Da redação
A caminhada de Tatuí na modalidade basquete nos Jogos Regionais da 8ª Região Esportiva do Estado de São Paulo tem início neste final de semana. Na edição 64ª edição do evento esportivo, o município é representado pelo Grupo BT/Clube de Campo/Tatuí.
A estreia tatuiana na modalidade acontece na manhã deste sábado, 2, em Itu, diante da agremiação de Porto Feliz, a partir das 8h30. O time profissional, comandado pelo técnico e atleta William Drudi, disputa a terceira competição neste ano.
A disputa do basquete na edição do 64º Jogos Regionais acontece sem sede, ainda em virtude da pandemia. Após o sorteio, as sete equipes da 8ª Região Esportiva foram divididas em dois grupos.
O “Basquete Tatuí” está no grupo A e, na fase inicial, tem as agremiações de Porto Feliz, Sorocaba e Angatuba como adversárias. No grupo B, foram sorteados os times de Votorantim, Capão Bonito e Boituva.
Nesta etapa, as equipes de cada grupo jogam entre si, em partida única, classificando-se à fase seguinte os dois times com melhor aproveitamento em cada grupo. Os jogos ocorrem no decorrer das semanas, no entanto, a tabela completa da primeira fase ainda não foi divulgada.
Outros torneios
No final de semana anterior, três times de base e um adulo representaram Tatuí em duas competições diferentes. No domingo, 26 de junho, a equipe da categoria sub-13 fez a primeira apresentação oficial, na Associação Esportiva São José, em Cerquilho (SP).
O percurso da equipe sub-13 teve início em fevereiro, sob o comando do treinador Filipe Ariel, o Crânio, e começa a dar os primeiros passos rumo às competições mais importantes no futuro.
“Temos imenso orgulho por ter esses jovens atletas no caminho que já foi percorrido por tantos outros no basquete de Tatuí”, destacou o time, em publicação oficial.
No dia anterior, as equipes locais sub-16 e sub-17 viajaram a Osasco (SP) e venceram os “donos da casa” em jogos válidos pelo Campeonato Regional de Basquete, da LDP (Liga Desportiva Paulista). Na sub-16, a vitória tatuiana foi pelo placar de 77 a 36 e, pela sub-17, por 48 a 38.
Pela mesma competição, a equipe livre de Tatuí venceu outras duas partidas: diante do time Balhogs, na sexta-feira, 24 de junho, por 76 a 46, e contra Mamba, no dia seguinte, pelo placar de 99 a 69.
Conforme o treinador da equipe livre, Emanuel Lopes, os dois confrontos foram difíceis, sendo definidos apenas no último quarto. Segundo ele, o time conseguiu manter a regularidade durante todo o tempo, aumentar o ritmo e “matar” o jogo no final.
“Importante destacar que, em ambos os jogos, todos os atletas jogaram e pontuaram, o que contribui para as vitórias”, celebrou o técnico Lopes – que defende a equipe profissional do Basquete Tatuí como atleta.