Bom de Bola participa de avaliação e atletas são chamados pelo ‘Timão’

5 categorias fazem amistosos para análise de profissional do Corinthians

313
Três atletas da sub-9 tiveram maior destaque na avaliação feita em Cerquilho
Da reportagem

Equipes de cinco categorias do Bom de Bola realizaram jogos amistosos contra o Soccer Blue, de Osasco (SP), no sábado anterior, 5, em Cerquilho (SP).

Apesar do clima amistoso, as partidas foram disputadas somente para que atletas das duas equipes fossem avaliadas por um observador técnico do Sport Club Corinthians Paulista.

As partidas estavam agendadas para acontecerem no município, entretanto, após a prefeitura anunciar medidas mais restritivas em prevenção à Covid-19, na quarta-feira, 2, incluindo a suspensão de atividades esportivas coletivas, a avaliação foi transferida para a cidade vizinha.

Os cinco amistosos foram realizados a partir das 8h30 e terminaram com três triunfos do Bom de Bola e dois empates: o time da categoria sub-9 goleou por 4 a 0; a sub-11 empatou em 1 a 1; a sub-13 empatou sem gols; os atletas da sub-15 aplicaram um “elástico” placar de 9 a 1; e a equipe sub-17 venceu por 5 a 3.

De acordo com Diego Barros, idealizador e treinador do Bom de Bola, dois atletas da sub-9 tatuiana foram selecionados pelo profissional do Corinthians: o meio-campista Miguel, de nove anos; e Otávio, de oito anos. Segundo ele, em duas semanas, ambos devem firmar acordo com o “Timão”.

Além da dupla, o observador técnico escolheu o atacante Riyan, o Alemão, da sub-9, e a goleira Samara, da sub-13, para passarem a ser monitorados pelo Corinthians.

Barros afirma que os resultados da sub-15 e sub-17 ainda não têm data para serem divulgados, por tratar-se de categorias de avaliações mais rigorosas.

A O Progresso, Barros informou que os treinamentos e atividades da sub-15 feminina do Corinthians devem retornar no segundo semestre. Após o retorno, a jovem goleira tatuiana deve ser chamada para nova etapa de avaliação em São Paulo. “A Samara foi uma boa surpresa”, destaca o treinador.

Ainda conforme Barros, ao receber a ligação de representante do Corinthians informando os resultados da avaliação, foi agradecido pela recepção e avisado de que o observador técnico fez vários elogios pelo evento. O representante expôs a intenção de estreitar a relação com o Bom de Bola para realização de novas atividades futuramente.

Flamengo

Com destaque na avaliação do Corinthians, Miguel e Riyan foram aprovados em “peneiras” realizadas pelo Trieste Futebol Clube, núcleo de captação de talentos do Club de Regatas do Flamengo, durante o ano passado, em Tatuí. Apenas aos nove anos, os dois tatuianos já estão no “radar” dos dois maiores clubes de massa do país.

Ambos têm o desejo de trilhar caminho semelhante ao zagueiro tatuiano Eduardo de Oliveira Gonçalves, de 14 anos. Atualmente na sub-15 do Flamengo, Gonçalves deu os primeiros chutes no Bom de Bola e, em fevereiro do ano passado, foi um dos dez tatuianos aprovados pelo Trieste para uma nova avaliação.

Em março de 2020, pouco antes do início das restrições impostas no país por conta da pandemia, Gonçalves, o lateral-direito Bigu e o lateral-esquerdo Baldini foram os três primeiros jogadores do município a irem à sede do Trieste, em Curitiba (PR). O zagueiro foi o único tatuiano selecionado naquela etapa.

Posteriormente, outros jovens tatuianos também viajaram para Curitiba e alguns deles ainda seguem sendo monitorados pelo Trieste. Contudo, Gonçalves foi o único atleta da cidade que permaneceu alojado no clube paranaense, desde agosto do ano passado.

Em março desde ano, Gonçalves foi convidado a ser avaliado no centro de treinamento do Flamengo, o “Ninho do Urubu”, no Rio de Janeiro. Ele passou por um período de avaliação durante dez dias e o resultado da avaliação foi divulgado em 20 de março, quando o tatuiano recebeu a notícia de que havia sido escolhido para tornar-se jogador da base do Flamengo.

A primeira partida oficial de Gonçalves pela sub-15 do “Rubro-Negro” carioca aconteceu em 22 de maio, na “Gávea”, na estreia da equipe na Copa Rio Sub-15. O Flamengo goleou o Volta Redonda por 5 a 0, e o zagueiro tatuiano anotou, de cabeça, o segundo gol da partida.

A equipe segue com 100% de aproveitamento e liderando a competição de base, após golear a Portuguesa por 6 a 1, em 30 de maio, e derrotar o Bangu, por 2 a 1, no sábado, 5, pela segunda e terceira rodadas, respectivamente.

Gonçalves foi titular e jogou os 90 minutos nas três partidas e pode voltar a entrar em campo neste sábado, 12. Pela quarta rodada, o Flamengo tem o clássico “Fla-Flu”, diante do Fluminense, em Xerém, no Rio de Janeiro.