Os Três Patetas

 

Com grande destaque Manuel Peçanha, o Lelé, surgiu em 1940 no Madureira, clube tricolor suburbano do Rio de Janeiro, formou numa equipe ao lado de Jair Rosa Pinto e Isaias um poderoso e goleador trio atacante da época, aliando muita categoria, raça e determinação, logo denominados de Os Três Patetas, um sucesso que atraia grande público para os jogos do Madureira.

Mais tarde todos eles foram para o Vasco onde formaram um dos melhores ataques do futebol brasileiro. Lelé defendeu também o São Paulo (bicampeão paulista em 1948/49) e no começo dos anos 1950 encerrou a carreira.

Foi funcionário do departamento alfandegário no aeroporto de Viracopos em Campinas, até sua aposentadoria. Possuía um dos mais fortes chutes do futebol, da sua época.

A foto registra o Vasco da Gama, campeão invicto do sul americano de clubes de 1948. Em pé: Augusto, Barbosa, Rafanelli, Danilo, Jorge e Eli. Agachados: Djalma, Maneca, Friaça, Lelé, Chico e o massagista Mário Américo. Essa equipe era tão boa e vitoriosa que era denominada de Expresso da Vitória. Inesquecível.

Voltada a atletas na categoria 55 anos, a supercopa tem como objetivo possibilitar que jogadores “mais experientes” continuem ativos. A competição surgiu de participantes que não tinham mais idade para integrar equipes da “Copa Rádio Notícias de Futebol Máster”, disputa tradicionalíssima.

Com base na sugestão dos atletas, os organizadores elaboraram um torneio que abrangesse times com jogadores com mais tempo em campo. A primeira experiência aconteceu em 2015. Neste ano, o torneio recebeu quatro equipes.

Além do XI, Clube de Campo e do Gepav, o evento teve representação do São Martinho. A equipe do “Leão do Sul”, porém, desistiu de continuar na disputa. O time cumpriu apenas um dos três jogos agendados, perdendo na estreia pelo placar de 1 a 0 para o XI de Agosto. O jogo aconteceu no dia 13 de fevereiro.

NOTA: As fotos são do arquivo pessoal do autor, que data de 50 anos. Ele, como colecionador e historiador do futebol, mantém um acervo não somente de fotos, mas de figurinhas, álbuns, revistas, recortes e dados importantes e registros inéditos e curiosos do futebol, sem nenhuma relação como os sites que proliferam sobre o assunto na rede de computadores da atualidade