‘Basquete Tatuí’ conhece caminho inicial de primeiro torneio nacional

Equipe joga 1ª fase em Brusque e Blumenau (SC) de 18 e 25 de fevereiro

Norte-americano Neema Nandar é o único estrangeiro no elenco tatuiano (foto: divulgação Basquete Tatuí)
Da redação

O Grupo BT/Clube de Campo/Tatuí já conhece o caminho a ser trilhado na fase inicial do Campeonato Brasileiro de Basquete 2022. Nesta semana, a CBB (Confederação Brasileira de Basketball) divulgou a tabela completa da primeira etapa do torneio nacional.

Esta será a primeira vez que a equipe profissional do município, fundada em 2019, disputará uma competição de nível nacional. O torneio, organizado pela CBB, está previsto para ser promovido entre os dias 18 de fevereiro e 10 de abril.

Na fase inicial, o “Basquete Tatuí” participa do grupo A da conferência A, ao lado de: ADRM Maringá e Coritiba Monster/Sociedade Thalia, ambos do Paraná; e Brusque/FME/Aradefe, de Santa Catarina.

No grupo B da mesma conferência, estão: APAB Blumenau, de Santa Catarina; e LSB, de Sorocaba; e AZ Araraquara, de São Paulo.

As sete agremiações da conferência A, apesar de subdividas em dois grupos, enfrentam-se entre si, entre os dias 18 e 25 de fevereiro. As sedes dos confrontos da conferência são catarinenses: a Arena Brusque, na cidade homônima, e o Ginásio Galeão, em Blumenau. A etapa será realizada em sistema de “bolha”, com os times isolados durante o período.

Conforme a tabela, os três primeiros jogos do Basquete Tatuí são contra os rivais do grupo A, na Arena Brusque: a estreia, diante do Coritiba Monster/Thalia, em 18 de fevereiro, uma sexta-feira, às 17h15; o segundo jogo, contra o ADRM Maringá, no dia seguinte, às 17h15; e o terceiro, contra o Brusque/FME/Aradefe, em 20 de fevereiro, um domingo, às 19h30.

Na sequência, o representante local enfrentará os times do grupo B da conferência no Ginásio Galeão. Em 22 de fevereiro, uma terça-feira, o Basquete Tatuí jogará contra a LSB, às 15h, e, no dia seguinte, no mesmo horário, enfrentará a AZ Araraquara.

William Drudi continua no comando técnico e atuando dentro das quatro linhas (foto: divulgação Basquete Tatuí)

Com sete equipes, a CBB promove três jogos em cada data. Em 24 de fevereiro, uma quinta-feira, a confederação promove mais três confrontos, mas o Basquete Tatuí irá “folgar”. O time tatuiano encerrará a participação na primeira fase em 25 de fevereiro, uma sexta-feira, às 19h30, enfrentando a APAB Blumenau.

O Campeonato Brasileiro de Basquete ainda conta com outros setes times na conferência B: Basket Osasco e Memorial/FUPES/Santos, de São Paulo; AEGB/Vila Nova, de Goiás; e Praia Clube/Gabarito/Unimed, de Minas Gerais, no grupo A; e Botafogo e Sodiê Salgados /Mesquita /LSB, do Rio de Janeiro; e São José Desportivo, de São Paulo, no grupo B.

Da mesma forma, as agremiações, apesar de subdivididas em dois grupos, enfrentam-se entre si, no período de 6 a 13 de março. Todos os confrontos da conferência B serão no Ginásio Geodésico, em Osasco (SP), e no Ginásio Linneu de Moura, em São José dos Campos (SP).

Para iniciar a temporada 2022, o elenco do Basquete Tatuí é formado por 15 atletas. Além do pivô e técnico William Drudi, ainda defendem a equipe local: Rafael Castellon, Emanuel Lopes, Juliano Armani, Felipe Taddei, Elivelton Soares, Neemias Silva, Paulo Júnior, Luiz Marcelino, Eric Soares, Lourival Júnior, Heitor Cardoso, Neema Nandar, Leonardo Ramos e Michel Souza.

Já a comissão técnica é composta por Filipe Ariel, Alan Britto, Luiz Hessel e Jorge Augusto.

A edição 2022 do Campeonato Brasileiro de Basquete será a primeira da agremiação tatuiana após o bicampeonato consecutivo do Campeonato Paulista Masculino da 1ª Divisão.

Em dezembro do ano passado, ao lado da torcida, no Ginásio “Manoel Soares”, do Clube de Campo, os atletas e a comissão técnica puderam soltar o grito de “campeão”.