Bombeiros dão aulas e provas que ajudam crianças e pais





Começa nesta segunda-feira, 13, o curso de bombeiro mirim, no quartel do 2º Subgupamento do Corpo de Bombeiros. As crianças aprenderão sobre cidadania, noções de primeiros socorros, combate a incêndio, educação no trânsito e educação ambiental.

Segundo o Corpo de Bombeiros, o curso ajudará na “socialização” das crianças, fazendo com que elas entendam que devem respeitar os colegas e os pais, “contribuindo assim, com a disciplina”.

Além das aulas no quartel, as crianças terão atividades no Sítio do Carroção, caminhada em trilha da fazenda Ipanema, em Iperó, e atividades no Canil Municipal e no Clube de Campo de Tatuí.

São 30 crianças inscritas. Para o Corpo de Bombeiros, o curso foi pouco procurado. A corporação acredita que o motivo seja o limite de idade, somente 12 e 13 anos.

“Menores de 12 anos não prestam muita atenção, são mais distraídos, e as crianças acima dessa idade estão entrando na fase da adolescência, e tem algumas brincadeiras que eles não querem fazer”, afirmou o cabo Daniel Fernandes.

O horário das aulas será das 8h às 12h, exceto nos dias de passeio, em que se estenderá até às 16h, no período de duas semanas. No dia 24, será a formatura, às 18h, no quartel.

Haverá festa com coquetel, e as crianças apresentarão uma peça simulando situações de salvamento. Elas ganharão certificado e uma camiseta do curso.

Na formatura, serão revelados os destaques de cada categoria, aos que foram melhores em cada prova. De acordo com o Corpo de Bombeiros, em 90% das vezes ganham as meninas. O curso existe há seis anos, tendo uma edição a cada semestre.