Da redação
Após mais uma derrota jogando “em casa”, no Ginásio Poliesportivo “Manoel Soares”, do Clube de Campo, na manhã de domingo, 4, o Grupo BT/Clube de Campo/Tatuí não conquistou a classificação à fase seguinte da Copa São Paulo Adulto Masculina – 2021.
Em partida válida pela quinta e última rodada da etapa classificatória, o elenco profissional de basquete do município recebeu a única equipe com 100% de aproveitamento na competição, a LSB/B2B, de Sorocaba.
O time local iniciou o confronto vencendo o primeiro quarto, por 14 a 13, mas a LSB passou à frente e foi ao intervalo na liderança do placar ao ganhar o segundo quarto, por 18 a 13.
O Basquete Tatuí voltou a jogar melhor no terceiro quarto, vencendo-o por 15 a 11 e empatando a partida em 42 a 42. No entanto, a LSB/B2B ganhou o último quarto por 16 a 14 e conquistou vitória “apertada”, pelo placar de 58 a 56.
Na primeira fase, as seis agremiações jogam entre si em turno único, e as quatro melhores classificadas garantem vaga no “final four”, que definirá o campeão da “Copa São Paulo”.
O regulamento da FPB (Federação Paulista de Basketball) – organizadora do torneio – contabiliza dois pontos por vitória e um ponto em caso de derrota.
Comandado pelo técnico Júlio Malfi, a equipe tatuiana estreou no torneio enfrentando a FR Semelp/Pindamonhangaba e vencendo por 85 a 71, no primeiro domingo do mês de maio, 6. Seis dias depois, confrontou o Corinthians, no Parque São Jorge, na capital paulista, e acabou derrotado pelo placar de 92 a 66.
No domingo, 20 de maio, novamente em “casa”, o time local perdeu por 98 a 51 para o Paulistano. Já no sábado seguinte, 26 de maio, a agremiação viajou a Assis (SP) e foi superada pelo Assis Basket por 85 a 80.
Com essa campanha, o Basquete Tatuí dependia de uma vitória da FR Semelp/Pindamonhangaba diante do Assis Basket, partida ocorrida no domingo, 4, simultaneamente ao jogo em Tatuí, para classificar-se à fase seguinte.
Neste cenário, mesmo que o time local fosse superado pela LSB/B2B, ocorreria empate triplo entre Basquete Tatuí, Assis Basket e FR Semelp/Pindamonhangaba, todos com seis pontos, e possibilidade de vantagem tatuiana pelos critérios de desempate.
No entanto, o time de Pindamonhangaba acabou derrotado pela equipe de Assis por 112 a 107. O resultado garantiu o avanço do Assis Basket à final e encerrou as chances de classificação tatuiana.
Ao término da primeira fase da Copa São Paulo, a classificação apresentou: a LSB/B2B na liderança, com dez pontos; o Paulistano na segunda posição, com nove; Corinthians na terceira, com oito; Assis Basket na quarta, com sete; Basquete Tatuí na quinta, com seis pontos; e a FR Semelp/Pindamonhangaba na última colocação, com cinco pontos.
A FPB ainda não divulgou a data em que LSB/B2B, Paulistano, Corinthians e Assis Basket voltarão a entrar em quadra para a disputa da fase decisiva da competição. A “final four” deverá ser disputada em local único em apenas um final de semana para a definição do campeão.
Este foi o segundo ano consecutivo em que a Covid-19 adiou o início da Copa São Paulo, a competição que abre a temporada do Basquete Tatuí. O calendário da federação estimava iniciar a atual temporada com a disputa da Copa São Paulo em março.
Justamente devido à pandemia, a edição 2020 da competição estadual acabou sendo disputada por apenas quatro equipes. Com uma vitória e uma derrota, o Basquete Tatuí acabou como vice-campeão.
O torneio, disputado no Ginásio Municipal de Esportes “Doutor Gualberto Moreira”, em Sorocaba, entre os dias 26 e 27 de setembro, marcou a retomada da modalidade no estado.
O time tatuiano conquistou a vaga na decisão ao vencer o Assis Basket por 106 a 82. Na decisão, ganhou o primeiro quarto por 24 a 20. No entanto, o Basket Osasco, há seis temporadas na elite estadual da modalidade, venceu os três quartos seguintes, por 27 a 15, 26 a 13 e 15 a 9, respectivamente, determinando o triunfo por 88 a 61 e alcançando o título da Copa São Paulo.