre suas propostas para cada uma dessas áreas.

Para efeito equânime quanto ao espaço reservado a cada um, ainda houve orientação para que cada resposta relativa a cada tema não ultrapassasse o limite de 4.000 toques com espaço.

Assim, nas duas edições em sequência, devem ser publicadas as respectivas respostas de cada um dos candidatos sobre os mesmos temas, de maneira a facilitar a comparação por parte dos eleitores.

Os candidatos, dentro desse formato, respondem na edição deste final de semana sobre as áreas de saúde, educação, segurança e emprego, compondo o primeiro bloco das entrevistas.

O bloco seguinte, a ser publicado no dia 29, apresentará como temas as áreas de infraestrutura, cultura, turismo e esporte.

A série de entrevistas com os candidatos a prefeito de Tatuí promovida pelo jornal teve a primeira edição em agosto de 1992, quando foi destaque no tabloide “Stopim”, encartado em O Progresso.

Naquele ano, entre os candidatos, estava Luiz Gonzaga Vieira de Camargo (pai de Alessandra Gonzaga), que não venceu o pleito, mas, posteriormente, em 1998 e 2002, conquistou vaga na Assembleia Legislativa de São Paulo e, em 2004, foi eleito prefeito de Tatuí e, em 2008, reeleito.

Disputando com Gonzaga, então em coligação com PTR, PRN, PDS, PTB, PSDB e PDC naquela eleição de 1992, estiveram José Rubens do Amaral Lincoln, pelo PT, e Joaquim Amado Quevedo, do PMDB, que acabou eleito.

SAÚDE

Alessandra Gonzaga

Como candidata a prefeita de Tatuí, minha principal prioridade é a saúde. Estou profundamente comprometida em garantir que a população receba um atendimento digno e humanizado. Não podemos mais aceitar que nossos moradores enfrentem longas filas ou precisem se deslocar para outras cidades em busca de tratamento essencial. Trarei dignidade ao atendimento e transformarei a experiência de nossos cidadãos com a saúde pública.

A primeira medida será a reestruturação da UPA Central e a construção de uma nova UPA na região do Jardim Santa Rita. Entendo que a saúde não tem horário e, portanto, é fundamental oferecer atendimento imediato e adequado à população. Com a construção desta nova UPA, vamos descentralizar os serviços de saúde, tornando o acesso mais fácil e rápido para todos. Esta unidade será essencial para melhorar a resposta a emergências e proporcionar cuidados médicos urgentes eficientes e humanizados.

Outra proposta é a reestruturação do serviço de Atenção Básica nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), com a retomada dos programas de saúde- Hiperdia (Hipertensão e Diabetes), Puericultura e Gestantes, ampliar as Equipes de Saúde da Família (ESFs) e realizar reformas nas UBSs criando ambientes mais adequados e modernos. Vou implantar a entrega de remédios no prazo determinado e temos o compromisso de não deixar faltar remédio.

Além disso, vou descentralizar a coleta de exames laboratoriais e imagem garantindo a rapidez no diagnóstico, aprimorar o atendimento a pessoas com câncer construindo um prédio próprio na cidade de Jaú onde o paciente ficará com seu acompanhante em ambiente privativo com banheiro e espaço de alimentação. Irei fortalecer a parceria com o Hospital Amaral Carvalho, para atendimento também em Tatuí e implantar um serviço de apoio em Itapeva, bem como regulamentar o transporte de pacientes de acordo com a necessidade de atendimento, promovendo o bem-estar e dando um tratamento digno e humanizado O objetivo com isso é garantir que o paciente com câncer receba o cuidado necessário permitindo-lhe mais tranquilidade e suporte.

Tenho ainda compromisso na ampliação do atendimento da Clínica Escola para Autistas, que a prefeita Maria José deixou pronta e que por 3 anos e meio ficou parada, hoje, existindo, mas não atendendo as expectativas e as necessidades das famílias tatuianas. Irei reestruturar e ampliar os serviços oferecidos pela Clínica, garantindo que as crianças autistas recebam o acompanhamento adequado, com equipes especializadas e multidisciplinares. Nosso objetivo é oferecer um serviço de qualidade que inclua intervenções precoces e suporte contínuo para as famílias.

Meu compromisso é oferecer em Tatuí o serviço de hemodiálise e implantação de leitos de UTI neonatal.

