Câmara autoriza recurso para Memorial do Rugby em Tatuí

Verba de R$ 799 mil permite 1ª etapa do equipamento turístico

Ilustração do projeto que contempla o futuro Memorial do Rugby (Foto: AI/Prefeitura)
Da reportagem

Na noite de segunda-feira, 27 de fevereiro, em sessão extraordinária na Câmara Municipal, os vereadores aprovaram o projeto de lei que destina recursos para a primeira etapa de construção do Memorial do Rugby em Tatuí.

O documento 11/23, assinado pelo prefeito Miguel Lopes Cardoso Júnior, dispõe sobre a abertura de crédito adicional especial no valor de R$ 799.251,68. O futuro espaço terá o veículo que é patrimônio histórico de Tatuí e pertenceu ao médico sanitarista Gualter Nunes.

A matéria indica que o memorial contribuirá para o fortalecimento do turismo cultural vivenciado em Tatuí, ressaltando a importância do Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos”, o Museu Histórico “Paulo Setúbal” e os tradicionais eventos Feira do Doce e Tatuí Classic Car.

“O Memorial do Rugby 1928 será um braço que ajudará a contar a história das raízes de Tatuí, contribuindo e associando com os demais atrativos da cidade, além de preservarmos o carro que é um patrimônio histórico e cultural do município”, completa a justificativa do PL.

A maior parte do recurso, R$ 615.073,96, foi oficializada em dezembro de 2022, por meio de convênio firmado entre o Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos (Dadetur), da Secretaria de Turismo e Viagens, do governo do estado de São Paulo, e a prefeitura.

Segundo o Departamento Municipal de Turismo, do montante, R$ 184.177,72 são de responsabilidade do município. Com a verba, devem ser executados os serviços preliminares, a fundação, a superestrutura, a cobertura, a drenagem, o revestimento, as esquadrias, a instalação elétrica, a pintura e a limpeza final.

O espaço, a ser construído nas imediações do futuro Museu da Imagem e do Som de Tatuí “Jornalista Renato Ferreira de Camargo” (MIS), terá uma cobertura com madeira aparente, podendo ser o telhado em madeira laminada colada (MLC).

Ainda deve conter: fachada em vidro e película de proteção UV (ultravioleta); instalações hidráulicas e elétricas; acessibilidade; banheiros; paisagismo; espaço de recepção e exposição do carro histórico em cúpula de vidro; e um painel contando a história do veículo e do médico.

No total, serão 227,12 metros quadrados de área construída, somando a cobertura, com 194,40 metros quadrados, e os banheiros, que terão 32,72 metros quadrados. O deque, que não está na soma, totaliza 475,2 metros quadrados.

O memorial contará com duas praças, bancos, uma área para café e dois sanitários. O Rugby ficará em cima de um deque, “descansando” em um talude e sob a sombra de uma cobertura de madeira.

Ainda, de acordo com o departamento, o espaço será administrado pelo Museu Histórico “Paulo Setúbal”, pois o Rugby faz parte do acervo da instituição (durante um tempo ficou exposto na praça Manoel Guedes).

O projeto do memorial foi elaborado pela arquiteta Veridiana Pettineli, fruto de trabalho que teve os estudos iniciados há mais de dois anos, pela então prefeita Maria José Vieira de Camargo, falecida em agosto de 2021, e pelo então titular da pasta de Esporte, Cultura, Turismo e Lazer, Cassiano Sinisgalli.

Recentemente, o projeto teve a construção autorizada, após aprovação do prefeito Cardoso Júnior, pelo Conselho Municipal de Turismo (Comtur).

Depois da aprovação na reunião do conselho, em maio de 2022, a proposta foi encaminhada ao Departamento Municipal de Convênios, que cadastrou os documentos necessários junto ao governo de São Paulo.

Em 31 de maio do ano passado, o Conselho de Orientação e Controle do Fundo de Melhoria dos Municípios Turísticos (COC), da Secretaria de Turismo e Viagens, do estado, autorizou o prosseguimento do processo, solicitando, na época, o envio de documentos técnicos e do cronograma da obra, para que o convênio fosse assinado.

O Rugby, do ano de 1928, é um modelo M-2, carroceria 6012, fabricado pela Durant Motors, em New Jersey, nos Estados Unidos.

Atualmente, o veículo está sendo restaurado pelo Antigomobilismo Clube de Tatuí, em parceria com a prefeitura e com apoio de voluntários e empresas.

De acordo com Afonso Fiusa, diretor regional da Federação Brasileira de Veículos Antigos e da AFiusa Restaurações, o processo de restauro já foi realizado junto aos chassis, rodas e arrolamento do veículo.