Calendário do mês santo da Páscoa em Tatuí é divulgado

Representantes de basílica e da Cultura definirem calendário da Páscoa (Foto: Divulgação)
Da redação

Representantes da Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo e Lazer e da Basílica Menor Nossa Senhora da Conceição se reuniram na sexta-feira da semana passada, 1º, no Centro Cultural, para organizarem o calendário do mês santo da Páscoa em Tatuí. Participaram da reunião o secretário do Esporte, Cultura, Turismo e Lazer, Douglas Dalmatti Alves Lima (Buko); o diretor do Departamento de Cultura, Rogério Vianna; o agente cultural Rogério Miranda; o novo reitor da basílica, padre Rogério José Pereira; e o ecônomo da basílica, Camilo Lellis Barros de Almeida.

No encontro, o padre Pereira apresentou a agenda religiosa da Semana Santa, que acontece entre os dias 24 e 31 de março.

Durante a reunião, os representantes da pasta responsável pelas atividades culturais e turísticas da cidade também falaram sobre a 10ª Feira do Doce de Tatuí, a qual acontecerá entre os dias 5 e 9 de julho.

A programação de eventos religiosos também foi pauta, sendo definidos detalhes para as festividades religiosas em comemoração ao Dia de Nossa Senhora Aparecida (4 a 12 de outubro e a Festa da Padroeira (4 a 8 de dezembro).

Na reunião, Vianna apresentou ao novo reitor da basílica um breve resumo da obra “Confiteor”, de Paulo Setúbal, destacando a trajetória do escritor tatuiano que teria “enfrentado desafios em sua fé ao longo da vida”.

Na obra, que retrata uma parte da vida do escritor tatuiano, narra-se a reconciliação de Setúbal com Deus em seus últimos meses de vida, “em um gesto de contrição que elevou sua existência à nobreza e santidade”.

Programação

No domingo, 24, acontece o “Domingo de Ramos” e a “Paixão do Senhor”, às 7h30, com uma procissão e celebração eucarística, com início na Praça do Museu até a Basílica Menor. Os ramos serão abençoados durante a missa das 7h30. Às 19h acontece a Santa Missa na Nossa Senhora da Conceição.

Na segunda-feira, 25, às 7h, acontece a Santa Missa na basílica e, às 19h30, a meditação da Via Sacra, a qual será rezada pelas ruas da cidade. Durante a peregrinação, as residências visitadas receberão a “estação meditada”.

No dia seguinte, 26, às 7h e às 12h, acontece mais uma Santa Missa na basílica. No período das 9h30 às 11h50, será feito o atendimento de confissões; e às 19h30, a encenação da Via Sacra e da Paixão do Senhor.

Na quarta-feira, 27, a basílica recebe a Santa Missa às 7h e às 12. Às 19h30, ela será celebrada na Catedral Nossa Senhora dos Prazeres, em Itapetininga.

O rito de preparação do altar e lucernário acontece na quinta-feira, 28, às 19h30. Às 20h, será celebrada a Santa Missa vespertina da ceia do Senhor, com o rito dos lava-pés e do santíssimo sacramento, até a meia-noite, no salão Pio X.

Na Sexta-Feira Santa, 29 (dia de jejum e abstinência de carne), das 7h às 12h, acontece o atendimento de confissões; e às 15h, a celebração da Paixão do Senhor, com adoração da cruz e distribuição da sagrada comunhão.

Às 19h30, será celebrado o Sermão das Sete Palavras de Jesus na Cruz, seguida pela procissão do Senhor Morto até o Lar São Vicente de Paulo, onde o andor será depositado na gruta.

No sábado, 30, às 5h, acontece a Caminhada da Fé e da Esperança, com saída em frente à basílica, até o Santuário Nossa Senhora de Fátima, no bairro dos Mirandas. Às 20h, será celebrada a Vigília Pascal. Para esse ritual, os fiéis devem levar velas para a benção do fogo novo. A concentração será em frente à basílica. No domingo de Páscoa, 31, às 5h30, haverá a procissão do encontro e a Santa Missa de Páscoa. A peregrinação sairá da Praça do Museu e seguirá com o andor de Jesus ressuscitado. No mesmo horário, as mulheres sairão da Praça da Santa em procissão com o andor de Nossa Senhora. Ao chegarem à basílica, será celebrada a Santa Missa solene de Páscoa, seguida de um café da manhã para todos na Praça da Matriz. Nesse mesmo dia, às 11h e às 19h, acontece a Santa Missa de Páscoa na Basílica.