Vou reestruturar o serviço do Centro de Fisioterapia e, desse modo eliminando filas de espera. A saúde precisa ser prioridade máxima ao cidadão tatuiano e estou comprometida em encontrar soluções reais e eficientes para nossos desafios.

Eduardo Sallum

A saúde pública está um verdadeiro caos, resultado da má gestão dos últimos 30 anos. Faltam postos de saúde, equipamentos e médicos, obrigando a população a sofrer nas longas esperas para consultas, exames e cirurgias. Atualmente, há 13 mil tatuianos e tatuianas na fila de espera para fazer algum exame. Vamos dar um choque de gestão e revolucionar a saúde pública, para acabar com as filas.

De saída, vou criar um programa para combater a corrupção na saúde e revisar todos os contratos do setor. Vou implantar o Poupatempo na Saúde, com a ampliação e informatização da rede de saúde para acabar com as filas. As pessoas vão poder marcar consultas e exames por aplicativo do celular.

Eu sou o único candidato a prefeito da cidade com ligação direta com o governo federal e como vereador já trouxe no ano passado para Tatuí R$ 76 milhões para a saúde e outros investimentos. Vou trazer 30 médicos do programa Mais Médicos já no início do governo, focando em pediatra, ginecologista e médicos da família para sanar o problema da saúde básica.

Segundo, já consegui trazer, através do governo federal, duas UBSs para Tatuí, uma para o Caguaçu, na zona norte da cidade, e outra para o Pacaembu, na zona sul. O dinheiro já está na conta da Prefeitura, para serem construídas em 2025. Vou trazer para o município mais quatro UBSs do governo federal, uma para cada região de Tatuí.

Já tenho acertado também com o Ministério da Saúde e vou trazer para Tatuí, através do PAC (Plano de Aceleração do Crescimento), uma policlínica, que contém médicos de várias especialidades que farão diagnóstico, exames, tratamento ambulatorial e pequenas cirurgias. Será um investimento de mais de R$ 10 milhões que será uma referência na região.

Vou também construir o Centro Especializado em Reabilitação (CER-4), com verba já conquistada em meu mandato de vereador, para agilizar e oferecer suporte contínuo às famílias com pessoas com deficiência e criar o Banco de Remédios.

Só eu posso conseguir esse tipo de investimento por causa da minha ligação com o governo federal, e também porque eu vou atrás e batalho por Tatuí e pelo povo tatuiano. Meus adversários não apenas não têm acesso ao governo federal. Eles não têm acesso sequer ao governo do Estado, não reivindicam porque não têm iniciativa, são medrosos e subservientes ao Palácio dos Bandeirantes. Foi assim com o Conservatório, com a nova entrada de Tatuí, com a Faculdade de Medicina.

Vou ainda trazer uma nova UPA para a zona sul da cidade. A UPA que existe hoje não atende a demanda dos tatuianos e tatuianas. E foi construída numa região errada, numa região nobre onde a população usa saúde privada. Vamos trazer uma nova UPA para a zona sul, onde está a maioria da população da periferia, duplicando assim a capacidade de atendimento na saúde em Tatuí.

É meu compromisso também aumentar o número de ginecologistas, de pediatras e de obstetras, construir a tão sonhada UTI Neonatal e colocar finalmente em funcionamento o Centro de Hemodiálise de Tatuí.

A história do Centro de Hemodiálise é um exemplo da incompetência, do descaso com a população e da prática da velha politicagem rasteira. O Centro foi construído em 2015, está com toda a estrutura física pronta e é administrado por uma empresa privada especializada. Mas está parado desde então.

A Prefeitura vem colocando obstáculos burocráticos um atrás do outro. Primeiro, alegou que o Centro precisaria estar em funcionamento durante seis meses para que possa ser assumido pelo SUS (Serviço Único de Saúde). Fui até o Ministério da Saúde e consegui que o Centro fosse liberado de cumprir esse prazo. Aí a Prefeitura alegou que não tinha dinheiro pra pôr em funcionamento. Mais uma vez fui atrás e consegui R$ 500 mil do ministro Alexandre Padilha e mais R$ 300 mil em emendas do deputado Carlos Zaratini.

Os R$ 800 mil estão há mais de 3 meses depositados na conta da Prefeitura e o Centro não é inaugurado. O prefeito faz isso só porque fui eu que consegui os recursos.

Professor Miguel

Nossa gestão é um exemplo de que, com planejamento, dedicação, olhar atencioso e humanizado, que possibilitou enfrentar os desafios e promover avanços significativos na saúde de nosso município.

