UBS animal de Tatuí soma 580 atendimentos desde a inauguração em novembro

Fiscalização do departamento atuou na prisão de 12 tutores em 2023

Clínica atende animais em situação de vulnerabilidade (Foto: Juliana Jardim)
Da reportagem

Desde quando foi inaugurada, no dia 17 de novembro de 2023, a primeira UBS animal de Tatuí, destinada ao atendimento de animais em situação de vulnerabilidade, havia atendido 580 bichos até a esta quarta-feira, 6.

A iniciativa, voltada especificamente para a proteção de animais contra maus-tratos, integra o Departamento do Bem-Estar Animal, parte da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente.

De acordo com a secretária da pasta, Fabiana Grechi, a UBS animal é uma extensão dos trabalhos já realizados pelo Departamento Animal. Ela conta que todos os resgatados passam pela assistência ambulatorial na UBS. De lá, caso não consigam um lar temporário, seguem para o canil municipal. O Bem-Estar Animal funciona no prédio da clínica.

Além dos cuidados veterinários oferecidos por meio de uma parceria entre a prefeitura e a Faculdade Santa Bárbara (Faesb), o local atua como “receptor de denúncias”.

Fabiana conta que, somente no ano passado, o departamento recebeu cerca dez denúncias contra maus-tratos. Entre eles, houve a prisão de 12 tutores em flagrante, sendo que, em uma dessas denúncias, houve a morte do animal.

“A nossa intenção não é prender mais pessoas, mas diminuir o número de ocorrências de maus-tratos por meio da educação”, ressaltou Fabiana.

Em razão disso, o órgão criou o “manejo ético”, que consiste em um programa voltado à conscientização sobre a posse responsável de animais. A ação busca orientar crianças e jovens de escolas municipais sobre os cuidados necessários. A iniciativa ainda conta com um programa de castração.

Fabiana destacou que situações de maus-tratos se enquadram quando o animal é privado de liberdade, alimentação, está machucado ou negligenciado. As denúncias podem ser feitas de forma anônima.

De acordo com a prefeitura, o serviço da clínica é voltado aos atendidos pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e aos protetores cadastrados no departamento animal.

A protetora Daniele Santos elogiou as instalações da clínica ao levar a cadela Lassie para o atendimento. Ela conta que o animal havia sofrido um ataque de pitbull e chegou para o atendimento na UBS no final do ano passado pesando dez quilos. “Hoje, ela já está com 15, e vem de uma evolução muito grande. O suporte da clínica é de excelente qualidade”, agradeceu.

Fabiana sustentou que os protetores são “a voz dos animais que sofrem maus-tratos” e que, juntos com a prefeitura, trabalham em uma “via de mão dupla”. O Executivo fornece a eles o suporte necessário e, em contrapartida, os protetores levam a maior parte das denúncias.

“São eles que nos informam o que tem acontecido em diversos bairros da cidade e nos auxiliam nos processos de castração, cadastro de animais e, principalmente, fornecem lar temporário”, detalhou.

Fabiana explicou que o departamento conta com um veículo específico para transporte de animais. Nele, um técnico e fiscal ambiental fazem as visitas e a apuração de denúncias.

A unidade básica animal funciona na rua Capitão Lisboa, 857, no centro. O agendamento (triagem) é feito de segunda-feira a sexta-feira, das 8h30 às 15h30. Já o Departamento Animal atende das 8h30 às 16h.

Denúncias podem ser feitas por meio do WhatsApp (15) 32051082 ou pelo formulário online https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSc9D7wGqVn5EbCzQSyjMMmhLGWRtq6K6VVStaVZccPw0sUgmg/viewform?pli=1