As equipes tatuianas das modalidades de basquete e judô ficaram entre as melhores da fase final estadual dos Jogos Abertos da Juventude. A cidade de Marília recebeu a 36ª edição da competição, entre os dias 13 e 22.
Representante da Drel (Delegacia Regional de Esporte e Lazer) de Sorocaba, por ter sido campeã regional da competição, o time de basquete de Tatuí ficou entre as oito melhores agremiações do estado.
Anteriormente, pela fase de grupos, Tatuí havia vencido Catanduva, da Drel de São José do Rio Preto, pelo placar apertado de 84 a 83, e, depois, foi superada, por 52 a 49, pelo selecionado de Cravinhos, da Drel de Ribeirão
Preto. Apesar de ter conquistado um triunfo e uma derrota, o município havia conseguido a classificação à fase seguinte pelo saldo de pontos.
O técnico tatuiano Filipe Ariel, o Crânio, observa que outros sete times que seguiram para a segunda fase final têm “história e tradição” em competições de nível nacional, enquanto Tatuí era o único projeto social classificado.
“Éramos os únicos ‘desconhecidos’, e estavam em nosso grupo as equipes de Franca e São José dos Campos, que disputam o NBB (Novo Basquete Brasil), e Araraquara, filiada à CBB (Confederação Brasileira de Basquete)”, expôs o treinador.
Apesar de não ter conseguido avançar ainda mais no torneio, Crânio afirma que a equipe cumpriu a missão de ficar entre as oito melhores do estado. Afinal, foi a primeira vez que Tatuí esteve representada na fase final estadual dos Jogos dos Abertos da Juventude em uma modalidade coletiva”, ressaltou.
A agremiação tatuiana é formada pela Associação Atlética XI de Agosto, AABT (Associação dos Amigos do Basquete de Tatuí) e pelo Departamento Municipal de Esportes, da Secretaria Municipal de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude.
Os jogadores da categoria sub-17 foram os responsáveis por representar o município na competição sub-18. A equipe esteve composta pelos atletas: Luiz Souza, Victor Falette, Diogo Tognozzi, Emanuel Lopes, João Bonifácio, Neemias Jesus, Vitor Cordeiro, Roger Almeida, Eduardo Santos e Lucas Carvalho.
Tatuí também participou do evento na modalidade de judô. Nos dias 17 e 18, segunda-feira e terça-feira, três atletas da equipe Judô na Faixa Tatuí, comandados pelos senseis Bruno Santi e Lucila Luz, competiram em Marília.
Os judocas que representaram o município foram: Felipe Jancoski Barreto, terceiro colocado na categoria absoluto e quarto lugar no médio; Diego Soares Balduíno, sexto lugar no meio-leve; e Daniel Medina Matozo, que competiu na categoria leve. Com esses resultados, os atletas garantiram o município na nona colocação geral da modalidade.
De acordo com o diretor municipal do Esporte, Douglas Dalmatti Alves Lima, os resultados “são frutos do trabalho dos professores que, a cada ano, permitem a evolução dos atletas locais, alcançando rendimentos nunca antes atingidos”.
Ao todo, a 36ª edição dos Jogos Abertos da Juventude reuniu cerca de 4.100 pessoas, entre atletas, técnicos, árbitros e dirigentes, além do comitê organizador e dirigente. Foram representados 285 municípios e realizadas 15 modalidades em 13 praças esportivas de Marília.