Inúmeras são as iniciativas que realmente fazem a diferença na vida da população, a exemplo do nosso Núcleo de Apoio ao Tratamento de Câncer, que centraliza todos os serviços relacionados ao atendimento de pacientes em tratamento oncológico, inclusive tratamento odontológico especializado, psicológico e serviço social, que funciona em paralelo à nossa Casa de Atendimento na cidade de Jaú, que aloja e ampara os munícipes de Tatuí que fazem tratamento oncológico enquanto em viagem, com hospedagem e alimentação, um avanço na humanização e cuidado com nosso povo. Para o próximo ano, temos o compromisso para a instalação de um posto avançado do Hospital Amaral Carvalho em nossa cidade, possibilitando uma gama de procedimentos oncológicos em nossa cidade.

Um dos nossos principais compromissos para 2025 é a contratação de mais médicos, refletindo nossa determinação em atender à demanda crescente por cuidados de saúde de qualidade. A abertura de concursos e processos seletivos para contratação de profissionais da medicina continuará sendo prioridade em nossa gestão.

Outro avanço importante foi a criação do laboratório de análises clínicas, na Sanca Casa, e o Centro de Diagnóstico de Imagem no antigo Pronto-Socorro, que solucionaram problemas relacionados a diagnósticos através de exames laboratoriais e de imagem. Isso além de melhorar a eficiência do processo, permite que os tatuianos tenham acesso a resultados confiáveis, podendo iniciar o tratamento rapidamente. Atualmente, realizamos mais de 92 mil exames de análises clínicas e de imagem, por mês, um número que demonstra o empenho de nossa gestão em ampliar o acesso à saúde.

Para garantir que o atendimento se torne cada vez mais acessível, ampliamos o horário de funcionamento de duas Unidades Básicas de Saúde (UBS), sendo elas a UBS Santa Rita e UBS Vila Angélica, e temos planos para estender esse horário em mais bairros, proporcionando mais oportunidades para a população buscar atendimento. Estamos comprometidos com a construção da nova Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas na região Sul, que será fundamental para fortalecer ainda mais a rede de urgência e emergência na zona sul e desafogar o atendimento da UPA central.

Acreditamos que, com esses esforços, estamos construindo uma saúde pública mais robusta e eficiente, capaz de atender às necessidades de todos os cidadãos.

Rogério Milagre

Disk consulta onde a pessoa vai conseguir agendar sua consulta através do whatsapp de dentro da casa sem precisar enfrentar filas.

Aumentar o número de médico na UPA.

Fazer uma nova UPA no bairro Santa Rita com isso vai desafogar o atendimento e vai melhorar o atendimento com mais rapidez.

EDUCAÇÃO

Alessandra Gonzaga

Na área da educação, meu compromisso é ampliar as vagas em creche eliminando as filas de espera. Vou concluir a obra da creche do Bairro Pacaembu, reformar a Creche Laurindo Badanais – que se encontra fechada, e dar continuidade as tratativas para a construção da escola de ensino médio na região do Santa Rita, além de entregar seis novas creches. Garantir que todas as crianças tenham acesso à educação desde cedo é uma prioridade.

Uma de minhas iniciativas será a construção de uma unidade do Projeto Ayrton Senna na região do Santa Rita. Irei criar oportunidades para adolescentes e jovens, oferecendo a chance de frequentar a Faculdade de Tecnologia de Tatuí. A educação é a chave para transformar vidas e quero assegurar que cada jovem tenha acesso a oportunidades reais. Além disso, vou implantar o “Selo Escola Inclusiva” para incentivar a inclusão plena nas instituições de ensino. Cada criança tem seu ritmo e suas necessidades, e é nosso dever garantir que todas tenham as mesmas oportunidades de aprendizado e desenvolvimento.

A padronização da merenda escolar e a entrega de materiais e uniformes no início do ano letivo também fazem parte de minhas propostas. A educação de qualidade vai além do conteúdo em sala de aula. Nossos alunos precisam ser bem alimentados e ter o material necessário para aprender com dignidade. Isso demonstra respeito e cuidado com o futuro das nossas crianças.

Vamos incentivar e buscar junto ao governo do Estado ampliar as vagas aos estudantes de Tatuí para terem oportunidades de concluir o ensino médio, técnico e superior em apenas 5 anos

Além disso, planejo estabelecer parcerias com Organizações da Sociedade Civil para atender as crianças e adolescentes com atividades extracurriculares, esportivas, artísticas e culturais, fora do horário regular das aulas. Vou desenvolver o programa “Escola Bem Segura”, que incluirá medidas de segurança como monitoramento e reconhecimento facial nas escolas. A segurança dos nossos alunos é fundamental e os pais devem saber que seus filhos estão seguros na escola.

Com relação aos professores e toda equipe da educação reafirmo meu compromisso de valorizar todos os profissionais. Vou manter os benefícios adquiridos e estaremos juntos para o atendimento e desenvolvimento da Educação em nossa cidade.

Tatuí tem um grande potencial e vou garantir que nossas crianças e jovens se sintam cuidados e preparados para o futuro. A educação é o caminho para transformar nossa cidade e oferecer um futuro melhor para todos.

Eduardo Sallum

Vamos cuidar primeiro dos nossos pequenos, depois dos nossos adolescentes e chegando aos nossos jovens. Em relação aos pequenos, vamos zerar a fila em creche. Há pelos menos 850 crianças sem vaga nas creches em Tatuí. Mais de um terço das crianças de 0 a 3 anos estão fora da educação infantil no nosso município.

Vamos criar mais quatro creches em Tatuí para zerar essa fila. Como vereador, já trouxe uma creche de 400 vagas para a cidade, por intermédio do governo federal. O dinheiro já está na conta da Prefeitura e até agora não sei por que não foi construída.

Nós vamos construir a partir de 2025 mais quatro creches e vou colocar em prática justamente a lei que fiz e aprovei na Câmara Municipal, que a Prefeitura não executa não sei por que razão, que é a Lei de Transparência de vagas em creche. Vou tornar obrigatória a publicação pública das vagas nas creches para acabar com o fura-fila e com o jeitinho que tanto atormenta os nossos tatuianos.

Segunda coisa: para os nossos adolescentes eu vou fazer escola de tempo integral. Já conseguir uma do PAC (Plano de Aceleração do Crescimento) do governo federal. São 4.000 metros de área construída, tem até piscina dentro da escola. Ali os alunos poderão tomar café da manhã, almoçar, tomar o café da tarde e jantar. De dia aprende português, matemática e ciências e à tarde terá a parte cultural, teatro, música, esporte etc.

Vou construir quatro escolas de tempo integral como essa, uma em cada região da cidade: norte, sul, leste e oeste.

Com as escolas de tempo integral, nós vamos tirar a molecada da rua, oferecer educação, cultura, esporte e lazer e ao mesmo tempo afastá-los da tentação do crime organizado. Sabemos que os meninos dessa idade são usados pelo tráfico. E a melhor forma de combater o tráfico e o crime organizado é colocar essa meninada o dia todo dentro da escola.

E para os nossos jovens eu vou fazer o que já faço como vereador, com a estrutura do meu mandato: um cursinho popular pré-vestibular gratuito na Casa Práxis, para pegar a molecada da nossa periferia, pegar a juventude da escola pública e realizar o sonho da faculdade. Eu vou fazer cursinhos populares espalhados por toda a Tatuí, porque é muito barato e realiza o sonho da molecada. E depois vou batalhar junto ao governo federal – já iniciei as tratativas – para trazer um Instituto Federal de Ensino para Tatuí, para que a gente consiga realizar os sonhos da profissionalização e do ensino superior para nossos jovens.

Minha administração também investirá na melhoria da qualidade de ensino, instituindo programas de formação continuada para professores e gestores escolares. Vou ainda alterar a estrutura da gestão escolar para serem cargos concursados e adequar o currículo às necessidades locais, com ênfase em temas como sustentabilidade e bem-estar animal.

Queremos pensar um modelo educacional com proposta pedagógica própria do município, construída coletivamente pelos profissionais da educação, e implementar oficinas curriculares nos espaços públicos.

Vou ainda na minha gestão atender à reivindicação do Conselho Municipal de Políticas Culturais e trazer de volta a Biblioteca Municipal Brigadeiro Jordão para o antigo edifício Alvorada, que tem todas as instalações e acessibilidades de segurança adequadas. A Prefeitura retirou a biblioteca do complexo cultural e instalou em uma outra casa sem condições de acessibilidade, insalubre e sem segurança para as crianças.

