Da redação
Os alunos do 3º ano do ensino médio da escola Sesi de Tatuí levaram o segundo lugar no quadro geral de medalhas da Olimpíada Brasileira de Robótica. A OBR aconteceu entre os dias 11 e 15 de outubro e o resultado oficial foi divulgado no sábado da semana passada, 16, durante a cerimônia de encerramento.
A equipe, formada pelos estudantes Carlos Henrique Campos, Ryan Machado Moreira, Gabriel de Souza Sales e Vinicius Pinheiro Leite, foi denominada “Cybertatubas Fab Lab Escola” e contou com a orientação técnica de Guilherme de Queiros Freitas e de educação digital de Fabíola Camargo Mariano.
Os estudantes são desafiados a programar um robô autônomo que precisa executar determinadas tarefas em uma pista que simula um ambiente de desastre, com obstáculos e a necessidade de “resgatar” vítimas.
Pelo segundo ano consecutivo, a competição foi realizada em ambiente virtual, que simula os mesmos obstáculos e imperfeições de uma pista física, desafiando os estudantes a programarem o robô para que supere os obstáculos e cumpra as tarefas determinadas.
A equipe realizou o treinamento no Fab Lab Escola Sesi-SP utilizando as máquinas e softwares necessários para a confecção do projeto e protótipos, como impressora 3D, cortadora laser e outros softwares.
Após submeter o vídeo demonstrativo do robô, os alunos avançaram para a fase nacional, em que o trabalho conquistou o segundo lugar no certame. O primeiro lugar ficou com a equipe Sesi de Ourinhos.
A cerimônia de encerramento está disponível no link: https://www.youtube.com/watch?v=pAcobv7v7bY.