Basquete Tatuí inicia campanha na 1ª Divisão Masculina neste sábado

Equipe enfrenta o Pindamonhangaba na 1ª rodada de torneio estadual

William Drudi passa a acumular as funções de jogador e técnico da equipe (foto: Lívia Machado e Juninho Oliveira)
Da redação

Após quase três meses, o Grupo BT/Clube de Campo/Tatuí volta às quadras para disputar uma partida oficial de basquete na noite deste sábado, 25. A equipe profissional faz a estreia no Campeonato Paulista Masculino da 1ª Divisão.

O primeiro adversário tatuiano no torneio, promovido pela FPB (Federação Paulista de Basketball), é o FR/Semelp Pindamonhangaba. O confronto acontece no Centro Esportivo “João Carlos de Oliveira”, em Pindamonhangaba, às 19h.

Em 2021, a competição é disputada por cinco agremiações. Além do rival deste final de semana, o Basquete Tatuí terá de enfrentar a LSB, o Webby Basquete Assis/LBC e o América/Unirp/Smel Rio Preto.

As disputas do ‘Paulista Masculino da 1ª Divisão’ começaram oficialmente no sábado anterior, 18, com a vitória do Webby Basquete Assis/LBC sobre o América/Unirp/Smel Rio Preto pelo “placar elástico” de 154 a 51, em Assis.

Antes da estreia do representante tatuiano, a FPB promoveria o confronto entre América/Unirp/Smel Rio Preto e LSB, em São José do Rio Preto, na tarde desta sexta-feira, 24, às 16h – a partida não havia terminado até o fechamento desta edição, às 17h.

Conforme a tabela divulgada pela federação, o próximo jogo da equipe local será após a virada do mês, “em casa”. No domingo seguinte, 3 de outubro, o Basquete Tatuí receberá o América/Unirp/Smel Rio Preto, no Ginásio “Manoel Soares”, no Clube de Campo, às 17h.

Quatro dias depois, o elenco tatuiano viajará para Assis e enfrentará o Webby Basquete Assis/LBC, no Ginásio Municipal “Jairo Ferreira dos Santos”, a partir das 19h, pela terceira rodada.

O Basquete Tatuí encerrará o mês de outubro com mais duas partidas no município. O Clube de Campo será palco da partida contra a LSB, no dia 19, uma terça-feira, às 11h, e diante do FR/Semelp Pindamonhangaba, no dia 31, um domingo, às 15h – iniciando o returno da fase inicial.

Em novembro, mais três jogos concluirão a fase de classificação do campeonato estadual. No dia 6 de novembro, um sábado, o time tatuiano jogará com o América/Unirp/Smel Rio Preto, em São José do Rio Preto, às 20h.

No ginásio do Clube de Campo, o time profissional tatuiano enfrentará, no dia 12 de novembro, uma sexta-feira, às 20h, o Webby Basquete Assis/LBC. Oito dias depois, a LSB recebe o Basquete Tatuí no Sesi Votorantim, às 15h, encerrando a etapa classificatória do torneio.

Ao término desta etapa, as quatro equipes melhores campanhas se classificarão à etapa eliminatória. A FPB ainda não definiu se o título será definido em “final four”, em sede única, ou na disputa de “play-offs”. O campeão garantirá uma vaga no Campeonato Estadual da Divisão Especial A1 Masculina 2022.

Retomada

Os atletas se reapresentaram no início de agosto, após quase um mês de recesso, para retomar os treinamentos visando a competição. Os jogadores foram vacinados contra a Covid-19 nos respectivos municípios de origem para permanecerem alojados e treinando, seguindo os protocolos sanitários.

A equipe profissional de basquete do município disputa a competição pela terceira vez consecutiva. Tanto em 2019 como em 2020, o time conquistou os títulos, de forma invicta, e o direito de participar da “elite estadual” no ano seguinte.

O elenco do Basquete Tatuí é formado por Anderson, Cesomar, Elivelton dos Santos, Emanuel Cardoso, Felipe Souza, Felipe Taddei, Juliano Armani, Luiz Marcelino, Luiz Muller, Neemias de Jesus, Paulo e William Drudi.

Esta será a primeira vez que a equipe não terá o treinador Julio Malfi na beira de quadra. Ele era o comandante técnico do time tatuiano desde a fundação, há dois anos, e deixou o cargo no mês passado. Além de atuar dentro de quadra, Drudi passou a acumular a função de treinador.

O Basquete Tatuí iniciou a temporada 2021 participando da Copa São Paulo. No entanto, a equipe não conseguiu ficar entre os quatro primeiros colocados e se classificar para a final four, a etapa decisiva da competição.