Canal do MHPS posta adaptação de obras literárias premiadas

Vídeos estão postados no canal do Museu “Paulo Setúbal” no Youtube (foto: AI Prefeitura)
Da reportagem

Os trabalhos produzidos pela “Melody Music Arts” adaptados das obras vencedoras das três categorias do 19º Prêmio Literário Paulo Setúbal – Contos, Crônicas e Poesias estão disponíveis no canal do Museu Histórico “Paulo Setúbal” no Youtube.

As adaptações foram exibidas durante a cerimônia de premiação transmitida virtualmente, na noite de 5 de novembro, para o anúncio dos escritores contemplados e, de acordo com o diretor do Departamento Municipal de Cultura, Rogério Vianna, foram postadas no canal do MHPS a pedido dos premiados.

“Fizemos uma edição especial para publicarmos no canal do Youtube. Assim, os contemplados e o público em geral podem ter acesso a este produto artístico que foi produzido com muito amor e carinho pela Melody”, afirmou o diretor.

Vianna destaca que as adaptações agradaram aos premiados e à comissão julgadora do concurso. Ele ainda classifica os vídeos como um prêmio extra para os vencedores do certame.

“Este prêmio dá ao autor outra possibilidade de entendimento das obras e de como o artista pode fazer uso da literatura para se expressar em outras linguagens, como a dança, o teatro, a música e conteúdos audiovisuais”, completou o diretor.

A adaptação da obra “Verde”, de Edmir Vieira Camargo, primeiro lugar na categoria contos, está disponível no https://bit.ly/3nocZgI. A obra tem roteiro adaptado e edição de vídeo de Tamires Carvalho, com participação dos atores Jesse Jackson e Calebe D’Luca, além dela própria.

A obra “Ralo Abaixo”, de Luiz Henrique Aguiar, primeiro lugar na categoria poesia, tem roteiro adaptado, interpretação e coreografia assinados por Vivian Rodrigues, e o vídeo está disponível no https://bit.ly/3kHqxlX.

Já o primeiro lugar da categoria crônicas, a obra “Sob o Sol da Toscana”, de Jacob Blumen Goldemberg, tem roteiro e edição de Fernnanda Késia, com participação dos atores Tiago Augusto, Tamires Carvalho, Jesse Jackson, Edmilson Queiroz, Mônica Queiroz e ela própria. O vídeo está disponível em https://bit.ly/3DpDDvl.

Também estão disponíveis as obras que ganharam medalha de prata, como a “Genesis”, de Lara Nascimento Dias de Souza, segundo lugar na categoria contos, que está disponível no https://bit.ly/3DmAmwQ. A obra tem roteiro adaptado por Tamires Carvalho e Jesse Jackson, com participação dos atores Jesse Jackson e Asafe Mota.

A canção de adaptação da obra “O Acidente”, de Livergídia de Souza Silva, segundo lugar na categoria crônicas, tem adaptação, composição e voz de Jesse Jackson, que se apresentou ao vivo na cerimônia de premiação do certame. O vídeo está disponível em https://bit.ly/3Fh3TIS

E a obra “Versos para a Menina”, de Luiz Eduardo de Carvalho, segundo lugar na categoria poesia, tem adaptação, interpretação, narração e coreografia de Ana Laura Pires. O vídeo está disponível em https://bit.ly/3oBRIQ5.

Os troféus de bronze também receberam adaptação e têm vídeos disponíveis no canal do MHPS, assim como a obra “Ação de Despejo”, de Lucêmio Lopes da Anunciação, terceiro lugar na categoria conto.

A canção tem adaptação, composição e voz de Leonardo Felipe, que se apresentou ao vivo na cerimônia de premiação do certame. O vídeo está disponível em https://bit.ly/3nkArLW.

A adaptação da obra “Noticiário das 19h”, de Ana Luiza de Figueiredo Souza, terceiro lugar na categoria poesia, tem roteiro adaptado por Tiago Augusto, que divide a cena com a atriz Fernnanda Késia. O vídeo está disponível em https://bit.ly/3qLairQ.

Já a adaptação da obra “De Médico e Louco, Todo Mundo tem um Pouco”, de Ozeni Pereira Lima,terceiro lugar na categoria crônica,tem roteiro de Mônica Queiroz, com participação dela e do ator Edmilson Queiroz. O vídeo está disponível em https://bit.ly/3ciNiYN.

“Fazer a releitura das obras vencedoras foi um grande desafio para todos os artistas da Melody Música Arts. Cada um teve no máximo dez dias para criar a adaptação e, no final, foi uma grande surpresa, que todos os contemplados também receberam como um presente do concurso”, concluiu o diretor.