Professor Miguel

Na educação, temos avanços e compromissos para o futuro. A educação é um dos pilares fundamentais para o desenvolvimento de nossa sociedade, e temos trabalhado incansavelmente para promover avanços significativos nessa área. Um dos destaques de nossa gestão é o Projeto Mais Senna, que oferece atividades no contraturno escolar. Este projeto inclui práticas esportivas e artísticas, permitindo que nossos alunos se desenvolvam integralmente, tanto academicamente quanto socialmente.

Além disso, estamos orgulhosos de anunciar a melhoria na qualidade da merenda escolar, com um cardápio de excelência que atende a todas as faixas de ensino. Sabemos que uma alimentação adequada é crucial para o aprendizado e o desenvolvimento das crianças, e essa mudança reflete nosso compromisso com a saúde e o bem-estar dos alunos.

Os indicadores de educação em nosso município têm mostrado melhora significativa, e isso é fruto de esforços contínuos. Investimos na construção de três novas creches e na reforma de 17 escolas, proporcionando infraestrutura adequada para nossos estudantes. A qualidade do material escolar também foi elevada, garantindo que todos tenham acesso a ferramentas que estimulem o aprendizado.

Estamos especialmente felizes com a inauguração do Centro de Educação e Atendimento ao Autista, que representa um passo importante na inclusão de todos os alunos, independentemente de suas necessidades especiais. Este centro será um espaço de acolhimento e aprendizado, promovendo a diversidade em nossa educação.

Nossa prioridade é zerar as filas em creches, um compromisso que levamos muito a sério. Temos duas novas creches prontas para iniciar as obras e uma nova escola de ensino médio em planejamento. A expansão do Projeto Mais Senna também é uma meta clara, com a intenção de levar essas atividades a outras localidades do município, garantindo que mais crianças tenham acesso a oportunidades enriquecedoras.

Acreditamos que, com essas ações, estamos construindo um futuro mais promissor para nossos jovens, proporcionando educação de qualidade e oportunidades que permitirão a todos prosperar.

Rogério Milagre

Precisamos construir e reativar as creches pois há muita falta de vaga.

Construir mais escolas porque aumentou muito loteamento na cidade.

Curso de capacitação. Qualificar as pessoas.

SEGURANÇA

Alessandra Gonzaga

Na área de segurança pública, estou comprometida em fortalecer a proteção à população de Tatuí. Minha principal iniciativa é realizar concurso público para a Guarda Civil Municipal, com o objetivo de aumentar o efetivo, incluindo vagas para mulheres. Uma guarda mais presente e diversificada é essencial para garantir que todos os setores da nossa sociedade estejam bem assistidos. Irei ainda reativar todas as Bases Comunitárias da Guarda Civil Municipal, na zona urbana e rural, para fortalecer a presença da segurança nas diferentes regiões da cidade. Além disso, defendo a criação de um programa educacional de prevenção às drogas, em parceria com a Guarda Civil Municipal e a ampliação do PROERD em colaboração com a Polícia Militar. Precisamos garantir que nossas crianças e adolescentes recebam o apoio necessário para evitar o envolvimento com drogas e violência.

Outra proposta importante é a implementação do programa “Monitora Tatuí”, que buscará integrar câmeras de segurança particulares com o sistema de monitoramento da cidade. Essa integração ampliará a capacidade de vigilância em tempo real, aumentando a segurança e a eficiência na resposta a incidentes.

Valorizo a saúde e o bem-estar dos agentes de segurança e proponho a criação de um serviço de apoio à Guarda Civil Municipal. Esse serviço incluirá treinamentos constantes e cuidados com a saúde física e mental dos guardas. Precisamos oferecer às nossas forças de segurança as ferramentas e o suporte necessários para que desempenhem suas funções com excelência.

Irei implementar um comitê de diálogo permanente entre a Guarda Civil Municipal e as autoridades policiais. Esse comitê garantirá uma comunicação constante e eficaz na implementação das estratégias de segurança pública, promovendo uma coordenação eficiente entre os diferentes órgãos envolvidos.

Pretendo também, por meio de ação conjunta com o Governo do Estado buscar o aumento do efetivo e das viaturas da Polícia Militar, além de reestrurar a Polícia Civil, a fim de oferecer maior capacidade de investigação policial em nosso Municipio.

Por fim, parcerias com o Poder Judiciário mantendo e ampliando o Programa Patrulha da Paz, que visa coibir a violência doméstica e proteger as famílias de Tatuí. A segurança vai além das ruas e precisamos garantir que dentro de casa as pessoas também se sintam seguras, especialmente as mulheres e crianças em situação de vulnerabilidade. A criação de uma rede de proteção integrada e eficiente é fundamental para nossa cidade.

