Alunos de Tatuí ficam em 2º na Olimpíada Brasileira de Robótica

62
Equipe do Sesi Tatuí na Olimpíada Brasileira de Robótica
Publicidade
Da redação

Os alunos do 3º ano do ensino médio da escola Sesi de Tatuí levaram o segundo lugar no quadro geral de medalhas da Olimpíada Brasileira de Robótica. A OBR aconteceu entre os dias 11 e 15 de outubro e o resultado oficial foi divulgado no sábado da semana passada, 16, durante a cerimônia de encerramento.

A equipe, formada pelos estudantes Carlos Henrique Campos, Ryan Machado Moreira, Gabriel de Souza Sales e Vinicius Pinheiro Leite, foi denominada “Cybertatubas Fab Lab Escola” e contou com a orientação técnica de Guilherme de Queiros Freitas e de educação digital de Fabíola Camargo Mariano.

Os estudantes são desafiados a programar um robô autônomo que precisa executar determinadas tarefas em uma pista que simula um ambiente de desastre, com obstáculos e a necessidade de “resgatar” vítimas.

Pelo segundo ano consecutivo, a competição foi realizada em ambiente virtual, que simula os mesmos obstáculos e imperfeições de uma pista física, desafiando os estudantes a programarem o robô para que supere os obstáculos e cumpra as tarefas determinadas.

A equipe realizou o treinamento no Fab Lab Escola Sesi-SP utilizando as máquinas e softwares necessários para a confecção do projeto e protótipos, como impressora 3D, cortadora laser e outros softwares.

Publicidade

Após submeter o vídeo demonstrativo do robô, os alunos avançaram para a fase nacional, em que o trabalho conquistou o segundo lugar no certame. O primeiro lugar ficou com a equipe Sesi de Ourinhos.

A cerimônia de encerramento está disponível no link: https://www.youtube.com/watch?v=pAcobv7v7bY.

Publicidade