Campanha de conscientização sobre câncer de cabeça e pescoço começa

“Julho Verde” teve abertura na Câmara com a dentista Michele Ramos

Michele Ramos, em palestra no Legislativo municipal (foto: Júlia Rodrigues)
Da reportagem

Nesta terça-feira, 5, a Câmara Municipal de Tatuí promoveu sessão solene em razão do “Julho Verde”, campanha nacional que tem o objetivo de conscientizar sobre câncer de cabeça e pescoço. A ação na cidade teve como palestrante a dentista Michele Ramos, que falou sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença.

Através da lei municipal 5.610, de autoria dos vereadores Fábio Villa Nova (PP), Antônio Marcos de Abreu (PSDB) e Maurício Couto (PSDB), instaurada em janeiro deste ano, agora Tatuí tem um mês inteiro dedicado à conscientização e prevenção do câncer de cabeça e pescoço.

Denominada “Julho Verde”, a campanha foi criada pela Associação de Câncer de Boca e Garganta (ACBG Brasil), já que o dia 27 de julho é o Dia Mundial de Prevenção à doença.

Junto a isso, com a lei, a cidade ganhará celebrações dedicadas à causa anualmente, com palestras em escolas municipais, promoção de diagnósticos e demais atividades de conscientização.

Conforme os dados do Iarc (sigla para Agência Internacional de Pesquisa em Câncer), o câncer de cabeça e pescoço (que atinge tireoide, boca, garganta, laringe, faringe, paratireoide, traqueia e região sinonasal) representam o nono tipo mais comum dessa doença no mundo

A partir da importância da prevenção, a abertura da campanha aconteceu em sessão solene na terça-feira, que contou com a presença de populares, convidados, música e palestra de Michele Ramos, cirurgiã dentista e estomatologista (especialista no diagnóstico das doenças da boca).

Michele é professora, funcionária pública e atua na prefeitura de Tatuí desde 2016. Entre suas principais ocupações, estão o trabalho no Centro de Especialidades Odontológicas da cidade e atendimento em postos de saúde.

Na palestra, ela explicou sobre a doença, suas principais causas e as formas de diagnóstico e prevenção. “O mais importante é a prevenção; o que vale é a gente se observar e observar todos os problemas que temos na cavidade oral para tentarmos um diagnóstico mais rápido e positivo”, salientou.

O paciente que precisar de atendimento odontológico deve passar por consulta inicial com o dentista de uma unidade básica de saúde do seu próprio bairro para, posteriormente, ser encaminhado ao Centro de Especialidades Odontológicas.

A partir de então, caso o paciente tenha sido diagnosticado com alguma alteração oral, há o encaminhamento aos hospitais de referência na região.

O CEO de Tatuí fica na praça Adelaide Guedes, sem número. Lá, são oferecidos atendimentos clínicos e ambulatoriais com ênfase em diagnóstico e detecção de câncer bucal, além de cirurgias.

“A vinda da Michele aqui é devido ao Julho Verde e, como ela atua nessa área, faz os nossos diagnósticos de casos de câncer bucal na rede, nada mais justo que chamar ela aqui”, comentou Villa Nova sobre a palestra da convidada.

Além da palestrante, a sessão contou com convidados para compor a mesa diretora, entre eles, Luís Carlos Ramos, presidente do Sindicato Rural Patronal, Cíntia Gomes Santos, diretora no Lions Tatuí, e Roberto de Andrade, diretor da Litac. O convite se deu devido a ligações dessas instituições com a causa.

Apresentada pelo presidente do Legislativo, Marcos de Abreu, a banda Drone ainda foi convidada a tocar na celebração, antes da palestra e do bate-papo ministrada pela dentista. O grupo é formado por Ari Casare (guitarra e vocal), Dicley Fernandes (baixo e backing vocal) e Henrique Pires (bateria).

Ao final da palestra, Villa Nova apontou algumas iniciativas dos vereadores em relação aos pacientes com câncer na cidade. “A Câmara não fica ausente do tema câncer: no final do ano passado, devolveu à prefeitura R$ 200 mil para ajudar no custeio da casa de apoio ao paciente com câncer, em Jaú. Isso irá humanizar o tratamento de nossos pacientes que se dirigem a essa cidade”, destacou.

De acordo com Villa Nova, com o dinheiro devolvido, o Executivo custeará o aluguel de uma casa em Jaú para que os pacientes que fazem tratamento de câncer no Hospital Amaral Carvalho possam repousar no período em que estiverem lá, sem a necessidade de jornadas de “ida e volta”.

Ao final da cerimônia, Michele recebeu reconhecimento e moção de aplausos pela apresentação. “Foi uma noite muito esclarecedora, a população participou ativamente”, comemorou a profissional.