Após receber honraria, piloto Lewis Hamilton vem a Tatuí

Corredor de Fórmula 1 visitou a fazenda de Ayrton Senna

O heptacampeão durante homenagem na Câmara Federal (foto: Agência Câmara)
Da redação

Um dia depois de receber o título de cidadão honorário do Brasil, em sessão solene na Câmara dos Deputados, em Brasília, o piloto britânico de Fórmula 1 Lewis Hamilton esteve em Tatuí nesta terça-feira, 8.

Ele veio visitar a Fazenda Dois Lagos, que Ayrton Senna da Silva, grande ídolo do inglês, comprou na década de 1980 e onde construiu um kartódromo. A propriedade ainda pertence à família do piloto, falecido após sofrer acidente no dia 1º de maio de 1994, em Ímola, na Itália.

Além de conhecer um dos refúgios prediletos de Senna, Hamilton quis experimentar o kartódromo, construído à maneira que Ayrton planejou, cujas maiores características, segundo especialistas, são os “desafios”.

O inglês chegou de helicóptero no final da manhã e permaneceu por algumas horas na fazenda, retornando a São Paulo por volta das 15h, onde estava hospedado.

Hamilton recebeu na segunda-feira, 7, o título de cidadão honorário do Brasil. Segundo registrou o site da Agência Câmara, a homenagem foi sugerida pelo deputado André Figueiredo (PDT-CE) e aprovada pelos parlamentares no início de junho.

O motivo da honraria foi o ocorrido no GP Brasil do ano passado, vencido por Hamilton, quando ele deu uma volta adicional acenando para o público com a bandeira brasileira, a qual continuou a empunhar no pódio.

Essa era uma das “marcas registradas” de Senna em suas vitórias, quando a Rede Globo, detentora à época dos direitos de transmissão (atualmente da Bandeirantes), tocava o “Tema da Vitória”.

Um dos momentos mais marcantes da comemoração típica de Ayrton Senna foi em 1991, no Autódromo de Interlagos, em São Paulo, mesma pista onde Hamilton venceu no ano passado, em 2016 e 2018.

Segundo a Agência Câmara, “o heptacampeão mundial, diante de um plenário lotado, afirmou que é uma honra poder dizer-se brasileiro e lembrou a influência de Senna em sua trajetória no esporte”.

“Quando eu tinha cinco anos, vi Ayrton correr pela primeira vez, e esse foi o momento em que eu soube que queria ser campeão do mundo”, declarou.

“Muitas pessoas diziam ser impossível, mas, felizmente, o fato de eu estar aqui hoje é prova de que a persistência e a esperança podem tornar tudo possível”, sustentou o piloto.

“Muito obrigado pela recepção maravilhosa. Estou maravilhado com o amor e o carinho que vocês me mostraram ao longo dos últimos anos. Não sabia o que esperar hoje, mas ver todos vocês aqui me deu uma energia grande demais. Agradeço a todos, do fundo do meu coração”, disse, ainda conforme divulgado pela Agência Câmara.

“É uma grande honra aceitar e receber essa honraria. Agora, finalmente, posso dizer que sou um de vocês. Amo o Brasil, sempre amei. Tenho muitas memórias incríveis mesmo de antes de vir pela primeira vez. Mas sabendo de tudo que vivi aqui desde que vim pela primeira vez, em 2007, e especialmente o que aconteceu no ano passado, foi incrível”, continuou.

Hamilton é quinto colocado no campeonato de 2022 e ainda não venceu na temporada. Ele se prepara para o GP de Interlagos, em São Paulo, que a ser realizado neste domingo, 13.

Essa será a penúltima etapa da Fórmula 1 na temporada, na qual Max Verstappen, com 14 vitórias, já é o vencedor entre os esportistas individuais e a Red Bull, a campeã entre as equipes.

Povo unido

Segundo registro da Agência Câmara, o presidente da Casa, deputado Arthur Lira (PP-AL), sustentou “ser uma honra ter Hamilton como cidadão” brasileiro e enfatizou a importância do gesto do piloto em 2021.

“Naquele 14 de novembro, durante alguns breves momentos, ouvindo o ‘Tema da Vitória’ e vendo a bandeira brasileira em suas mãos, aberta no lugar mais alto do pódio, como Senna sempre fazia, pudemos sentir presente o espírito incansável de um povo unido”, afirmou.

“Como um negro no esporte, há ainda muito progresso a ser feito, mas estou comprometido a lutar por mudanças e me inspiro ao chegar ao Brasil e ver tanta gente comprometida com o mesmo tema. Temos muitas coisas em que podemos avançar juntos”, comentou Hamilton, no registro da Agência Câmara.

“O respeito que demonstrou pelo público brasileiro e por nossa história afetiva com Ayrton Senna e a Fórmula 1 não foi uma ação isolada. Precisamos recordar seu empenho pela igualdade racial e pelo direito das minorias, e seu apoio à causa animal e à defesa do meio ambiente”, disse o deputado André Figueiredo, parlamentar idealizador da homenagem, à Agência Câmara.

Após o evento, o heptacampeão mundial de Fórmula 1 reuniu-se com lideranças sociais para discutir sobre a realidade do país.

3 COMENTÁRIOS

    • Não Eduardo, apesar de estar no limite dos dois municípios, a fazenda do Ayrton Senna está situada em Tatuí. 🇧🇷❤️

  1. Otimo de mais esta visita do Hamilton ! Parabéns ao Progresso de Tatui sp. Pelas informações publicadas.

Comentários estão fechados.