Aos 9 anos, tatuiano é selecionado para mundial de futsal na Espanha

Riyan, o Alemão, defenderá a Sports & CIA em Blanes no fim de dezembro

242
Da reportagem

Daqui a um mês, o tatuiano Riyan Rodrigues Cabral Antunes, o Alemão, de apenas nove anos, estará na Espanha para defender uma equipe brasileira na 9ª Copa do Mundo de Futsal, em Blanes, no país europeu.

O atacante, que deu os “primeiros chutes” no Bom de Bola aos cinco anos, irá embarcar no Natal, 25 de dezembro, apresentando-se junto ao elenco da Sports & CIA no dia seguinte.Os jogos acontecem entre 27 e 30 de dezembro.

Ao jornal O Progresso de Tatuí, Cléber Silva, pai de Alemão, contou que a família soube, através das redes sociais, que a treinadora Fernanda Grande – comandante das categorias juvenis do Palmeiras – participaria novamente do torneio mundial com uma “equipe formada por alguns dos melhores jogadores do estado de São Paulo”.

Através de Alêzão, treinador do garoto no Santo André Futsal, Silva fez contato com Fernanda. Na sequência, ela colheu informações sobre o pequeno atacante, tanto com o pai como com Alêzão, e chamou-o para participar de um treinamento e acabou selecionando-o para fazer parte da equipe que disputará a competição na categoria masculina “benjamin” – aos atletas nascidos em 2012 e 2013.

De acordo com Silva, entre as diversas edições do campeonato das quais Fernanda participou, em todas, ela retornou ao Brasil como campeã ou vice-campeã.

Neste ano, Alemão terá a companhia de jogadores do Palmeiras e de outros grandes clubes de São Paulo. “A treinadora faz uma seleção de atletas característica de jogo dela e monta as equipes muito fortes”, reforçou.

Silva ainda afirmou estar em busca de patrocínios para viabilizar a viagem do atleta, acompanhado dos familiares. “É uma experiência única ao Riyan. Ele estará disputando um campeonato mundial, em outro país, com nove anos de idade”, destacou o pai, orgulhosamente.

Em quatro anos, Alemão já atuou em inúmeras competições pelo Bom de Bola, no campo e no futsal, incluindo a recente participação pela categoria sub-10 na Taça Band Futebol de Base.

Atualmente, o tatuiano disputa o Campeonato Paulista da Federação Paulista de Futebol de Salão, pelo Santo André Futsal, e a Liga Paulista de Futsal Kids, pelo Caas Futmax, de Sorocaba.

A posição de atacante e o apelido de Alemão, conforme Silva, foram definidas por Diego Barros, técnico do Bom de Bola. “O grande mestre e mentor de Riyan no futebol é Barros, pois foi ele quem lhe abriu as portas no futebol e o ensinou os primeiros chutes e toques na bola quando resolveu jogar futebol. A ligação deles é muito forte”, ressaltou o pai do garoto.

Ele é um dos tatuianos monitorados pelo Flamengo através do Trieste Futebol Clube, já tendo participado de treinamentos na sede do clube, em Curitiba.

Segundo Silva, o garoto ainda segue monitorado informalmente pelo Palmeiras, Corinthians, São Paulo e Red Bull Bragantino, por captadores que frequentam as competições que ele disputa.