Aeroclube pode começar a treinar menores de idade como pilotos

506
Novidade poderá atrair mais jovens para o Aeroclube de Tatuí (foto: Sérgio Dazzi)
Publicidade

A partir de agora, jovens de 16 anos já poderão pilotar planadores. A mudança aconteceu com a publicação de emenda no Regulamento Brasileiro de Aviação Civil, o qual trata dos requisitos para a obtenção da licença de pilotagem de aeronaves. Através dessa publicação, efetivada no “Diário Oficial da União”, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) autorizou a redução da idade mínima para a retirada da licença.

Antes da publicação, só era possível obter a licença a partir dos 18 anos. Segundo Alexandre Simões de Almeida, presidente do Aeroclube de Tatuí, a mudança é um avanço, pois um jovem de 16 anos possui menos compromissos e, portanto, teria mais tempo para se dedicar ao aeroclube e à retirada da licença de piloto.

“O jovem de 16 anos tem um tempo, ele está num momento da vida em que não tem tantas responsabilidades. Consequentemente, pode se dedicar mais, participar mais no aeroclube, voar mais, e, inclusive, estimular mais pessoas a voar”, afirma o presidente.

Para o diretor jurídico do Aeroclube de Tatuí, Cesar Augustus Mazzoni, quanto antes o jovem começa a praticar o voo a vela, melhor ele irá se preparar para o futuro, pois já estará aprendendo, desde cedo, as matérias necessárias à obtenção do brevê, documento para permissão de pilotagem de aeronaves.

Também estará se beneficiando com a possibilidade de aprender a trabalhar em equipe, desenvolver espírito de liderança, proatividade e gestão, além de estar em contato com diversas culturas e experiências de outros pilotos.

Publicidade

Almeida também lembra que o voo a vela é um esporte praticado por meio de aeronaves que não possuem motor, voando pelo sistema planado. Ele afirma que a redução da idade é muito benéfica ao jovem também pelo fato de que, dentro do aeroclube, ele pode ter experiência em diversas áreas da aviação civil.

“O jovem está naquele momento em que ele está experimentando qual caminho vai querer seguir, e frequentar um aeroclube para experimentar carreiras ligadas à aeronáutica, seja como piloto, engenheiro, ou mecânico, é um ambiente extremamente saudável”, observou.

“Essa conquista permite que o aeroclube seja um desses pontos de experimentação dos jovens com relação às carreiras aeronáuticas”, reforça Almeida.

Antoniebi Vieira Torres, ex-presidente da Federação Brasileira de Voo a Vela (FBVV) e que participou ativamente para que a regra da Anac fosse alterada, diz que, atualmente, de todos os países que voam em competições nacionais e internacionais, o Brasil é o único que não possui um time júnior de pilotos.

Com a mudança na legislação, ele espera que será questão de tempo até o Brasil ter o primeiro campeonato de pilotos com idades até 18 anos, devidamente preparados e capacitados para as competições de planadores.

Mazzoni ressalta que os jovens que desejam fazer o curso para pilotar planador podem iniciá-lo aos 15 anos. O treinamento seguirá o mesmo rigor de antes, com as mesmas exigências e qualificações. A única mudança será na documentação exigida.

Como os alunos poderão ser menores de idade, os pais ou responsáveis terão de autorizar o início do curso. Ele ainda brinca: “Esses jovens terão que ser levados por seus pais até o aeroclube para voar, porque não terão idade para dirigir e ter sua CNH”.

“Mas, uma vez dentro do aeroclube, poderão decolar sozinhos, pois estarão devidamente habilitados para a condução do planador”, complementa.

Segundo o presidente do Aeroclube de Tatuí, o local já está preparado para receber os jovens com idades a partir dos 16 anos para iniciar o curso de pilotagem de planador, lembrando que, preliminarmente, deve-se obter o Certificado Médico Aeronáutico e, antes de realizar o primeiro voo desacompanhado, ser aprovado no exame teórico aplicado pela Anac.

O Aeroclube de Tatuí dispõe de instalações e facilidades para atender a todos que pretendem voar, ou mesmo acompanhar os filhos durante os voos.

O horário regular de funcionamento do aeroclube é de quarta a domingo, das 9h às 18h. Porém, em razão das férias escolares, durante todo o mês de julho, os dias de funcionamento foram estendidos de segunda a domingo. O horário continua o mesmo.

Mais informações podem ser obtidas pessoalmente na secretaria do Aeroclube de Tatuí, pelo telefone fixo (15) 3251-4368, ou pelo WhatsApp, no número (15) 99806-8327, ou ainda pelo e-mail: aeroclubedetatui@gmail.com.

Publicidade