Da redação
O Antigomobilismo Clube de Tatuí deu a partida à versão 2024 de seu principal acontecimento, o Tatuí Classic Car. A organização definiu as datas, abriu as inscrições para expositores de veículos antigos e deu a largada na divulgação da programação da nona edição.
Considerado o maior evento de antigomobilismo do interior de São Paulo, o encontro será realizado no terceiro fim de semana de agosto em horários distintos.
As atividades acontecem no sábado 17, das 10h às 22h, e domingo 18, das 9h às 19h, no Centro Hípico de Tatuí, no quilômetro 24 da rodovia Senador Laurindo Dias Minhoto (SP-141). O acesso é feito pelo trevo da Ceagesp (Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo).
A programação prevê, nos dois dias, shows musicais com atrações a serem confirmadas em breve. Como nas edições anteriores, o Tatuí Classic Car contará com espaço kids, praça de alimentação, espaço de exposição de veículos clássicos, além da tradicional feira de peças e antiguidades, conhecida como “Mercado de Pulgas”.
Haverá, ainda, premiação para “os melhores carros antigos”, inscritos antecipadamente. Para registrar os veículos raros que farão parte da mostra, os colecionadores devem entrar em contato com a organização, pelo WhatsApp, por meio do número de telefone (15) 99606-1928.
Veículos de diversas partes do Brasil são esperados, além do público, que já está sendo convocado. Para manter a frequência, a organização iniciou a divulgação do evento em diversos portais, incluindo o site da FBVA (Federação Brasileira de Veículos Antigos), uma organização sem fins lucrativos fundada em 1987 por um grupo de aficionados por automóveis antigos.
Em média, o Tatuí Classic Car reúne público de 13 mil pessoas, sendo parte integrante do calendário oficial de eventos de Tatuí, por meio da lei municipal 5.199, de 20 de novembro de 2017. Como nos anos anteriores, o evento deve compor a programação de aniversário da cidade.
A iniciativa é promovida pelo Antigomobilismo Clube de Tatuí desde 2015, quando registrou 120 veículos antigos, com apoio da Secretaria Municipal de Esporte, Cultura, Turismo e Lazer.
O clube, fundado em 11 de agosto de 2009, possui mais de 30 sócios ativos e um acervo de quase 300 veículos antigos, entre carros, motos, bicicletas, caminhões, tratores e até́ um avião.
A instituição tem como principal objetivo preservar os veículos antigos, bem como contar a história deles por meio de organização de eventos, reuniões de admiradores, ações de filantropia e orientações a pessoas que queiram possuir um veículo antigo e interessados em restauração ou se tornar colecionadores.
A entrada terá o custo de R$ 10, com venda iniciada em breve. De acordo com a organização, crianças com até dez anos de idade não pagam ingresso. O estacionamento é gratuito.