“Ecoa em todas as almas tatuienses o acontecimento notável do dia 6 (novembro de 1889), quando aqui esteve o Exmo. Sr. Dr. Júlio Prestes de Albuquerque, Presidente do nosso Estado.
Prosseguindo nas obras de remodelação da Estrada de Ferro Sorocabana, projetada pela administração do saudoso estadista, dr. Carlos de Campos, que deu início aos importantes trabalhos em prol daquela valiosa via férrea do Estado, confiando a sua direção geral ao conhecido e criterioso engenheiro brasileiro, dr. Alindo Luz. O dr. Júlio Prestes vinha dia a dia acompanhando com verdadeiro interesse a marcha de progresso de todos os problemas que se prendessem à questão. É que S. Excia. preparando a ordem progressiva de tudo que se liga ao grande desenvolvimento de S. Paulo, não poderia alheiar-se a mais esse esplêndido fator que é o melhoramento da Estrada de Ferro Sorocabana, hoje confiada ao talento do distinto engenheiro patrício Gaspar Ricardo Junior, honra da engenharia ferroviária nacional. Assim, pois, concluídos que se achavam os trabalhos da variante, desde o seu início no quilômetro 140 da linha tronco, no ponto em que se ergueu a magnífica Estação de Santo Antonio (a nova) para alcançar a Estação de Tatuí, nas proximidades do posto e em uma extensão de 18 quilômetros e 717 metros, aguardava o sr. dr. Gaspar Ricardo Junior o momento de pedir ao exmo. sr. Dr. Presidente do Estado determinasse a sua inauguração oficial, mesmo porque, com essa nova ligação, o percurso do quilômetro 140 ao quilômetro 181 do ramal de Itararé, onde a variante se insere, diminui de 12 quilômetros e 237 metros, de modo que as viagens a partir de São Paulo para as linhas do Sul ficam reduzidas de 24 quilômetros ao todo, graças ao encurtamento resultante da duplicação da linha entre S. Paulo e Santo Antonio.
Nessas condições, os trens de passageiros que aqui chegam às 11h34, deixando a capital às 5h40, portanto com o dispêndio de 5h54 passarão a correr em muito menor tempo, segundo se diz, a contar do primeiro dia do mês que vem, os trens para o Sul sairão de S. Paulo às 6h e chegarão a esta cidade às 10h15, portanto com o gasto de 4h15 de viagem.
Marcado pelo sr. Presidente do Estado o dia da partida, 6 do corrente, foi organizado o Trem Presidencial, que deixou a Estação da Sorocabana, em São Paulo, às 8h da manhã, chegando a Santo Antonio às 12h.
Quando a composição do trem presidencial deu entrada à Estação de Santo Antonio, concluía-se o almoço, ocasião em que o sr. Presidente do Estado ergueu um brinde aos digníssimos srs. Secretário da Viação e Diretor Geral da Estrada Sorocabana, saudando-os pela inauguração que acabava de ser feita da variante Santo Antonio-Tatuí e fazendo votos pela crescente prosperidade da grande via férrea do Estado.
Enquanto aos ares subiam inúmeras “girandolas” e grande massa popular erguia vivas ao Governo do Estado, aos Secretários da Viação e Agricultura, altos funcionários da Sorocabana, o trem especial parava para permitir que os ilustres excursionistas pudessem verificar de perto os melhoramentos do local. Depois de felicitar ao dr. Gaspar Ricardo Junior e seus auxiliares pela conclusão dos trabalhos da variante, o dr. Júlio Prestes determinou se prosseguisse na viagem até Tatuí, em marcha vagarosa para que pudessem todos observar o que se fez na nova linha. Às 12h35 o Trem Presidencial deixava a Estação de Santo Antonio, rumando para a linha da variante.
Às 12h50 chegava o comboio especial à Estação de Americana. Depois de pequena parada de novo se punha em marcha.
Às 13h28 achando-se a Estação Sorocabana apinhada de representantes do mundo oficial tatuiense, (…) ao espocar de milhares de rojões, ao som do Hino Nacional Brasileiro executado pelas excelentes corporações musicais Santa Cruz e São Benedito, o trem especial em que viajava o dr. Júlio Prestes e sua ilustre comitiva dava entrada a nossa estação. Uma longa salva de palmas, misturada aos vivas as altas autoridades do Estado, fechou os últimos instantes em que a locomotiva 505 parava de rodoviar. Aparece, então, a figura simpática e elegante do dr. Júlio Prestes.”
Assim foi noticiada a cerimônia de inauguração da estação ferroviária da Sorocabana em Tatuí, no ano de 1889, pelo jornal “Progresso de Tatuhy” (em sua primeira fase de existência, no século 19).
A reprodução deste texto “histórico”, além do caráter de curiosidade, serve para ilustrar a importância do “reaproveitamento” do edifício da estação, com sua consequente revitalização.
O Executivo já recebeu do Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) autorização para uso do local, que servirá ao Fundo Social de Solidariedade.
A Prefeitura aguarda, para breve, a cessão da sede da estação desativada. Essa transferência depende de entendimentos com a ALL (América Latina Logística). A empresa ainda mantém equipamentos no local, que serão realocados.
O pedido atendido pelo Dnit diz respeito a um termo de concessão, solicitado pelo Executivo. Em função do calendário eleitoral e do prazo de tramitação, o órgão não pôde atender à demanda por completo.
O que a Prefeitura tem do Dnit é um termo de compromisso. Ela se compromete a conservar os imóveis e o órgão, em dar posse até o fim do ano.
A concessão vale por um período de 20 anos, sendo renovável por igual período. De momento, ela abrange o barracão usado para carga e descarga de produtos. A partir desta segunda-feira, pode ser ampliada para a sede da estação.
O prazo de ocupação, propriamente dita, vai depender do “tamanho da intervenção” e da parceria com a iniciativa privada, conforme previsto.
Seja como for, o resgate dessa riqueza histórica e arquitetônica representados pela estação, merece ser reconhecido, verdadeiramente, como um “acontecimento notável”.