Eduardo Sallum

O aumento do crime organizado, do tráfico de drogas e dos roubos são problemas sérios de segurança que não apenas Tatuí enfrenta, mas todo o país. Nosso plano de governo considera a segurança pública uma questão que vai muito além do policiamento e da repressão.

Em primeiro lugar, vou inserir tecnologia e inteligência para promover a segurança da cidade. Vamos implantar câmeras de monitoramento espalhados pelo município, o que consideramos fundamental tanto para evitar como para a resolução de crimes.

Vou equipar e aumentar em pelo menos um terço o efetivo da nossa Guarda Municipal, implantar cursos de aperfeiçoamento permanentes e valorizar esses servidores.
Vou integrar as polícias, tanto a civil quanto a militar, guarda municipal, corpo de bombeiros, agentes de trânsito e Samu. Isso eu já venho conversando com eles para que a gente faça uma polícia unificada com um comando único na nossa cidade. O Centro de Operações Integradas visa dar resposta rápida e coordenada a emergências, calamidades e crises, aumentando a eficácia das operações.

Vou também implantar o Centro Integrado de Monitoramento, garantir o pleno funcionamento da Delegacia de Defesa da Mulher para atendimento 24 horas por dia e instalar pontos de acionamento das forças de segurança e socorro em locais públicos, como praças e pontos de ônibus.

Nosso conceito de segurança pública inclui ainda o resgate do espaço público, com a implementação de programas culturais, esportivos e educacionais em todas as praças; fazer parceria com o Conservatório de Tatuí para promover oficinas de música e teatro voltadas à juventude nos bairros; organizar festivais de música e teatro nas praças municipais; incentivar a criação de programas comunitários de esportes e cultura ao ar livre (futebol, capoeira, dança, grafite, música etc.); renovar o Estádio Municipal, a piscina pública e o Parque Ecológico Maria Tuca; além da reforma, renovação e ativo patrulhamento de todas as praças e áreas de lazer para tornar sua utilização viável, inibindo possíveis depredações e outros delitos.

Já minha principal proposta para combater o tráfico e a mão de obra do tráfico, que hoje são os nossos adolescente e crianças, é colocar escola de tempo integral na periferia da nossa cidade. Essa talvez seja a medida mais efetiva para tirarmos a mão de obra do tráfico. Vou disputar a nossa criançada com o tráfico e com certeza nós vamos vencer essa disputa e fazer com que o crime não compense na nossa cidade.

Professor Miguel

Na segurança, temos avanços e compromissos para uma cidade mais segura. A segurança é um aspecto vital para a qualidade de vida em nossa cidade, e temos investido fortemente em ações que garantem um ambiente mais seguro para todos os cidadãos. Recentemente, fizemos avanços significativos na estrutura e nos recursos da Guarda Civil Municipal (GCM), incluindo a aquisição de 80 novas armas, além de novos coletes e fardamento para nossos agentes. Essas medidas são fundamentais para garantir que nossos profissionais estejam bem equipados e preparados para enfrentar os desafios diários.

A renovação da frota de veículos de segurança também foi uma prioridade, permitindo que nossas equipes realizem patrulhas de forma mais eficiente e rápida, juntamente com nossa base móvel. Um dos nossos projetos mais inovadores é a implantação da muralha eletrônica, considerada a mais sofisticada da região e um case de sucesso para todo o estado. Com 47 câmeras em operação, essa iniciativa tem sido crucial na prevenção e combate à criminalidade, oferecendo uma resposta rápida e efetiva a incidentes.

Além disso, estamos muito orgulhosos da criação do estande de tiro indoor, que proporciona treinamento constante para nossos agentes, garantindo que estejam sempre prontos para agir em situações críticas. A aquisição de equipamentos da defesa civil também é um investimento importante, pois fortalece nossa capacidade de resposta em emergências.

A Patrulha da Paz, focada no combate à violência contra a mulher, é outro exemplo do nosso compromisso com a segurança da comunidade. Essa iniciativa visa não apenas prevenir crimes, mas também oferecer apoio e acolhimento às vítimas.

Para o futuro, temos promessas ambiciosas, como a ampliação da muralha eletrônica, que se tornará ainda mais abrangente, aumentando a cobertura e a eficácia do monitoramento. Além disso, um grande aumento do efetivo da GCM, para que possamos garantir uma presença mais constante e efetiva nas ruas.

