Álbum de Família 10/02/2021

43

Rotary pela Paz oferece bolsas de estudos

Anualmente, a Fundação Rotária outorga até 130 bolsas de estudos integrais do “Rotary pela Paz”, para o programa de mestrado (50, no valor de US$ 75 mil cada) e para o curso de aperfeiçoamento profissional (80, no valor de US$ 11 mil cada), em universidades renomadas.

Conforme o clube de serviços, “por meio de treinamento acadêmico, aprendizado prático e oportunidades de networking, o programa dos Centros Rotary prepara os bolsistas para atuarem eficazmente na área de paz e desenvolvimento”.

As bolsas cobrem mensalidades e taxas, hospedagem, transporte de ida e volta e todas as despesas com estágios e estudos de campo.

As inscrições para o período acadêmico de 2022-23 iniciam-se em fevereiro e devem ser enviadas aos distritos até 15 de maio. Dúvidas podem ser encaminhadas para rotarypeacecenters@rotary.org – saiba mais em: https://www.rotary.org/pt/our-programs/peace-fellowships/

Os estudos analisam mecanismos de conflitos sociais, bem como identifica comportamentos violentos e não violentos na interação entre pessoas e sociedades.

Um subcampo éo dos “Estudos pela Paz”, “um esforço interdisciplinar que pretende prevenir e resolver conflitos em escala, em contraste com os estudos da guerra, direcionados à busca de vitória em conflitos”.

“Se o seu sonho é ajudar a promover a paz e a compreensão entre os povos, esta bolsa da organização Rotary International é para você”, assegura o clube, em nota à imprensa.

Ex-participantes do programa atuam como líderes em governos, organizações não governamentais, instituições de pesquisa e educação, agências da ONU, órgãos de segurança pública, serviços militares, grupos humanitários e entidades internacionais, ainda segundo o Rotary.


Imagem pública é tema de reunião

A 16ª reunião ordinária do Rotary Club de Tatuí, que abordou o tema “imagem pública”, foi conduzida online pelo presidente Luís Barros.

Godoy Nogueira e Regina Jamra citaram o bom relacionamento que o clube está mantendo com a imprensa escrita e falada local. Os relises encaminhados servem de pauta para os jornais Integração e O Progresso de Tatuí, “que têm sido bastante generosos ao publicarem nossas atividades”, declararam.

A Rádio Notícias também faz as divulgações e ainda realizou entrevistas com o presidente e com Silvana Silveira, que falaram, respectivamente, das ações do clube e do Prêmio Chico Penteado, destinado a alunos do município.

Outros encaminhamentos dos relises: ao grupo do WhatsApp e da “imagem pública” do Distrito 4621, ao Unyclub (informativo do Rotary) e às páginas do Facebook “Rotary Club de Tatuí”, “Rotary international – Distrito 4621”, “Rotary Brasil” e “Rotaract Tatuí”.

Foram mencionadas as oito edições do Informativo Rotatuí (uma para cada mês do ano rotário e uma especial, dedicada a Simeão José Sobral, de 104 anos.

“De certo, o rotariano mais longevo do mundo, pois está no clube há mais de 73 anos, desde a sua fundação, em 29 de agosto de 1947”, aponta nora do clube.


Ajuda humanitária pelo Lions Clube

Neste dia 3, o Lions Clube de Tatuí fez a entrega de 200 quilos de alimentos, água, óleo, leite, cobertores e brinquedos para o presidente André Cazaroto, do Lions Clube SPElos,que encaminhará as doações ao destino.

Esse clube do qual o Lions de Tatuí é padrinho fez a proposta de ajuda humanitária à Santa Cruz do Sul (RS), vítima de enchentes. Recebeu apoio da governadora do Distrito LC-2.

Na entrega da doação pelo Lions de Tatuí,estiveram presentes: a governadora do Distrito LC-2, Cida Millen; o presidente do LC Tatuí, Christian Pereira de Camargo, e esposa Beatriz; a vice-presidente, Isabel O. Crescíulo Pereira, e esposo Adauto Pereira Sobrinho;e o presidente de Divisão “A-1”, Marcos A. Almeida e esposa Marisa, secretária do Distrito LC-2.