Apresentação do ‘Música na Praça’  é transmitida online neste sábado

531
Apresentação dos violinistas acontece em página oficial do Facebook (Foto: Divulgação)
Da redação

O Projeto Música na Praça é retomado na manhã deste sábado, 18, às 11h. A prefeitura, pela Secretaria Municipal de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, promove a apresentação musical pela internet, devido à pandemia de coronavírus.

A ação cultural realiza uma “live” com o Trio Bravo Electro, composto pelos músicos Eduardo Augusto, Rogers Bertinotti e Tiago Almeida. A apresentação musical é transmitida pela rede social da pasta, através do link: https://bit.ly/2RLELnb .

A prefeitura havia promovido no dia 14 de março, na Praça da Matriz, o início da temporada 2020 do Música na Praça. A primeira apresentação do ano foi da Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí, sob a regência de Marco Almeida Júnior.

Contudo, como medida de prevenção ao contágio da Covid-19, as apresentações, a partir da semana seguinte, foram canceladas. A temporada 2020 estava prevista para acontecer até 28 de novembro, com apoio cultural do Conservatório de Tatuí, da Coop – Cooperativa de Consumo e da Padaria Onze.

De acordo com Cassiano Sinisgalli, secretário municipal do Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, ele recebeu ligações e conversou com pessoas ligadas à cultura e ao turismo, ao longo desta semana, sendo um deles o músico e professor Augusto.

Sinisgalli afirma que, após ver o músico se apresentar através de um perfil pessoal em uma rede social, sugeriu que Augusto fizesse o mesmo no perfil da secretaria municipal, no mesmo horário em que aconteceria o Projeto Música na Praça.

“Augusto já se apresentou pelo projeto e na Feira do Doce. Ele me disse que seria muito gratificante, pois seria uma forma de poderem interagir com o público, afinal, os eventos em que participaria também foram adiados ou cancelados”, revelou o secretário.

Para o diretor municipal da Cultura, Rogério Vianna, a live permite a prática do Projeto Música na Praça, porém, em um ambiente tecnológico, possibilitando a abrangência de um público maior e que não poderia estar presente na Praça da Matriz.

“Neste momento, em que precisamos das pessoas nas casas para evitar que o vírus se multiplique, a live é uma forma de entretenimento para os que estão respeitando a quarentena”, indicou Vianna.

“Através da live, abrimos uma possibilidade a mais de lazer e cultura para a população, tanto aos tatuianos como aos moradores de outras cidades, que não podem vir ao município devido à pandemia”, complementou Sinisgalli.

Conforme Vianna, o Departamento de Cultura está dedicando o período da quarentena a buscar estratégias para que os munícipes possam participar das ações sem a necessidade de sair de casa. Para isso, conta que os agrupamentos menores que já estavam agendados para se apresentar no projeto podem realizar futuras lives.

“Estamos vendo os grupos formados por duos, trios ou quartetos, para agendar as próximas apresentações, respeitando as orientações de distanciamento social”, comentou Vianna.

“É uma forma de divulgarmos o trabalho dos artistas e o nosso município. Ao explorarmos o título de Capital da Música, acredito que consigamos alavancar o turismo quando o período de isolamento terminar”, complementou Sinisgalli.

Ele afirmou que a secretaria municipal segue trabalhando, apesar de não estar realizando atendimentos presenciais. Segundo ele, a ideia de realizar um trabalho pela internet, através das redes sociais, teve como exemplo algumas secretarias estaduais.

O titular da pasta reforça que, além da cultura, os colaboradores do esporte realizam um trabalho semelhante para que as pessoas em quarentena possam se movimentar praticando exercícios físicos.