Com essas ações, estamos trabalhando para construir uma cidade mais segura, onde todos possam viver sem medo e com dignidade. Acreditamos que, investindo em segurança, estamos investindo em um futuro melhor para nossa população.

Rogério Milagre

Vamos unir guarda municipal polícia militar e polícia civil para dar mais segurança para nossa população. Levar as câmeras de segurança para os bairros.

TRABALHO

Alessandra Gonzaga

Meu compromisso é ser uma Prefeita Empreendedora. Compromisso este, firmado com o SEBRAE em 05 de setembro para capacitar e incentivar o empreendedorismo, promovendo o surgimento de novos negócios e fortalecendo o comércio local identificando os potenciais econômicos de Tatuí.

Na área de emprego, irei ampliar as oportunidades através de parcerias com entidades e programas estaduais e federais de ensino técnico e profissionalizante. Irei formar e requalificar a mão de obra local para atender às demandas das empresas já instaladas na cidade. A formação profissional é essencial para garantir mais oportunidades de trabalho e fortalecer a economia do município.

Acredito que nossa cidade possa atrair mais turismo de consumo, realizando feiras permanentes e eventos festivos que promovam a geração de emprego e renda. Tatuí tem riquezas culturais, musicais, gastronômicas e religiosas que devem ser exploradas para fortalecer nossa economia local e criar novas oportunidades de trabalho.

Através da ETEC e FATEC pretendo estimular as oportunidades de emprego na área de tecnologia, cujo potencial empregatício e de bons rendimentos salariais é muito alta.

Além disso, como prefeita irei aperfeiçoar a mobilidade urbana, a infraestrutura de Tatui. Tornar a cidade mais atrativa aos investidores, com a criação de novas vias e acessos que facilitem o escoamento de nossa produção.

Teremos um setor dentro da Prefeitura de Tatuí para atender, dialogar e buscar parcerias para atrair novas empresas e atrair novos investimentos na cidade, ampliando a geração de emprego e renda.

Em resumo, minha proposta para a área de emprego é baseada em fortalecer a economia local, criar novas oportunidades de trabalho e valorizar nossos recursos e tradições. Quero garantir que todos os munícipes tenham acesso às oportunidades que merecem e que Tatuí prospere como um polo econômico dinâmico e vibrante.

Eduardo Sallum

O principal problema de Tatuí é a acentuada desendustrialização. Empresas fecharam, outras se transferiram de município e outras reduziram sua capacidade de produção. Desde 2015 Tatuí perdeu 7 mil postos de trabalho na indústria. Parte desses empregados foi trabalhar fora, outra foi para o comércio e serviços e uma pequena parcela foi para o funcionalismo público.

Como a remuneração no setor industrial é maior, a cidade como um todo empobreceu. É menos dinheiro circulando para fazer a roda da economia girar. Minha família, por exemplo, tem um pequeno comércio na região do Mercadão e perdeu quase 40% do faturamento nos últimos anos. Isso é generalizado por todo o comércio e setor de serviços. A economia não está girando.

Ao mesmo tempo, com a redução da indústria a Prefeitura perdeu arrecadação. Desde 2010, está deixando de arrecadar cerca de R$ 200 milhões por ano. Tatuí está estagnada e anda para trás nos últimos 30 anos, enquanto cidades vizinhas se desenvolvem. E os prefeitos tirando o corpo fora, agindo como se não tivessem nada com isso. Chegou o momento de dizer basta!

Se eu for eleito, a Prefeitura vai ter uma política de desenvolvimento para construir as condições necessárias para o desenvolvimento econômico, coisa que nunca teve.
Vou repetir. Um dos grandes diferenciais que tenho com meus adversários é que sou o único candidato que tem projeto de desenvolvimento para Tatuí, que tem ligação direta com o governo federal e que sabe onde buscar recursos para investir aqui. E posso anunciar que já tenho assegurados R$ 200 milhões de vários programas do governo para investir na saúde, em obras de infraestrutura, na reindustrialização e no desenvolvimento de Tatuí, garantindo a criação de pelo menos 3 mil empregos em quatro anos.

Sou amigo pessoal do ministro do Trabalho, Luiz Marinho, que é responsável, junto com o ministro Geraldo Alckmin, do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, de trazer para o Brasil empresas multinacionais de alta tecnologia, como por exemplo as indústrias de carros elétrico chinesas. Marinho conhece Tatuí e as nossas potencialidades, como o fato de estar situada na confluência das rodovias Castello Branco, Raposo Tavares e Roberto Schincariol.

