Câmara Municipal de Tatuí aborda iluminação pública e coleta de lixo

Ainda foram aprovados centenas de requerimentos e indicações na 2ª

Contemplados com moções e vereadores na noite desta segunda-feira (Foto: AI Câmara)
Da reportagem

A Câmara Municipal de Tatuí aprovou 91 requerimentos com questionamentos à prefeitura, encaminhou 26 indicações ao Executivo e concedeu 14 moções de aplausos e congratulações na 22ª sessão ordinária, realizada na noite desta segunda-feira, 1º.

As propostas dos vereadores, tanto nos requerimentos quanto nas indicações, possuem temas variados e demandas de vários bairros. Entre os assuntos abordados, estiveram, além da iluminação pública (que teve a maior atenção): limpeza urbana, tapa-buraco, troca de lâmpadas, banheiro público, asfalto, coleta de lixo, trânsito, varrição e sinalização de vias públicas, recapeamento, manutenção de estradas e poda de árvores.

Também integraram a lista: repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), causa animal, conscientização ambiental, Banco de Alimentos, recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), cardápio na rede municipal de educação, creches, recursos para os serviços de hemodiálise e ampliação do horário de atendimento em unidades de saúde.

Em comum, pelo menos 15 requerimentos questionam sobre a possibilidade de manutenção e troca de lâmpadas, além da implementação e expansão da rede de iluminação pública.

O vereador com maior número de requerimentos sobre esse assunto é Jairo Martins (PL). Segundo ele, “o povo está reclamando só de lâmpada na cidade”.

Outros requerimentos amplamente discutidos foram sobre os serviços de coleta de lixo. Uma reivindicação de autoria de sete vereadores – Micheli Vaz (PSD), Fábio Antonio Villa Nova (PSD), Gabriela Xavier (Podemos), Antonio Marcos de Abreu (Republicanos), Renan Cortez (MDB), Valdir de Proença (Podemos) e Levi Pinto Soares (MDB) -, busca saber a possibilidade de implantação do serviço de coleta de lixo seletiva.

Os mesmos vereadores também assinam outro requerimento com pauta similar. Eles propõem a instalação de um ecoponto móvel, com o objetivo de facilitar e promover o descarte adequado dos resíduos sólidos.

Neste caso, a ação já foi iniciada no sábado da semana passada, 29 de junho, conforme informou a vereadora Micheli. Ela ainda aproveitou para agradecer ao prefeito Miguel Lopes Cardoso Júnior pela iniciativa.

Ainda sobre coleta de lixo, houve outros dois requerimentos. O primeiro é de autoria do presidente do Legislativo, Eduardo Dade Sallum (PT), indica a realização de obras de zeladoria na pista de skate do bairro CDHU, em razão do acúmulo de lixo.

Já o segundo, do parlamentar Márcio Antonio de Camargo (PP), solicita informações sobre os estudos realizados, por parte dos órgãos competentes, sobre a descarga do lixo cidade, visto que, no mês de agosto, expira o prazo dos lixões no Brasil.

De acordo com Sallum, é fundamental a população respeitar o descarte de lixo nos locais corretos e, ao mesmo tempo, o poder público oferecer infraestrutura necessária.

“É cultural, e, infelizmente, nós temos que mudar através da conscientização. Tudo para as pessoas não jogarem lixo em local público. Mas, a prefeitura também tem que fazer o papel dela, que é deixar os locais públicos iluminados, arrumados e pintados. Enfim, fazer a zeladoria, porque, se isso não for feito, como será cobrada a participação da população?”, argumentou.

Além desses pedidos, destacaram-se quatros requerimentos feitos em conjunto entre os parlamentares. Dois deles são de autoria de quatro vereadores: Antonio de Camargo, Cintia Yamamoto (PP), João Eder Alves Miguel (União Brasil), Fábio Menezes (PL) e Maurício Couto (PP).

Uma das solicitações deles pede informações sobre os motivos das escolas da rede municipal de educação não estarem seguindo o cardápio conforme o planejado. Já a outra é a respeito da tramitação de recurso que veio para a compra dos serviços de hemodiálise em Tatuí. No caso, “onde foi alocado e se utilizado”.

Três desses vereadores assinam outros dois requerimentos. Por eles, Cintia, Alves Miguel e Couto pedem informações sobre a emenda parlamentar de R$ 1 milhão, enviada através do deputado federal Vitor Lippi (PSDB), para a realização da reforma da cozinha da Santa Casa de Misericórdia de Tatuí. Além disso, eles questionam os motivos da reabertura do canteiro da rua 11 de Agosto.

Por fim, entre os homenageados da noite, estiveram: a equipe tatuiana de futsal, categoria sub-20, pela conquista do título da Copa TV Record 2024; os judocas Alexandre Sena Almeida Vidichosqui e Gleice Conceição Souza, em razão das medalhas conquistadas no Campeonato Paulista Veteranos em Aguaí (SP); o skatista Emanoel Zanetta Teixeira, campeão na primeira etapa da CBX São Paulo Street Power e Christian Pereira de Camargo, pela posse no cargo de governador do Distrito LC-2 do Lions Clube, realizada na 106ª Convenção de Lions Internacional, em Melbourne, na Austrália.

Próxima sessão

A Câmara Municipal de Tatuí transferiu a 23ª sessão ordinária para a próxima quarta-feira, 10, às 19h, considerando que o expediente no Legislativo será suspenso na segunda-feira, 8.

Na terça-feira, 9, feriado estadual, também não haverá expediente. Já na quarta-feira, 10, o expediente retorna a partir das 8h.

Reunião ocorrida na noite deste segunda-feira (Foto: AI Câmara de Tatuí)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui