Da redação
Pela sexta edição consecutiva, o projeto social esportivo “Bom de Bola, 10 na Escola” representa Tatuí na Taça Band Futebol de Base. Em 2022, a agremiação disputa o torneio – considerado o principal do ano – como “Prefeitura de Tatuí/Bom de Bola/Arena Society”.
Na nova edição, promovida pela TV Band Campinas e pela Vale Sports, o Bom de Bola compete em cinco categorias: sub-9, sub-10, sub-11, na modalidade Society; e sub-13 e sub-15, no futebol de campo. Ao todo, 66 tatuianos nascidos entre 2007 e 2013 defendem as equipes locais.
Na categoria sub-9, a agremiação foi inscrita com 12 atletas: Breno Cancian Adorno, Enzo Popsin Araújo, Guilherme Avian de Camargo, João Elias Oliveira da Rocha, Kayk de Jesus Domingues Pinheiro, Miguel Davi de Almeida Silva, Nicolas Henrique de Lima, Otávio Allecsander da Cruz Moreira, Pedro Henrique Andrade dos Santos, Pedro Henrique Martins Denardi, Pedro Henrique Rodrigues Borba e Pietro Augusto Batista Santos.
Com dez jogadores, o time sub-10 tatuiano conta com André Gustavo C. Camargo da Cunha, Filippi Almeida Turri, Henrique Rodrigues Soares, Leonardo Barbosa Guerra Apolinário, Luís Felipe Velasco Leite, Miguel Augusto Antunes Provazi, Nicolas de Campos Garcia, Pedro Cruz Rodrigues, Riyan R. Cabral Antunes e Wollyver Gabriel Ananias Rezende.
A equipe sub-11 é a que tem menos atletas inscritos: oito. Nesta categoria, Alexandre Emanuel Moreira Silva, Gabriel Affonso Brandino do Nascimento, Joaquim Ortiz de Camargo, Luís Otavio Andrade dos Santos, Luiz Felipe Menezes de Souza Freitas, Miguel Cancian, Pietro Benedicto Calixto e Raphael H. Gonçalves Ferreira representam o Bom de Bola.
No futebol de campo, cada equipe deve inscrever 18 jogadores. Entre os jogadores da categoria sub-13, defendem o time tatuiano: Alejandro Marcelo F. Sousa, David Santana Correia, Enzo Marques Lambronici, Gabriel Schitini dos Santos Rosa, Guilherme Augusto Vilasboas Batistas, Gustavo Ryan C. Miranda e João Augusto de Carvalho Gonçalves.
Ainda fazem parte do time: Juan Benedicto Calixto, Luiz Gabriel Oliveira da Rocha, Luiz Guilherme Veronezi Ribeiro, Marcus Vinicius Araújo Grecchi, Murilo de Souza Domingos, Paulo Henrique de Souza Leite, Pedro Miguel dos Reis Ramalho, Rafael Guilherme de Souza Castro, Vitor Gabriel da Silva Bezerra, Vitor Mateus Silva Martins e Wesley Cássio Batista Santos.
Da mesma forma, a agremiação sub-15 tatuiana possui 18 atletas, incluindo: Amélio Infante Neto, Daniel Messias Lopes, Daniel Ramos da Silva, Djalma Franco Neto, Gabriel Camargo da Silva, Guilherme Rodrigues da Silva, Gustavo da Silva de Oliveira, Gustavo Lima de Paula e José Felipe Fernandes de Moura.
Kauê Guilhermy da Silva Torres, Luiz Fernando Ferreira Mendes, Otávio Augusto Paiola de Oliveira, Samuel Quirino da Silva Lima, Thiago Gomes de Queiroz, Thierry Henry Moraes Pereira da Fonseca, Vitor Telles Dias, Washington Matheus Santana e Wellington Bento de Almeida Rodrigues completam o time sub-15 do Bom de Bola.
Além de Diego Barros, treinador e idealizador do projeto social esportivo, a comissão técnica das cinco equipes tatuianas ainda conta com Rodrigo Bernardes, Vanderson de Castro, Vinicius Souto, Gabriel Rosa, Mauro Adorno e Aragones Leite.
A atual edição teve início no primeiro sábado do mês, 2. Na rodada mais recente, disputada no sábado anterior, 9, o Bom de Bola conquistou a vitória nos quatro jogos que disputou, com exceção da equipe sub-9, que não atuou.
No período da manhã, no complexo do EC Castelo, em Valinhos (SP), o time sub-15 goleou os “donos da casa” por 5 a 0. O placar elástico foi construído com tentos de Washington, Thiago, Guga, Wellington e Thierry Henry.
Na sequência, ainda no complexo do EC Castelo, o Bom de Bola derrotou o EuroBarcelona, na categoria sub-13, pelo “placar mínimo” de 1 a 0. O gol da partida foi marcado por Rafael Guilherme.
Na parte da tarde, os jogos foram no Paulínia Sports Club, na cidade homônima. No campo 1 do complexo, pela sub-11, em partida acirrada, os tatuianos superaram o Lite Soccer por 3 a 2. Os gols da vitória foram de Pietro, Alexandre e Miguel.
Um pouco mais tarde, no campo 4 do equipamento esportivo, Miguel e Filippi anotaram dois gols cada, além dos tentos de Luís Felipe, Pedro e Riyan, contribuindo com a goleada da sub-10 local, por 7 a 0, diante do SPFC Paulínia.
Após duas rodadas, o Bom de Bola está na segunda posição do grupo 7 da sub-9. Liderado pelo Timão Sumaré e apresentando o Camisa 10 na “lanterna”, esse é o único grupo com uma equipe tatuiana que possui apenas três times.
O Bom de Bola lidera de forma isolada o grupo 3 da sub-10 e o grupo 1 da sub-15. Na sub-10, os tatuianos estão à frente do Camisa 10, SPFC Paulínia e Big Soccer, enquanto, na sub-15, possui mais pontos que a AA Ases de Ouro, EC Castelo e Boca Juniors Itupeva.
Tanto na sub-11 como na sub-13, o representante local aparece na terceira colocação nos grupos 4 e 3, respectivamente. Os atletas até 11 anos enfrentam o Boca Sumaré, Lite Soccer e DMEI na fase inicial, enquanto, na sub-13, os rivais são Country Club Valinhos, EuroBarcelona e DMEI.
Após dois anos atípicos, sem a disputa da edição 2020 e o atraso por sete meses do início da edição do ano passado, em decorrência da pandemia, os organizadores, enfim, conseguiram dar início à competição no segundo bimestre do ano, como ocorre tradicionalmente.
Em virtude dos dois finais de semana prolongados, a terceira rodada da Taça Band ocorrerá somente no dia 30, um sábado. Nessa data, dois jogos do Bom de Bola serão em Hortolândia (SP) e três em Paulínia.
Na última edição da Taça Band, entre os meses de outubro e novembro do ano passado, o Bom de Bola garantiu o vice-campeonato da série prata da categoria sub-12. Com o desempenho, a agremiação tatuiana foi convidada a participar da edição nacional, em janeiro deste ano.
Denominada Taça Band Brasil, a competição reuniu em Taubaté (SP) as melhores equipes das etapas ocorridas em Campinas (SP) – disputada pelos pequenos tatuianos -, na Bahia e no Paraná.
A participação inédita do Bom de Bola na etapa nacional terminou com um título e um vice-campeonato. A equipe sub-9 tatuiana foi campeã da série “prata” da categoria, enquanto a sub-11 terminou na segunda posição da série “ouro”.