Como prefeito, vou criar o Conselho de Desenvolvimento Econômico, com participação dos empresários locais, para pensar e planejar projetos de desenvolvimento da cidade e como atrair novas empresas.

Minha segunda estratégia é desenvolver uma política agressiva para potencializar uma indústria do Turismo em Tatuí, criando um novo polo de desenvolvimento e geração de empregos. Vou formar um comitê técnico com participação de turismólogos, para estudar todas as potencialidades que Tatuí tem de atrair turismo durante o ano todo.

A começar pelo fortalecimento das marcas Capital da Música e Terra dos Doces Caseiros, que se transforme de fato numa política permanente. Hoje se um turista entrar em Tatuí à procura de música, se decepcionará. Vou reativar os festivais de música, teatro e dança, criar uma orquestra sinfônica municipal e outra estudantil, incentivar a criação de grupos artísticos profissionais e levar as atividades musicais e culturais a todos os espaços públicos da cidade.

Vamos criar o Circuito do Doce de Tatuí, tornando-o permanente e ocupando áreas mais amplas da cidade, em vez de apenas uma feira anual. Vamos também transformar o Mercado Municipal, que tem um projeto arquitetônico dos mais antigos do Brasil, num grande centro de turismo gastronômico e de segurança alimentar.

Vamos intervir para incluir a estação ferroviária no roteiro turístico de Tatuí. Vou discutir com a população qual o melhor uso da estação, dos trilhos e de seu entorno, que hoje pertencem ao município. Vamos reativar os trilhos e criar uma ferrovia turística? Transformar o espaço para atividades culturais, esportivas e de lazer? A população vai decidir.

E vamos revitalizar o Aeródromo de Tatuí, que pode ter a 1ª pista pública de pouso e decolagem de todo o Sudoeste Paulista e Vale do Ribeira.

Professor Miguel

Na área de empregos, temos avanços e compromissos para o desenvolvimento econômico.

O crescimento do emprego é um indicativo claro da saúde econômica de uma região, e temos o orgulho de anunciar que Tatuí bateu o recorde de empregos gerados em 2023, com um saldo positivo de 900 vagas. Em apenas sete meses de 2024, já superamos essa marca, alcançando mais de 1.500 novas vagas. Esses resultados são fruto de uma gestão séria, moderna e eficiente, que tem como prioridade o desenvolvimento econômico e a geração de oportunidades para nossa população.

As maiores indústrias e empresas de nossa cidade estão em fase de ampliação, o que demonstra a confiança dos investidores em nosso município. Para continuar nesse caminho de crescimento, nossa gestão assumiu o compromisso de transformar Tatuí em um ambiente ainda mais atrativo para investimentos. Para isso, estamos focados na modernização e reestruturação da nossa mobilidade, especialmente com um olhar voltado para a logística industrial.

Nesse sentido, avançamos em parcerias com o governo estadual, e já temos o compromisso do governador Tarcísio de Freitas para a melhoria das nossas vias de acesso. A implementação de novas entradas e saídas para a cidade é uma prioridade que facilitará o transporte de mercadorias e o deslocamento de pessoas, contribuindo para um ambiente mais dinâmico e eficiente.

Estamos cientes de que um bom planejamento e infraestrutura são fundamentais para atrair novas empresas e manter as que já estão aqui, nossa gestão ficará marcada pela maior obra de infraestrutura da história. Além disso, temos trabalhado para oferecer capacitação e qualificação profissional, alinhando a formação dos trabalhadores às demandas do mercado. Isso não só ajuda a reduzir o desemprego, mas também aumenta a competitividade da nossa força de trabalho.

Acreditamos que, com essas ações, estamos não apenas criando empregos, mas também construindo um futuro próspero para Tatuí, onde todos tenham a oportunidade de se desenvolver e prosperar. Nossa gestão está comprometida em continuar esse trabalho, garantindo que nossa cidade se torne um exemplo de crescimento e desenvolvimento econômico.

Rogério Milagre

Precisamos trazer mais indústrias hoje Tatuí tá sem indústrias e isso enfraquece o comércio local pois não gera renda.

NOTA: as entrevistas com os candidatos, efetivadas por escrito, tiveram suas respostas reproduzidas exatamente conforme encaminhadas à reportagem de O Progresso de Tatuí, sem qualquer interferência – inclusive, de revisão de texto.